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Os serviços de marketing estratégicos são, senão a maior, uma das maiores ferramentas de engajamento de público existentes na atualidade. A explicação para esse fenômeno é simples: existem mais de 125 milhões de pessoas conectadas à Internet apenas em nosso país segundo a pesquisa TIC Domicílios, que é publicada anualmente pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic), e é uma das principais realizadas no país. 

Esse número, já tão expressivo se comparado a outras nações ao redor do globo, tende a crescer cada vez mais, o que torna a rede mundial de computadores uma nova e importante alternativa de atrair clientes para todos os tipos de negócio, inclusive o seu!

E é nesse novo ambiente de entretenimento e informação que surgiu com a Internet que está a maior  e mais eficiente sacada da sua empresa na hora de divulgá-la para seu público-alvo: o marketing digital.

Coloque o seu negócio na internet e consiga atrair cada vez mais clientes com os serviços de marketing estratégicos de marketing digital!

A maioria dos bons administradores de negócios, tanto no Brasil como no mundo, já se deram conta que, para atrair clientes hoje em dia, é necessário estar na Internet.

O que nem todos sabem são como fazer isso de modo a atrair, informar e entreter clientes e potenciais clientes, melhorando o posicionamento de seus empreendimentos em buscadores globais como o Google, ou mesmo nas redes sociais como o Facebook, Instagram, Twitter, dentre outras.

E você, que chegou aqui, certamente deve estar se perguntando de que forma o marketing digital pode ajudar seu negócio, não é mesmo?

Pois bem, vamos aos fatos

O que são os serviços de marketing estratégicos no marketing digital?

Explicando de maneira simples: seria a maneira de movimentar o mercado de um determinado produtor de bens ou serviços usando meios que não são físicos, ou seja, meios digitais.

E sabe quando o marketing digital nasceu? Há mais de 100 anos!

Bom, a Internet é uma criação que já tem alguns anos de estrada mundo afora, mas que ainda está um pouco longe de completar 100 anos, não é mesmo?

Entretanto, o primeiro meio não físico de transmissão de entretenimento e informação para o grande público foi o rádio, inventado no final do século XIX por Guglielmo Marconi. E é a partir daí que podemos começar a pensar no que é o marketing digital, como sendo algo que vai muito além dos computadores e que evolui de acordo com a trajetória das novidades em telecomunicações no mundo desde o início do século XX até os dias atuais.

Bonita a história. Mas vamos ao que interessa, como o marketing digital vai me ajudar atualmente?

Como já dito acima, a Internet é uma das maiores ferramentas de atração e engajamento de público existentes na atualidade. 

Surgida em 1990, a WEB revolucionou a forma como as empresas se comunicam com seus clientes e atraem novas pessoas interessadas no bem ou serviço que produzem, o que faz com que o marketing digital realizado na rede mundial de computadores seja uma das peças fundamentais na corrida pelo sucesso empresarial de bons administradores.

Além disso, a Internet mudou também os hábitos de consumo, possibilitando a realização de vendas por meio totalmente digital e remoto. Tanto é verdade que 82% dos brasileiros já realizou uma compra online alguma vez na vida conforme demonstram os dados divulgados pela plataforma de pesquisa NZN Intelligence em 2019.

As razões que levaram as pessoas a apresentarem esse novo hábito de consumo são muitas, mas algumas se destacam e merecem ser mencionadas aqui para que possamos compreender de uma vez por todas a importância do e-commerce atualmente. São elas: 

* Agilidade: as compras são feitas apenas com um clique e chegando na porta de casa apenas alguns dias depois;

* Comodidade: o cliente escolhe o produto ou serviço específico que deseja adquirir sem nem precisar levantar de sua poltrona, contando com todo o conforto que apenas o seu lar pode oferecer;

* Melhores preços e condições: diminuem-se os gastos com lojas físicas, logo o preço do produto final também diminui, o que faz com que cada vez mais pessoas busquem realizar suas compras de modo online.

É nesse contexto que precisamos começar a pensar no marketing digital realizado de forma online para divulgar seus produtos e serviços.

Já falamos aqui o quanto a internet modificou os hábitos de consumo da população brasileira, que em sua grande maioria (82%) já realizou compras online. 

Já compreendi a importância de se utilizar o marketing digital como ferramenta de atração de clientes para o meu negócio. Mas como isso é feito na prática?

A verdade é que não existe apenas uma estratégia de marketing digital disponível atualmente.

Com a evolução das tecnologias, permitindo uma interação maior com o público, o que permite a obtenção rápida de feedbacks e análise de gráficos qualitativos, o conhecimento humano também acompanha esse ritmo, algo que é fascinante nesse meio ao qual estamos lhe introduzindo.

