Escolha uma Página

A comunicação bidirecional ajuda a criar um relacionamento promissor entre a marca e seu público. É uma forma que a empresa tem de obter feedback valioso sobre seus conteúdos, além de construir uma relação forte e duradoura com os clientes.

É comum ver muitas empresas tendo problemas em seu planejamento de marketing digital, e uma das situações mais comuns é o efeito silo. Trata-se da falta de comunicação e compartilhamento de informações entre os grupos envolvidos.

Isso pode acontecer por causa de ferramentas ineficientes, práticas internas ruins ou até mesmo a falta de uma comunicação clara, e todas essas possibilidades trazem prejuízos para o negócio.

Geralmente, o efeito silo se refere a dificuldades internas, mas também existem muitas áreas que não conseguem estabelecer uma boa comunicação entre clientes, potenciais clientes e o negócio.

Uma marca que queira aproveitar ao máximo o relacionamento com o público precisa investir em uma comunicação bidirecional. Mas antes de aplicá-la, é fundamental compreender um pouco mais sobre esse assunto.

Pensando nisso, neste artigo, será explicado o que é comunicação bidirecional, como impulsionar o marketing com essa estratégia e serão destacadas as vantagens que ela pode trazer.

Definição de comunicação bidirecional

A comunicação bidirecional nada mais é do que a troca de mensagens, informações e outras formas de comunicação que atuam em fontes diferentes. Tanto o destinatário, quanto o remetente trocam de papéis, possibilitando uma conversa entre eles.

Dentro do marketing digital, esse tipo de comunicação proporciona diálogo claro entre a companhia e seus seguidores, potenciais clientes e clientes. Ao optar por ela nas estratégias de marketing digital, os benefícios são muito maiores.

Ela pode ser usada por qualquer tipo de empresa, como no caso de um fabricante de óleo para redutores industriais. Por outro lado, uma organização que utiliza marketing tradicional, a comunicação acontece de maneira unidirecional.

A mensagem é enviada por um anúncio impresso, exibido na televisão, em um outdoor ou até mesmo enviado via correspondência, mas não se espera nenhum tipo de resposta.

Esse modelo dificulta que a companhia receba qualquer tipo de feedback direto, reduzindo as possibilidades de obter informações. Por outro lado, o marketing digital oferece canais diferentes que favorecem a comunicação bidirecional.

Um bom exemplo disso são as redes sociais que permitem aos clientes e empresas receberem informações e mensagens, além de iniciarem uma conversa aberta.

Como impulsionar o marketing com essa prática?

Para iniciar uma comunicação bidirecional, não é necessário trabalhar em um processo extremamente elaborado. Na verdade, por meio de ações simples, é possível abrir canais de comunicação e coletar feedbacks.

Mas além de coletar essas informações, um fabricante de folha de lixa com velcro precisa aplicá-las em suas estratégias e processos.

O marketing de conteúdo ajuda a iniciar a comunicação bidirecional entre o negócio e os clientes, uma vez que exige dedicação por parte de ambos.

Ao trabalhar com essa prática, a marca envia uma mensagem e permite que os destinatários respondam, além de ser um processo muito fácil de ser trabalhado. Algumas dicas para isso, são:

1. Investir em experiências interativas

As experiências interativas são colocadas em prática por meio de questionários, avaliações e calculadoras, métodos eficientes que ajudam a estabelecer a comunicação bidirecional.

Elas exigem um certo nível de engajamento com o público, ou seja, os usuários precisam estar dispostos a oferecer feedback e enviar mensagens para a organização.

2. Estar nas redes sociais

As redes sociais são excelentes plataformas para promover a comunicação bidirecional entre o negócio e seu público, e dentre as principais estão:

  • Facebook;
  • Instagram;
  • YouTube;
  • Twitter;
  • LinkedIn.

Mesmo que elas exijam um pouco mais de comprometimento e de tempo, os negócios que se saem bem com elas alcançam níveis muito altos de sucesso em várias áreas da empresa.

Dentre as táticas que uma empresa de aluguel de mesas de aniversário pode usar, estão: responder o mais rápido possível, procurar oportunidades para iniciar conversas e manter as mensagens diretas abertas.

3. Permitir comentários no blog

Os conteúdos publicados em um blog são excelentes fontes de comunicação, além de serem consistentes na hora de educar a audiência.

Mas, a partir do momento em que a corporação permite que as pessoas deixem seus pensamentos e comentários, promove a comunicação bidirecional em torno de tópicos relacionados ao setor de atuação.

