O SEO para agências de viagens estão entre as estratégias que mais beneficiam o setor dentro do marketing digital. 

O uso da internet para reservar passagens aéreas e hotéis e planejar férias tem sido cada vez maior, o que significa muita concorrência. 

Por isso, é importante saber como melhorar o posicionamento dos sites nas páginas de resultados do Google (SERP).

A boa notícia é que existem algumas dicas simples, mas poderosas para ajudar a melhorar o SEO dessas agências de viagens. 

Neste artigo, vamos discutir 5 dicas essenciais para impulsionar o SEO de sua agência de viagens. 

Acompanhe!

Por que fazer SEO para agências de viagens?

O turismo é um setor altamente competitivo e os proprietários de agências de viagens precisam se destacar dos seus concorrentes. 

Investir em SEO pode ajudar as agências de viagens a alcançar novos clientes, fortalecer a marca e promover os seus serviços.

O SEO é uma importante ferramenta para ajudá-las a criar um site intuitivo, bem projetado, otimizado para os mecanismos de pesquisa e que se destaque entre os seus concorrentes. 

Ao otimizar as páginas do site para mecanismos de pesquisa, é possível melhorar a visibilidade da agência e garantir que ela apareça em resultados relevantes desses mecanismos.

Além disso, SEO pode ajudar as agências de viagens a criar conteúdo autêntico que se destaque para os viajantes em potencial. 

Os proprietários podem produzir conteúdos informativos e interessantes sobre destinos turísticos, serviços de agências de viagens, promoções especiais e muito mais. 

Isso ajudará a atrair tráfego orgânico para o site da agência e também criará mais envolvimento com os clientes.

Outros benefícios de usar essa estratégia incluem:

  • aumentar a confiança dos clientes
  • melhorar o ranqueamento do site nos mecanismos de pesquisa
  • gerar tráfego orgânico qualificado
  • criar uma presença online mais forte

Portanto, fazer SEO é extremamente importante nesse mercado tão competitivo.

E é uma ótima maneira de aumentar o alcance da sua agência de viagens, melhorar a presença online e gerar mais receita.

5 dicas de SEO para agências de viagens

Já sabemos que utilizar as estratégias de SEO é fundamental para dar mais visibilizada a sua agência de viagens.

E, inclusive, trazer retornos financeiros, com a venda de passagens aéreas, seleção de pacotes e indicação de hotéis.

Com isso, vamos agora te apresentar 5 dicas de SEO para otimizar o seu site e aumentar o número de clientes que procuram pela sua agência.

#1 Escolha palavras-chave de cauda longa

Uma palavra-chave de cauda longa é um termo que é mais específico em relação aos serviços ou produtos oferecidos pela agência. 

Por exemplo, ao invés de usar a palavra-chave “viagem para Buenos Aires”, você pode escolher algo mais específico, como “pacote turístico para Buenos Aires barato”.

Ao selecionar uma palavra-chave de cauda longa, você pode criar um artigo de blog focado neste termo.

No qual você pode incluir outras palavras-chave relacionadas ao assunto, ampliando o seu alcance.

Isso também ajudará o seu site nas SERPs, pois as palavras-chave de cauda longa são menos competitivas e podem ganhar uma boa posição nos resultados.

#2 Tenha um site responsivo e pensado para o mobile

Tão essencial quanto escolher boas palavras-chave é ter um site responsivo e pensado para o mobile. 

Isso significa que seu site deve funcionar bem em dispositivos móveis, além de ter fácil navegação para os usuários.

A maioria dos acessos atualmente é feita por dispositivos móveis.

Portanto, é extremamente importante garantir que o seu site seja responsivo e ofereça a melhor experiência possível.

Já que isso é um fator de ranqueamento e pode deixar o seu site fora dos resultados caso não atenda os requisitos de responsividade.

Para verificar se o seu site é responsivo, utilize ferramentas de teste de responsividade como o Google Mobile-Friendly Test.

#3 Tenha um blog ativo

Essa com certeza é a principal dica dessa lista. 

Ter um blog ativo no seu site e produzir conteúdo regularmente pode ajudar a alcançar mais visitantes e mostrar as pessoas que você é um especialista na área.

Mas atenção: não basta apenas colocar qualquer conteúdo e esperar que aconteça milagres. 

Produza conteúdos baseados nas palavras-chave que você definiu como importantes, pautados nos serviços que a sua agência oferece e na demanda do seu público.

Ao selecionar uma palavra-chave é possível produzir vários conteúdos relevantes a partir dela. 

Por exemplo, se a palavra-chave selecionada for “hotel” você pode produzir os seguintes conteúdos: 

  • como escolher o hotel ideal, 
  • quais são os tipos de hotel
  • melhores hotéis em São Paulo,
  • e uma infinidade de tópicos.

Também é importante incluir títulos atraentes, imagens relevantes e links internos para outros conteúdos. 

Assim, conseguirá gerar mais tráfego qualificado para o seu site.

#4 Faça a construção de marca

Outro ponto importante é o investimento em marketing de conteúdo e construção de marca. 

É necessário que a sua agência se destaque das demais.

Para isso, você precisa mostrar aos clientes que tem autoridade na área, que é referência no assunto, e fornecer informação de qualidade, conhecimento e dicas úteis.

Esse esforço não tem resultados imediatos, mas a construção de uma marca sólida ajuda no retorno de longo prazo. 

Se as pessoas conseguirem se lembrar da sua agência quando precisarem fechar uma viagem, tem mais chances de fazerem negócio com você.

Não se esqueça de também usar as redes sociais como parte do marketing da sua agência, divulgando conteúdos e interagindo com seu público.

Principalmente quando for fazer campanhas para atrair o público.

#5 Teste e otimize a escaneabilidade da página

A escaneabilidade de uma página é extremamente importante para o seu sucesso. 

Ela determina como os usuários navegam pelo seu site e ajuda a entender como as pessoas encontram conteúdos.

O que aumenta o tempo de permanência e melhora o desempenho nos mecanismos de busca.

Para testar seu site, é necessário analisar as informações da página para verificar se elas são legíveis.

Além de se tem links para outros conteúdos relevantes e se os usuários conseguem entender a mensagem da página facilmente.

Você também deve separar as informações em grupos de blocos, utilizar cabeçalhos, destacar palavras importantes com negrito e também melhorar a estrutura de links internos.

Para que os usuários consigam chegar facilmente onde querem.

Essas simples alterações podem melhorar drasticamente o desempenho do seu site. 

Por isso, é importante ficar de olho e testar periodicamente a escaneabilidade da página para evitar perder usuários por conta de uma má experiência.