Entretanto, já existe uma maioria qualificada de agentes de marketing digital que acredita que a melhor estratégia mercadológica online atualmente seja o marketing de conteúdo – inbound marketing, que é a técnica que vem sendo mais propagada pelos agentes mercadológicos ultimamente pela sua efetividade, trazendo ótimos resultados quando já se tem criada a identidade corporativa de um empreendimento.

Mas também existem outras técnicas com grande eficiência e que devem ser exploradas pelas melhores agências de marketing online no mercado atualmente, como por exemplo o SEO (Search Engine Optimization), que coloca o conteúdo de sua marca nos primeiros resultados da busca em buscadores famosos como o Google, Youtube, Bing, dentre outros.

Também podemos falar no e-mail marketing, que, diferente do spam, só é direcionado às pessoas que já possuem interesse na marca ou serviço em questão, despertando ainda mais o interesse dos clientes ou potenciais consumidores de um bem ou serviço. 

Outro ponto-chave de uma estratégia de marketing digital completa deve consistir na construção de links patrocinados, principalmente pela plataforma Google Ads, a maior do ramo de anúncios na internet atualmente e que, certamente, ajudará o seu site a ter mais e mais visitas que podem se transformar em clientela. 

Aliás, um bom site hospedado em uma boa plataforma como o WordPress dá o ar da autoridade necessária para que as pessoas entendam a importância do seu negócio, principalmente se tiver domínio próprio!

Além disso, e importante cadastrar seu negócio no Google Meu Negócio para que o mesmo fique sempre no radar do Google Maps, que é a base para a maioria dos GPS atualmente, divulgando informações importantes sobre o seu negócio.

Não podemos nos esquecer também da importância das mídias sociais como divulgadoras do conteúdo produzido pelos canais online de sua empresa, como por exemplo o Facebook, o Instagram, o Linkedin e o próprio Youtube para divulgação de conteúdo audiovisual produzido por seu empreendimento.

Caso você tenha interesse em anunciar nas redes sociais, não hesite em entrar em contato conosco! Será um prazer atender você!

O que ainda não dissemos são as vantagens de anunciar seu produto e movimentar seu mercado pela internet, agradando cada vez mais a sua clientela e melhorando a imagem de seu negócio.

  1. Quer saber quais são as vantagens do marketing digital atualmente? Segue com a gente abaixo!
  1. 01 – O marketing digital demanda investimentos menores

Os meios de comunicação tradicionais ainda são importantes na divulgação de um produto ou marca, entretanto, já não é segredo para ninguém que um anúncio em um canal de televisão de abrangência nacional ou em um jornal de grande circulação custa os olhos da cara, o que pode espantar quem está com um capital ainda baixo para iniciar um novo negócio.

Entretanto, na Internet as coisas são bem diferentes!

Uma das coisas mais interessantes sob o aspecto da inclusão digital que a Internet trouxe foi a democratização do uso da telecomunicação para fins comerciais, o que apenas poucos grandes empresários podiam desfrutar em outros tempos.

Hoje em dia a coisa mudou e ficou muito mais fácil.

Com investimentos baixíssimos, o marketing digital permite alcançar ótimos resultados na divulgação de sua marca utilizando estratégias inteligentes de informação e atração de público em geral.

Por exemplo, um anúncio feito em redes sociais é infinitamente mais barato do que o realizado em meios offline como na televisão, no rádio e nos jornais. E traz resultados tão bons quantos, ou ainda melhores.

  1. 02 – Tal mecanismo possibilita uma interatividade com a audiência nunca antes vista

Além de mais caros, a publicidade em meios de comunicação tradicionais como televisão, rádio e jornais não possibilitam que os consumidores considerados público-alvo dêem uma resposta imediata às campanhas vinculadas. Essas respostas só vêm depois de árduas pesquisas de opinião e de satisfação, o que encarece ainda mais as estratégias.

Entretanto, no marketing digital a resposta é imediata!

Apenas alguns cliques separam as mensagens que as empresas emitem das respostas de seus consumidores dada a velocidade como as informações se espalham no mundo virtual.

Por exemplo, assim que um post é publicado nas redes sociais de certo negócio (como por exemplo o Facebook e o Instagram), seus clientes já podem opinar o que acharam da ideia passada adiante pela empresa por meio da ferramenta de comentários. Em redes como as que citamos acima, o mecanismo de curtidas faz com que os comentários mais relevantes apareçam primeiro, o que facilita ainda mais a forma como bons administradores compreendem o feedback de sua clientela.

