O Social Media é o verdadeiro braço direito de todo empreendedor que realmente investe nas redes sociais como ferramenta de engajamento e propagação da comunicação de uma empresa.

E isso independentemente do tamanho do negócio ou do segmento que ele atue no mercado.

Tendo isso em vista, os empresários de primeira viagem precisam saber que, vendendo programas de prevenção de riscos ambientais ou mesmo doces pela internet, a melhor forma de garantir que as postagens estejam em dias é por meio desse profissional.

Na verdade, a função do social media é justamente realizar aquilo que o dono do negócio não tem tempo de fazer.

Assim, não existe melhor maneira de otimizar a produção de conteúdo, o engajamento e o uso do tempo do que contratar alguém profissional para potencializar a abordagem da comunicação, de modo a ficar com a cara da empresa.

Por esta razão, este artigo terá o objetivo de apresentar o conceito do social media, além de facilitar a reflexão que um empreendedor deve fazer para discernir se a sua companhia realmente precisa de um.

Ao final, e para que até mesmo um negócio que vende doces para festas possa se beneficiar da estratégia, será possível finalizar o artigo com cinco benefícios de ter esse profissional dentro da organização.

O que é um Social Media?

O social media diz respeito a qualquer profissional da área do marketing que se encarrega de construir estratégias e conteúdos para perfis de mídias sociais. Também podem ser conhecidos como analistas de redes sociais.

Em linhas práticas, o social media pode cumprir diversos papéis diferentes em uma companhia, desde os mais operacionais até os mais estratégicos, de modo que podem ser úteis até para quem anunciar buffet para casamentos no Instagram.

As mudanças constantes das redes sociais acabam por exigir essa multiplicidade, uma vez que, por vezes, demandam uma adaptação rápida para que, os perfis, tanto os pessoais quanto os que são vinculados às marcas, continuem sendo relevantes.

O grande intuito das empresas que marcam presença nas redes sociais é garantir um fluxo contínuo de clientes. Para conseguir isso, todas elas precisam criar e executar uma tática de marketing que envolve o foco no seu público-alvo.

Nessa rotina de administração das redes sociais de uma marca, ser realmente eficiente em meio a tantos processos é realmente um grande desafio. Mas não se trata de nada impossível, pois a eficiência pode ser desenvolvida por qualquer profissional da área.

Buscar por ferramentas e recursos e fazer uma troca de ideias acerca das melhores práticas nas mídias sociais, com outros profissionais, faz parte da rotina desse profissional, tal como várias outras atividades.

Ao parar para se pensar que, há poucos anos atrás, essa profissão que hoje é tão importante para diversas instituições sequer existia, já se pode ter um indício de que tudo voltado à essa profissão é muito novo, e ainda existem diversas coisas que podem mudar.

As atividades que se atribuem a um social media estão em constante mudança e devem permanecer dessa forma por muito tempo, de modo que até mesmo clínicas veterinárias que realizam exames em bovinos possam desejar se valer da sua utilidade.

Afinal de contas, todos os dias aparecem atualizações, redes novas e, com isso, oportunidades inesperadas que em diversas ocasiões dependem do timing.

Para citar apenas um exemplo, é possível dizer que, há um tempo atrás, um profissional dessa área não precisava realizar conteúdos em vídeo para chamar a atenção do público, especialmente aqueles curtos, que se relacionam às trends do momento.

Entretanto, nos dias de hoje, a história é bem diferente. Já é de conhecimento geral que é praticamente impossível alcançar um grande número de pessoas nas redes sem fazer uso desse formato.

Portanto, antes mesmo de aprender como se tornar um social media, é fundamental ter uma compreensão clara a respeito do que esse trabalho pede no dia a dia, mesmo que seja para uma empresa que vende cursos de motonauta.

Como saber se uma empresa precisa de um Social Media?

O posto de social media é, como já foi ressaltado, uma profissão bastante nova no mercado, que apareceu com a demanda das organizações que perceberam a tendência do consumo na era digital e começaram a buscar, nas redes, uma forma de atrair mais clientes.

Antes de contratar um para o próprio negócio, o empreendedor precisa ter a consciência de que o social media é o profissional que fica responsável por gerenciar as redes sociais de perfis corporativos, bem como os de influencers.

