Com o mundo cada vez mais conectado à internet, a importância da segurança cibernética só aumentou. Por isso, proteger os dados confidenciais e pessoais tornou-se indispensável para não colocar em risco as informações da sua conta.

Afinal, nem todos os avanços e descobertas tecnológicas são benéficos para que um limpador enzimático seja eficaz. Portanto, é necessário tomar medidas razoáveis para encontrar a melhor solução contra este problema.

Sabendo disso, separamos 3 dicas de como deixar sua conta mais segura contra ataques cibernéticos. Confira agora!

O que é segurança cibernética? 

A segurança cibernética é um conjunto de ações sobre pessoas, tecnologias e processos contra ataques cibernéticos. Com isso, auxilia a segurança das informações que possuem um viés mais estratégico, que envolve a prevenção e proteção de dados e informações do ciberespaço. 

Ou seja, tudo conectado à internet ou redes que conectam um dispositivo a outro. Dessa forma, nem mesmo o sensor de temperatura e umidade da sua empresa ficará livre em caso de invasão.

Este sistema visa prevenir e detectar qualquer ataque cibernético, realizado por ações maliciosas que se aproveitam de falhas e vulnerabilidades de segurança para invadir, roubar informações e manipular dados. 

4 dicas importantes para deixar a sua conta mais segura

1. Utilize redes Wi-Fi públicas seguras 

Acessar o Wi-Fi gratuito pode parecer muito atraente, mas não se engane, esse é apenas um chamariz para os hackers que configuram pontos de conexão falsos para se aproximar do seu dispositivo. Afinal, uma vez conectado ele poderá visualizar todas as informações da sua conta por exemplo.

Por isso, evitar o Wi-Fi aberto é uma dica essencial para manter sua conta em segurança. E se for necessário usar esta rede em situações de emergência, não acesse aplicativos bancários e informações pessoais.

2. Utilize VPN na sua conexão Wi-Fi 

Para você ficar mais tranquilo e não precisar se preocupar com todas as redes Wi-Fi às quais você se conecta, o uso de VPN tornará seu dispositivo mais seguro, para que ninguém possa monitorar seus passos.

3. Certifique-se antes de acessar qualquer link 

Ao visitar sites na internet, assegura-se que são confiáveis antes de poder acessá-los. Porque muitos criminosos cibernéticos tentam infestar seu dispositivo com anúncios atraentes, como uma bomba hidráulica, por exemplo, para que você baixe um aplicativo ou software comprometido.

Portanto, antes de acessar qualquer conteúdo na internet, verifique se o endereço da página começa com https: //, outro detalhe importante é ver se aparece um cadeado no canto superior da tela, isso significa que o site é criptografado e seguro. 

4. Invista em software de antivírus 

A última dica não poderia ser sobre outra coisa, concorda? 

É fundamental que você não navegue na web sem nenhum tipo de proteção. Sendo assim, investir em planos de antivírus mais básicos ou até mesmo gratuitos ajudará a proteger os dados da sua conta com mais eficiência. Lembre-se de escolher o software ideal para o seu dispositivo para não desperdiçar recursos.

Essas foram algumas dicas para você garantir a segurança cibernética da sua conta. Não perca tempo e comece sua otimização! 

Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais.