Entre os muitos meios de verificação do sucesso de uma página, o tráfego de referência é um dos mais interessantes, uma vez que é o responsável por medir quantas pessoas foram de um site para o outro de modo totalmente orgânico.

O marketing digital trouxe uma série de vantagens para as empresas, de maneira especial para as que viram na atuação virtual um modo de impactar os seus clientes e de otimizar a sua rotina de trabalho.

De fato, há diferentes motivos para que uma companhia migre também para o mundo virtual, podendo, assim, conquistar clientes em várias regiões do país. Por isso, essa é uma frente que precisa ser considerada pelos empresários e gestores.

Estar na internet é importante, seja para vender mais unidades de um perfume La Vie Est Belle tradicional ou para garantir que a empresa possa ser mais facilmente encontrada pelos seus clientes durante uma pesquisa.

Sendo assim, para ter certeza de que os seus frutos estão sendo colhidos, ela precisará acompanhar de perto os resultados que passa a ter dentro do seu site, de forma a entender se o público está encontrando o seu endereço virtual com facilidade.

O Google Analytics é uma ferramenta que ajuda na mensuração desses elementos, que envolvem desde o número de visitantes dentro do site até questões sobre como eles chegaram até a página.

Uma das métricas que ajudam a entender o sucesso do site é o tráfego de referência, que pode ser utilizado pelas companhias para perceber o quanto o seu público está sendo direcionado para lá sem que precise investir em anúncios e outras frentes.

Dessa forma, é essencial acompanhar de perto o tráfego de referência para que as estratégias de marketing digital sejam aplicadas de forma cada vez mais positiva, o que vai gerar uma série de frentes possíveis para o crescimento da companhia.

Para entender melhor sobre o que é o tráfego de referência, a importância dele para uma empresa e conhecer dicas de como otimizar essa métrica, não deixe de acompanhar a leitura deste artigo para ampliar os seus conhecimentos sobre o tema.

O que é tráfego de referência?

É cada vez mais comum que pessoas sejam impactadas pelos anúncios que estão presentes na internet, nos mais diversos canais. Hoje, é possível estar dentro de um canal de notícias e ver uma publicidade sobre reparo botão home iphone 7 por ali.

Além dessa, existem outras frentes que fazem com que o público chegue ao site de maneira simples e descomplicada. Algumas das principais podem ser:

  • Por meio de uma mensagem de e-mail;
  • Por indicação nas redes sociais;
  • Por meio de links postados em uma página parceira;
  • Por meio do link dentro do blog da empresa.

De fato, existem várias frentes possíveis para que um usuário, que está navegando na internet, encontre uma página sem que clique em um anúncio ou que veja o endereço dentro de uma pesquisa nos buscadores. Esse é o tráfego de referência.

Do inglês referral, o tráfego de referência é uma métrica interessante do marketing digital, que traz uma informação importante para as empresas. Ele diz quantas pessoas vieram para o site vindo de outro.

Por isso, é uma métrica importante do marketing digital, que pode ser vista e acompanhada por ferramentas como no caso do Google Analytics.

O tráfego de referência, então, interpreta a origem dos usuários que chegam em um site por meio de outro. Em suma, se trata dos visitantes que acessam uma página depois de encontrar o link dentro de outra página da internet.

É como se um cliente que estivesse acessando o site de um oftalmo canino tivesse chegado até a página ao ver o link dentro do site de uma clínica veterinária de exames, gerando, assim, o tráfego de referência.

Por que é tão importante para uma empresa?

O marketing digital se tornou um elemento indispensável para qualquer empresa que quer ter sucesso na internet. Dessa maneira, entender e utilizar as melhores ferramentas que ele oferece é um dos caminhos mais promissores para o desenvolvimento no mundo virtual.

Diante disso, reconhecer que existem elementos como o tráfego de referência é o primeiro passo para garantir que os objetivos de crescimento da página na internet sejam possíveis.

O tráfego de referência é um ponto bastante importante para a companhia. Isso porque ele se trata de uma métrica que possibilita uma avaliação sobre a relevância dos conteúdos que estão sendo gerados pela empresa.

Afinal, quem indica ou quem acessa o link deseja ter acesso a conteúdos que tragam valor ou que ofereçam uma experiência positiva para os usuários, estejam eles interessados em entender o que é biseladora vidro ou comprar uma unidade deste item.

Ao mensurar a métrica de tráfego de referência, se torna mais simples identificar o quanto os sites que estão sendo indicados por ali estão impactando a origem do tráfego para a página.

Isso porque há outros meios de obter visitas, tanto na pesquisa orgânica realizada nos principais buscadores virtuais quanto por meio das campanhas de mídia que são pagas.

Sendo assim, ter a métrica de tráfego de referência é importante para verificar se o conteúdo que está disponível no site tem relevância e valor, não somente para quem está indicando, mas de maneira igual para os visitantes que clicam nesse link de referência.

3 dicas de como otimizar essa métrica

Não há diferença entre um e-commerce de peças de roupas infantis ou um blog que fala de alinhamento e balanceamento, afinal, é preciso otimizar a métrica de tráfego de referência para que bons resultados possam ser obtidos com o tempo.

Existem maneiras de fazer com que o tráfego de referência cresça de modo constante. O que é fundamental para qualquer site que deseja alcançar um maior impacto na internet. Para isso, é importante ver algumas dicas.

1. Utilize as redes sociais

As redes sociais são também indispensáveis para uma empresa que deseja ser vista na internet hoje. E, para completar as vantagens disso, é possível utilizá-las para aumentar as taxas de tráfego de referência.

Por isso, compartilhar conteúdos nessas plataformas traz benefícios como a capacidade de gerar notoriedade para o site da companhia, seja ele institucional, um blog ou mesmo um e-commerce.

Dessa forma, é altamente indicado criar posts para que os usuários saibam mais sobre a empresa, podendo, assim, clicar em um link para ler mais sobre estaca de reação, por exemplo, e aumentar o tráfego de referência do site.

2. Use links externos

Os links externos podem funcionar bem para uma estratégia de aumento de tráfego de referência. É preciso, então, apontar links nos posts do site, que levem para outras empresas, podendo, dessa forma, atrair a atenção para esses endereços.

Com isso, o retorno se torna a realização de backlinks como retribuição, o que também faz crescer o tráfego de referência. Para ajudar, o uso de links externos é capaz de gerar autoridade para um site ou blog.

3. Aposte no Marketing Cruzado

Fechar parcerias com outras empresas, sejam elas do segmento de supervisão vistoria cautelar ou de qualquer outro do mercado, é um modo de garantir a produção de conteúdos complementares.

Nesses conteúdos, é possível inserir links que apontem para os sites parceiros. Em paralelo, esses sites também vão utilizar backlinks que somam ao tráfego de referência das páginas, tornando o processo mais estratégico.

Por isso, os guest-posts, são essenciais para uma estratégia que busca aumentar o tráfego de referência, e devem ser utilizados para que os resultados desejados sejam mais facilmente alcançados.

Ao apostar em estratégias como o uso das redes sociais, os links externos e o marketing cruzado, que também é chamado de co-marketing, os retornos podem ser muito melhores, criando, assim, um aumento interessante na métrica de tráfego de referência.

Afinal, quanto maiores forem os conteúdos que levam ou que trazem usuários em busca de solda em aço inox ou de qualquer outro assunto, mais a visibilidade e o interesse em acessar esses links crescem, aumentando a relevância e autoridade do site na internet.

Considerações finais

As empresas que querem alcançar o seu espaço no mundo virtual precisam saber como atingir os seus objetivos de forma mais prática e efetiva. O uso do marketing digital é imprescindível nesses casos e saber como utilizá-lo de forma estratégica é essencial.

Acompanhar métricas, como é o caso do tráfego de referência, é uma das frentes que mais promete ajudar nesse cenário. Por isso, mais do que investir em anúncios, é preciso apostar nas frentes orgânicas, ajudando o site a ter relevância de maneira prolongada.

Sendo assim, não deixe de colocar em prática as dicas abordadas neste conteúdo que ajudam a otimizar o tráfego de referência de uma página na internet, para que ela conquiste a preferência do público de maneira efetiva e duradoura.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.