Os clientes são os ativos mais importantes para que uma empresa se fortaleça e continue mantendo suas atividades dentro do mercado, assim como são os principais geradores de renda por meio de suas compras de produtos ou serviços.

A maioria das empresas não sabe ainda como os leads são importantes no processo de conversão e acabam perdendo grandes oportunidades de transformá-los em clientes fidelizados.

A conversão de clientes não é uma tarefa simples e muitas vezes uma empresa que comercializa porta lápis acrílico para personalizar necessita de um profissional experiente nessa área para alcançar os resultados de vendas desejados.

Porém, para converter mais clientes e virar o jogo, a empresa precisa adotar algumas práticas essenciais para que esse processo ocorra e ela possa aumentar os seus ganhos financeiros.

Do que se trata a conversão de clientes?

A conversão de clientes é uma estratégia de marketing digital, cujo objetivo é atrair mais pessoas, fazendo com que elas avancem em todas etapas do funil de vendas.

E para que isso aconteça, e a empresa consiga atingir um número maior de vendas, o processo de conversão requer atenção e criatividade por parte dos profissionais de marketing.

Por isso, a alimentação dos leads com conteúdo relevante é essencial, para que mais à frente eles se tornem verdadeiros clientes e efetuem suas compras de toalha de mesa cobre mancha e ainda indiquem o produto para outras pessoas.

A conversão é uma tática que consegue influenciar um cliente ou cliente em potencial a realizar uma ação específica dentro de um site, desde o preenchimento de um cadastro para receber uma newsletter ou a digitação do seu endereço de e-mail.

Pode ser também clicar em uma chamada para ação (CTA). Porém, o mais importante é fazer com que um cliente de curso de violão avançado que apenas se interessou pelo assunto, decida pagar pelo serviço e alavancar o negócio.

Atingir uma alta conversão para adquirir mais clientes é algo que qualquer empresa pode fazer, significando mais vendas, mais clientes satisfeitos e o marketing de conversão pode ser utilizado para isso.

Alguns exemplo de conversões que podem ser realizadas para atrair mais clientes para uma fábrica de pallet de madeira, são as seguintes:

  • Compra do produto na loja virtual;
  • Preencher um formulário para obter informações;
  • Baixar um ebook contendo os modelos;
  • Assinar a newsletter da fábrica.

Essas são maneiras de fazer com que mais clientes, antes apenas pesquisadores do produto, se interessem em comprá-lo, aumentando assim a lista de contatos para futuras vendas. 

Qual a importância da conversão de clientes?

Esse processo, quando bem estruturado no marketing digital, é capaz de atingir o público certo, no momento certo em que ele precisa adquirir qualquer tipo de produto ou serviço.

Algumas das razões que torna esse processo tão importante em uma empresa que oferece serviços de laminação bopp com plastificadora são as seguintes:

  • Possibilidade de conhecer mais profundamente os clientes;
  • Aumento no volume de oportunidades de negociações;
  • A produção de conteúdos relevantes;
  • Na escolha dos canais de comunicação com o cliente;
  • Na segmentação do público;
  • A análise dos resultados das campanhas publicitárias.

Ter a oportunidade de conhecer mais profundamente os clientes, por meio de uma pesquisa daquilo que eles já compraram, torna muito mais fácil oferecer-lhes produtos adequados aos seus interesses e preferências.

Com isso a empresa de construção campo de futebol society tem maior chance de atrair mais clientes, porque seus serviços foram indicados por outros consumidores que se sentiram satisfeitos e a indicaram para outras pessoas, por exemplo.

A conversão de clientes, portanto, é importante porque aumenta o volume de negociações dos produtos e serviços oferecidos, gerando mais vendas reais e posteriormente obtendo maiores lucros financeiros. 

A produção de conteúdo relevante veiculados nas mídias sociais auxilia muito na conversão de mais clientes, porque eles estão nesses locais na maior parte do tempo, pesquisando informações daquilo que querem adquirir.

Assim, se o conteúdo conter informações necessárias que tirem as dúvidas dos clientes e que resolvam seus problemas, eles se sentirão mais atraídos e interessados em visitar um site sobre a manutenção de impressora fiscal.

Portanto, esses novos clientes poderão ser conquistados, sendo então direcionados para tomarem uma decisão e comprarem esse tipo de serviço.  

Ao escolher os canais de comunicação com os clientes, as empresas têm a oportunidade de acessar seus comentários e a partir desses depoimentos, compor seus anúncios nas propagandas, atraindo mais consumidores.

Dentro do marketing de conversão é possível segmentar o tipo de público, tentando atender diretamente as suas necessidades, lidando com suas preocupações, influenciando-os em suas decisões e favorecendo a conversão de mais clientes.

A conversão também é importante porque a empresa pode analisar, através das informações coletadas dos consumidores, se as suas campanhas publicitárias para açaí revenda estão ou não dando certo e surtindo efeito em outros clientes. 

Dicas para converter mais clientes

Qualquer empreendedor que atua na área comercial ou de forma autônoma precisa ser confiante em suas estratégias digitais para converter mais clientes, aumentando a lista de contatos para futuras negociações.

A lista abaixo aponta algumas dicas de como realizar esse processo, sem que seja necessário utilizar-se de excesso de e-mails ou andar de porta em porta para adquirir mais consumidores. São elas:

  • Elaborar um bom discurso sobre seus produtos ou serviços;
  • Pesquisar potenciais clientes pela internet;
  • Ativar o networking;
  • Oferecer uma bonificação atraente para o consumidor.

O empreendedor sempre deve deixar claro as informações sobre seus produtos e serviços, bem como aquilo que está oferecendo, para que os clientes se sintam atraídos e seguros para compra-los.

Isso ocorre quando há uma perfeita identificação entre aquilo que o consumidor está procurando e aquilo que a empresa está oferecendo. O cliente sempre é o foco mais importante e quando sente essa identificação, a tendência é decidir por uma compra.

Dependendo da área em que o empreendedor trabalha, pesquisar potenciais clientes pela internet é uma forma de convertê-los. Basta identificar quais são as pessoas que estão interessadas em seus produtos e serviços por meio das listas empresariais.

É uma forma de atrair mais clientes e entrar em contato diretamente com eles, para saber se esses produtos e serviços são adequados às suas necessidades e desejos.

É muito recomendável ativar a lista de networking com pessoas que talvez estejam perdidas no tempo, como colegas de trabalho ou familiares, porque ao saberem o que a empresa faz, podem indicar o empreendimento para outras pessoas, aumentando a clientela.

E por fim, quando a empresa já tem estabelecido o valor do seu serviço ou produto, nunca é demais oferecer uma bonificação atraente para o consumidor, porque se ele ficar satisfeito, a propaganda boca a boca acontece e mais clientes são atraídos.

Considerações finais

A conversão de mais clientes é um processo que faz com que a empresa possa aumentar as suas possibilidades de negociação de seus produtos e vendas.

É uma tarefa bastante árdua, porém se forem utilizadas as estratégias do marketing de conversão de forma adequada, elas facilitam a captação de mais pessoas interessadas em realizar suas compras.

As dicas aqui apontadas, se seguidas corretamente, são capazes de aproximar mais clientes, porém eles devem ser preparados para tomarem uma decisão efetiva de comprar.

A conversão de clientes é muito importante e para isso é necessário que a empresa os conheça mais profundamente, no sentido de oferecer seus produtos e serviços para que os mesmos resolvam os problemas e as dúvidas dos consumidores.

A alimentação dos leads com conteúdo relevante é importantíssima nesse processo, pois mais à frente eles serão transformados em clientes potenciais.

Independentemente do ramo de atuação ou do porte da empresa, todas são beneficiadas com o aumento de clientes, porque são eles que sustentam-na no mercado, por meio de suas compras.

Não é um jogo muito fácil de ser invertido. Porém, os profissionais da área de marketing precisam estar bem preparados para saber identificar novos clientes, por meio das redes sociais, por exemplo.

Geralmente nesses locais os comentários dos consumidores ficam expostos, revelando se ficaram ou não satisfeitos com a compra de produtos ou serviços de uma determinada empresa.

Quando a satisfação acontece, a propaganda boca a boca, ainda que tradicional, acaba acontecendo de maneira natural e a empresa tem a oportunidade de angariar mais clientes.

E, quanto maior for o número de clientes, mais vendas serão efetuadas, alavancando dessa forma a entrada de mais recursos financeiros.

O mais importante de tudo é que esses novos clientes, depois do processo da conversão consigam definitivamente tomar uma decisão e realizar suas compras, para mais tarde indicarem outros. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.