4. Fazer pesquisas de feedback

Geralmente, coletar feedback exige um objetivo final específico e, ao enviar uma pesquisa de satisfação, além de permitir a comunicação bidirecional, incentiva as pessoas a darem suas opiniões.

Para incentivar ainda mais as pessoas a respondê-la, uma boa dica é enviar a pesquisa logo após uma conversão e outras atividades do tipo.

5. Fazer avaliações online

As avaliações são excelentes maneiras de incentivar os clientes a fornecerem feedback realistas sobre a marca. Elas também funcionam como fontes de influência que ajudam a atrair leads e clientes em potencial.

Assim como uma empresa de higienização de coifas e exaustores tem facilidade para dialogar com o público, seu negócio precisa saber lidar com as avaliações negativas, visto que podem prejudicar as chances de conquistar novos negócios.

Não delete comentários negativos, visto que podem ser usados como uma oportunidade para estabelecer comunicação bidirecional, abordando o problema, pedindo desculpas e oferecendo uma solução.

Mesmo que o negócio tenha uma avaliação negativa, as pessoas vão perceber que a companhia está trabalhando para melhorar a situação e resolver o problema.

Vantagens da comunicação bidirecional

Investir em comunicação bidirecional traz muitos benefícios para o seu negócio e, dentre as que mais se destacam, estão:

1. Permite que os clientes sejam ouvidos

As pessoas gostam de saber que sua opinião é importante para aquele que ouve, e qualquer marca que consiga proporcionar esse conforto, será mais valorizada.

No caso de um fabricante de produtos higiene pessoal atacado, também é uma forma de conquistar a confiança da audiência, aumentar suas vendas e melhorar a reputação online.

2. Conhecer melhor os clientes

Criar diálogo com as pessoas ajuda a compreender quem elas são, os aspectos que valorizam, suas preocupações e o que esperam das empresas.

A comunicação bidirecional oferece feedback que ajuda a otimizar as abordagens, mensagens e estratégias de marketing.

3. Melhora as vendas

Qualquer negócio que aceite o feedback oferecido pelos clientes consegue fazer mudanças e melhorar seus produtos e serviços.

Também consegue melhorar a experiência dos usuários, algo que vai se refletir diretamente no número de vendas e aumentar os lucros.

4. Humaniza a marca

Se a marca não aparenta nenhum tipo de interferência humana, fica muito mais difícil confiar em suas soluções e trabalhar com ela.

Por outro lado, quando uma escola especializada em curso supervisor de radioproteção conversa com seu público, se torna muito mais humana.

5. Evita crises

Qualquer empresa tem medo de escândalos e crises, principalmente nos canais digitais que alastram a informação rapidamente.

Se a marca já trabalha com comunicação bidirecional, consegue aprender mais sobre os problemas, realiza um plano de ação e consegue resolver qualquer tipo de situação rapidamente.

6. Aumenta a confiança e a transparência

Permitir que o público converse com o seu negócio, é uma forma de fazer com que as pessoas percebam que ele deseja receber feedback e começar um diálogo.

Naturalmente, as pessoas vão sentir mais confiança na empresa e se sentirão à vontade para compartilhar suas opiniões.

7. Cria arenas de comunicação

Para um fabricante de faca elétrica industrial, as redes sociais são os principais canais de comunicação, e por meio delas, clientes e prospects podem enviar mensagens, compartilhar opiniões, dentre outras possibilidades.

Mesmo que o perfil seja privado, o cliente pode marcar o nome ou utilizar hashtag com os produtos. As marcas não podem evitar as avaliações, e elas acontecem em diferentes plataformas, como em sites sobre recomendação e no próprio Google.

8. Melhora os relacionamentos

Essa prática permite que os clientes expressem suas opiniões de várias maneiras, e qualquer marca que queira ser vista como confiável e respeitável precisa abrir o canal de comunicação bidirecional.

Além de receber mais feedback, um fabricante de peruca full lace cacheada consegue construir um bom relacionamento com as pessoas e aprimorar cada vez mais sua reputação online.

Tendo em vista todas as mudanças no comportamento de consumo do consumidor moderno, estabelecer um relacionamento positivo com o público é a melhor forma de ser a marca escolhida no momento da compra.

Considerações finais

A comunicação bidirecional é imprescindível e precisa fazer parte do planejamento de marketing digital do seu negócio.

Existem diferentes canais que ajudam a promovê-la e, independentemente de quais a empresa utilize, conversar com a audiência é a melhor maneira de se manter presente na vida das pessoas e melhorar continuamente os produtos e serviços.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.