A partir desta prática, é possível gerar tráfego para as redes por meio de conteúdos relevantes, que sejam de real interesse do público-alvo em questão, atraindo a atenção e cativando o interesse de todas essas pessoas.

Desse modo, também, é possível levar os seguidores a conhecer a marca, bem como os produtos e serviços da companhia. 

Esse trabalho pode resultar em um aumento considerável de novos clientes, mesmo que se esteja promovendo enfermagem domiciliar nas campanhas.

A forma que as pessoas utilizam para se relacionar com os potenciais clientes no mundo profissional mudou. Hoje em dia, as redes sociais são o recurso mais barato e eficiente de fazer a propaganda de um negócio.

É possível gerar muito mais interesse em uma campanha que se vale dos benefícios do marketing de conteúdo, pois assim é possível criar relevância e aproximação entre os clientes e a empresa.

Fazer uso das redes sociais como início de um processo de vendas, nos tempos de hoje, é essencial, uma vez que sessenta por cento da população brasileira está ativa nas redes sociais e cinquenta e oito por cento já buscou por um serviço ou produto na web.

Além do mais, aproximadamente cento e dezesseis milhões de brasileiros tiveram acesso à internet no ano de 2016, segundo apontam os dados do IBGE. E mais de noventa e quatro por cento desses usuários acessaram a internet por meio do celular.

Por conta disso, as empresas estão atuando com profissionais especializados, focados na gestão das redes sociais das companhias, seja internamente com funcionários ou com a contratação de freelancers e de agências.

5 benefícios de ter um Social Media em uma empresa

Por fim, e para que até mesmo uma firma de manutenção de chiller possa fazer bom uso das estratégias de marketing digital voltadas à produção de conteúdo, será de grande serventia exibir alguns dos benefícios de contratar um social media para cuidar disso.

Uma vez que se tem um profissional para assumir esse posto, é possível alcançar diversas vantagens com o tempo que sobra para o expert ou dono das páginas. Além do mais, é possível contar com cinco benefícios concretos, a saber:

  • Profissionalização das mídias sociais;
  • Maior consistência nas postagens;
  • Otimização do engajamento por trás da marca;
  • Melhor direcionamento do tráfego;
  • Poder contar com alguém para atender os clientes.

Enquanto possuir um colaborador para auxiliar na administração das postagens no começo pode parecer o ideal, também é extremamente importante que as redes sociais da organização possam ter um ar profissional. 

Em vez de postar publicações aleatórias nas mídias sociais, o social media irá desenvolver um plano estratégico para aproveitar o máximo possível a sua presença nesses canais. 

Esse plano estratégico irá incluir a realização de uma auditoria de mídia social, bem como a escolha dos canais certos, a realização de pesquisas e análises, além de encontrar maneiras de atingir mais eficazmente o público-alvo da organização, dentre outras metas.

Se o empreendedor não sabe o que ou por que motivo está fazendo algo para aumentar a própria presença nas mídias sociais, é interessante começar a considerar se não se está perdendo tempo.

A chave para possuir uma boa presença digital é a consistência. A contratação de um social media, ou mesmo de uma agência especializada em conteúdo de mídias sociais, poderá garantir que o conteúdo seja publicado de forma realmente efetiva.

Por meio de uma postagem consistente, é possível manter o público envolvido. No momento em que a companhia é fechada, um gerente de mídia social poderá estar disponível para se envolver com o público ou responder a quaisquer comentários

Um gerente de mídia social não apenas irá publicar de modo consistente, como também irá se envolver com a audiência de forma consistente de maneira a garantir que até mesmo um fabricante de kits sacada fique atualizado em relação ao seu público.

Considerações finais

Por meio deste artigo, foi possível se aprofundar um pouco mais no mundo do marketing de conteúdo, de maneira especial na função tão importante que o social media desempenha atualmente nas empresas de todos os segmentos.

Desse modo, todos os empreendedores que desejarem ter um posicionamento realmente consistente no meio digital precisam, o quanto antes, se ater à produção de conteúdo e ao engajamento. E, talvez, o social media seja a resposta para essas necessidades.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.