  1. 03 – A otimização das estratégias mercadológicas é certeira

Como já dissemos acima, em uma estratégia de marketing digital é extremamente mais fácil obter e analisar o feedback de sua clientela (ou de pessoas que possam vir compor esse grupo).

Considerando esses aspectos podemos entender duas coisas: 

A velocidade da informação nos dias atuais permite com que nos inteiremos cada vez mais rapidamente dos impactos das mensagens que emitimos nos canais digitais e que, modificações rápidas podem ser feitas a qualquer momento.

Peguemos um exemplo de um anúncio exibido na televisão à noite durante o horário nobre. Se o anúncio não agradar o público-alvo de determinada empresa, quanto tempo demorará para que a mesma saiba disso e realize os reparos necessários para resolver o imbróglio? Principalmente nos dias de hoje, onde a informação corre muito mais rápido.

Por isso cada vez mais as empresas estão investindo no marketing digital.Na estratégia mercadológica online, é possível obter as reações da clientela instantaneamente e realizar as modificações necessárias em questão de minutos! É possível a análise das métricas de reação do publico instantaneamente, confeccionando gráficos qualitativos em tempo real para você analisar.

Todas essas coisas minimizam ao máximo os danos que uma mensagem mal passada (ou má interpretada) possa causar à imagem de seu negócio. 

Evitar mal entendidos em pleno início da década de 2020 é fundamental para um bom administrador, não é mesmo?

04 – É possível anunciar para quem realmente interessa!

Imagine duas situações: uma emissora de televisão tem um programa semanal com informações sobre agropecuária, assistido por milhares de grandes agricultores e pecuaristas do Brasil, você tem um negócio de hambúrguer vegetariano e quer anunciar na mesma emissora.

Já pensou se seu anúncio é veiculado justamente nos comerciais de tal atração?

Além, certamente, de comentários engraçados que surgiriam entre os telespectadores diante do choque com a publicidade de um segmento social totalmente oposto ao seu e com interesses divergentes, isso significaria uma coisa muito pior para você, produtor de hambúrguer vegetariano:

Sua estratégia falhou!

Que impacto positivo e lucrativo pode ter um anúncio de hambúrguer vegetariano durante um programa assistido por pecuaristas e entusiastas da pecuária, por exemplo?

Sabemos que o exemplo acima é um pouco extremo, mas serve para elucidar situações que podem ocorrer quando não temos o controle de quando e a quem vamos veicular os anúncios de nossos negócios.

Na internet isso não acontece! E você sabe o porquê? 

Na mercadologia online realizada de maneira digital, é possível realizar uma segmentação do público-alvo com grande precisão, o que é totalmente eficaz contra situações inoportunas como a que citamos acima.

Tal “filtro” é realizado considerando vários fatores, tais como faixa etária, nível de escolaridade, localização geográfica, gênero e até hábitos e gostos de consumo!

Em se tratando de anúncios em redes sociais consolidadas em nosso país como o Facebook, o tiro é certeiro, já que a mesma possui um banco de dados completo sobre todas as nossas informações pessoais como idade, gênero, escolaridade, gostos pessoais e etc. 

A tecnologia já está muito avançada nessa questão da segmentação e isso você mesmo pode perceber ao entrar em suas redes sociais. Quais são os anúncios que aparecem para você?

05 – O dono de qualquer negócio pode investir!

Esqueça os meios caros e tradicionais de veiculação de anúncios publicitários que só favorecem quem já tem muito e quer ganhar ainda mais!

Você, pequeno empreendedor, que está começando um novo negócio de produção e circulação de bens e serviços nesse momento e precisa de uma boa divulgação para atrair clientes, mas que, obviamente, ainda não possui um grande capital… Pode investir!

A título de exemplo:

Você sabe quanto custa a veiculação de um anúncio de 30 segundos durante a exibição do Jornal Nacional na Globo durante a semana?

Quase oitocentos e cinquenta MIL reais!

Com esse valor, certamente, você poderia montar e desmontar seu pequeno negócio algumas vezes e ainda sobraria dinheiro, não é mesmo?

Para isso existe a Internet! Para democratizar o acesso à veiculação de anúncios e permitir que pequenos empreendedores como você possam alcançar seus lugares ao sol de maneira muito mais barata e eficaz!

Podemos garantir que o valor será bem menor do que a estarrecedora quantia que citamos acima e os resultados serão ótimos. O marketing digital possui o poder de superar todas as expectativas, inclusive as mais otimistas!

Se você chegou até aqui, não hesite em entrar em contato conosco e solicitar um orçamento sem compromisso. Teremos o prazer em ajudar você a atingir todos os seus objetivos com seu negócio!