Escolha uma Página

Com o crescimento da demanda e a intensificação da concorrência, o aumento salarial emerge como uma excelente ferramenta para retenção e atração de talentos

Seis em cada dez profissionais de marketing experimentaram um aumento superior à inflação no Brasil durante 2023. Os dados são de um levantamento realizado pela consultoria inglesa Michael Page, que consultou 10 mil profissionais espalhados por todo o território nacional para fornecer um panorama geral da remuneração na área. 

Os dados publicados indicam que 27% dos cargos não apresentaram nenhuma variação salarial durante 2023, enquanto 19% estão ganhando menos do que no início do ano. Entre os profissionais que mais sofreram com essas diminuições, estão aqueles que trabalham no setor de tecnologia, com uma queda de 11% na remuneração total.

No entanto, entre os cargos envolvidos com marketing que mais tiveram aumento de salário, o analista de tecnologia foi quem apresentou os melhores resultados, com um crescimento de 38% no valor da remuneração mensal. 

Reflexos da demanda

Outro estudo realizado pela Cortex, em parceria com o Mundo do Marketing, em 2023, chamado de “Marketing em Foco”, mapeou todo o cenário da profissão no território nacional. Ele aponta que o Brasil conta com mais de 180 mil agências de marketing e comunicação espalhadas pelos 26 estados, além do Distrito Federal. 

Grande parte desse número está na região Sudeste, onde pelo menos 20% das empresas que oferecem serviços relacionados à área se encontram. Deste montante, 4.651 atuam somente no segmento, enquanto outras 40 mil unidades trabalham em modalidades ligadas ao setor, como produção cinematográfica, consultoria e publicidade.

O Rio de Janeiro vem logo em seguida, com 1.346 iniciativas especializadas em marketing e comunicação, e 13,6 mil unidades oferecem trabalhos do gênero. Isso significa que a demanda por esse tipo de atividade tem crescido cada vez mais nos últimos anos.

Cerca de 90% das empresas do mundo estão investindo em marketing digital para impulsionar sua marca, sendo que a maioria está localizada em território brasileiro, segundo o Mundo do Marketing, através de uma pesquisa feita em parceria com a TNS Research International. 

Além disso, 54% das empresas de até 99 funcionários, consideradas de pequeno porte, consideram o marketing essencial para se manterem no mercado, conforme a Pesquisa Marketing Visão 360º.

O ponto é que, com uma concorrência cada vez mais acirrada entre as agências, devido à alta demanda, é possível notar um esforço das empresas para a retenção de talentos em seus processos. 

Segundo o site de empregos Vagas.com, um profissional recém-formado na faculdade de marketing pode ganhar, em média, até R$ 2.654,00. No entanto, vale ressaltar que os valores não são fixos e dependem da região, posição e até mesmo da empresa onde você pretende trabalhar.

Portanto, podemos concluir que o setor de marketing no Brasil tende a crescer, devido à alta demanda de serviços, e, com isso, surgirão novas oportunidades na área, com um potencial ainda maior no crescimento da remuneração.