O Google é o buscador mais utilizado no mundo e, segundo a pesquisa “Perfil do internauta brasileiro”, realizada pelo Ibope em parceria com a Google, o Brasil é o terceiro país que mais usa a ferramenta, ficando atrás somente dos Estados Unidos e da China. 

Com tantos usuários, conquistar uma boa posição nos motores de busca pode representar um grande número de visitas para o seu site ou blog. Por isso, é importante investir em técnicas de SEO (Search Engine Optimization) que são técnicas utilizadas para melhorar a posição de um site nos resultados de busca do Google.

Existem diversas estratégias SEO e elas podem ser divididas em duas grandes categorias: On-page e Off-page. As técnicas On-page são aquelas que podem ser aplicadas diretamente no seu site, como o uso de palavras-chave nos títulos e nas descrições dos posts.

Já a Off-page envolve outros sites, como a criação de backlinks relevantes. Neste artigo vamos abordar as principais técnicas de SEO para blog. Acompanhe a leitura! 

O que é SEO para blog?

O SEO é uma sigla para Search Engine Optimization ou, em português, otimização de mecanismos de busca. Essa estratégia tem sido cada vez mais importante para quem trabalha com blogs, pois ajuda a ranquear conteúdo mais rapidamente e melhorar o tráfego do site. 

Algumas técnicas de SEO para blogs são uso de palavras-chave relevantes, limpeza de códigos no wildcard, títulos e descrições de conteúdo, link building e backlinks, além de muitas outras.

O uso de palavras-chave relevantes é um dos aspectos principais para definir o sucesso do seu conteúdo. O processo consiste em buscar por palavras-chave utilizadas por seu público-alvo. Para melhorar o posicionamento dos conteúdos, uma boa tática é usar palavras-chave, como “Eletroimã” por exemplo, de forma natural. 

Além disso, é interessante remover os códigos desnecessários e enxutos da estrutura de suas páginas, como tags de imagens, css e javascript, além de trabalhar na otimização do conteúdo, usando títulos e descrições para seus conteúdos. 

Por fim, o link building e o uso dos backlinks ajudam a melhorar o desempenho das páginas. Essas técnicas de SEO quando aplicadas de maneira adequada, podem ajudar a melhorar o ranqueamento do seu conteúdo e aumentar o tráfego do seu site. Aqui estão algumas estratégias que podem ajudar o seu site, veja abaixo: 

1. Concentre-se em uma ou duas palavras-chave de cauda longa

Os proprietários de blogs têm muitas opções e ferramentas à sua disposição para otimizar o SEO de seu site. Uma das técnicas mais importantes é a otimização das palavras-chave. As palavras-chave de cauda longa, como “Impressora fiscal“, são classificadas com mais facilidade nos mecanismos de pesquisa e atraem tráfego mais qualificado.

A pesquisa de palavras-chave também pode ser útil, pois irá identificar os termos a serem usados para maximizar o tráfego. O uso de alt tags e títulos também pode ajudar a melhorar a visibilidade de um blog. 

2. Invista em marketing de conteúdo 

O marketing de conteúdo eficaz exige que você incorpore palavras-chave adequadas nas partes certas do seu post. A regra de ouro é incluir palavras-chave relevantes no título, subtítulo, introdução, corpo do post e até mesmo na URL. 

No corpo do texto, você deve incluir a palavra-chave “Disco diamantado“, por exemplo, em frases relevantes para proporcionar mais contexto ao leitor. Além disso, você deve inserir links internos junto com palavras-chave para direcionar o usuário para outros conteúdos do seu site. 

3. Otimize as imagens 

Se você quer garantir que seu blog obtenha um bom ranqueamento de SEO, precisa estar preparado para otimizar as imagens de modo correto. Quando bem feito, isso ajudará o mecanismo de busca a identificar o conteúdo de forma eficaz. 

Uma das melhores formas de otimizar as imagens do seu blog é usá-las com o tamanho certo. Esta é uma maneira excepcional de codificar as imagens para que elas sejam mais leves, comprimindo-as enquanto mantém sua qualidade visual. Como resultado, seu blog ganhará ainda mais destaque nos mecanismos de busca.

4. Otimize seu blog para dispositivos móveis

Com o aumento da utilização de dispositivos móveis, os blogs precisam se adequar para oferecer a melhor experiência possível aos usuários. Otimizar seu blog para dispositivos móveis é uma das principais técnicas de SEO que você pode usar para melhorar seu site e torná-lo mais visível. Aqui estão alguns passos para otimizar o seu site:

     

      • Adicionar o título do blog e o URL na barra de navegação; 

      • Reduzir o conteúdo ao mínimo;

      • Usar meta tags e imagens que remetem ao seu serviço ou  produto de Chapa de ACM

      • Diminuir o tamanho do arquivo HTML.  

    Ao otimizar o blog para dispositivos móveis, você pode garantir que os usuários terão a melhor experiência possível e, ao mesmo tempo, melhorar seu ranqueamento de SEO para atrair leads qualificados. 

    Gostou do conteúdo? Então, conte para gente nos comentários e não deixe de acompanhar as novidades no blog e compartilhar nas redes sociais.

    Esse artigo foi escrito por um criador de conteúdo do Soluções industriais.