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A tecnologia digital, atualmente, é o que dita o ritmo dos meios de comunicação e surgimento de novos serviços. Então, a fim de adicionar um diferencial ao seu negócio, os chatbots podem se mostrar extremamente úteis, visto que eles podem otimizar parte do atendimento.

Afinal, se você deseja atrair mais clientes e espera que criem interesse pela sua ideia, e passem a consumir seus produtos, é de extrema importância que eles sempre se sintam confortáveis e sejam atendidos com o devido respeito e agilidade.

O que são chatbots?

Com o intuito de se adaptar às necessidades e auxiliar os clientes, os chatbots foram surgindo como uma ferramenta que, futuramente, viria se mostrar útil, principalmente para empresas e serviços que precisam otimizar os processos de atendimento em suas  ferramentas de vendas. 

Dessa maneira, devemos primeiro, ter um entendimento completo do que é um chatbot, para, posteriormente, aprofundar sobre quais são os benefícios alcançados ao utilizar essa ferramenta.

O chatbot, em suma, é uma inteligência artificial capaz de simular uma conversa (por voz ou por texto) com um usuário, podendo reproduzir falas humanas ou mesmo frases pré programadas em aplicativos e meios de comunicação, como ocorre em algumas páginas de serviço, que surge uma caixa de mensagem sobre dúvidas.

Além disso, o chatbot pode ser descrito, atualmente, como a forma ativa mais promissora de comunicação entre o ser humano e a máquina.

Inclusive, atualmente ele pode, até, confundir o usuário que, por conseguir conversar de maneira tão eloquente, acaba por não perceber que está conversando com um software.

Também pode ser comentado que essa tecnologia engenhosa, não precisa necessariamente de um perfil complexo, sendo criada para enviar, automaticamente, dados específicos e frases conforme algumas palavras-chave usadas pelo internauta, independentemente de erros de acentuação – por exemplo.

Alguns exemplos conhecidos da tecnologia similar ao chatbot são as assistentes do Google, Amazon e Apple.

Benefícios de integrar chatbots em seu negócio

Dessa maneira, pode-se concluir que, integrar uma ferramenta tão avançada em seu serviço é essencial para adaptar à demanda do mercado atual e fornecer um primeiro contato mais ágil, bem como esclarecer dúvidas dos clientes com qualidade.

Acompanhe a seguir, detalhadamente, alguns benefícios de utilizar os chatbots.

  • Eles conferem/reforçam uma identidade

Chatbots podem ajudar seu serviço quando você for apresentá-lo, conferindo uma identidade ao seu negócio.

Para novos usuários e clientes em busca de soluções, o chatbot é o ponto inicial de contato com a marca. Deste modo, é também o representante da identidade e missão da empresa.

Por isso, conferir uma personalidade agradável e receptiva pode influenciar na experiência de seu cliente, fazendo-o se sentir confortável a partir da interação máquina-homem.

Dessa forma, apresentar um chatbot agradável ao consumidor é relevante pois pode ajudar na primeira impressão que o cliente terá da sua empresa, reduzindo o tempo de resposta e insatisfação.

  • Influência em seu CRM

Hoje em dia, ter um CRM (gestão de relacionamento com o cliente, em português) prestativo é extremamente importante para identificar os processos que podem ser otimizados no atendimento ao público, bem como gerir toda a interação do cliente com a marca.

Essa ferramenta é bastante efetiva para compreender o fluxo de compra e aperfeiçoar os contatos, de modo a fidelizar o cliente.

Assim, implementar um chatbot comunicativo e atrativo é um passo essencial para gerir a relação com o cliente, potencializando o próprio sistema CRM, visto que os contatos, dúvidas mais frequentes, sugestões e reclamações podem ser acompanhadas com mais efetividade. 

Com isso, processos de melhoria e um melhor conhecimento do usuário é possível, criando novos menus e protocolos de atendimento na ferramenta.

Mas vale ressaltar, que mesmo com o melhor crm gratuito, é necessário investir em outros tipos de ferramentas, como chatbots e até procurar uma financeira que ofereça a melhor maquininha de cartão com o melhor custo/benefício, ou até outras formas de pagamento online. 

Tudo isso, para otimizar ainda mais o processo de vendas. Afinal, hoje, é necessário pensar não apenas no momento de captação dos clientes, mas sim em todo o processo da pipeline de vendas.

  • Otimização de tempo

Diferentemente do serviço tradicional de atendimento ao cliente, o seu chatbot está sempre online, não importa a hora ou se há outras pessoas buscando contato. 

Com isso, eles podem dar um primeiro suporte aos usuários de forma mais ágil, identificando o problema ou a necessidade de transferência para a equipe de atendimento.

Em alguns casos, quando há integração, é possível que o próprio chatbot realize uma venda e direcione para a página de pagamento. 

Quando bem programado, a experiência do consumidor poderá ser quase a mesma de quando o vendedor disponibiliza a maquininha de cartão para realizar o pagamento.

  • Pode aumentar seu número de vendas

Se você conseguir servir seu cliente com a informação certa e na hora que ele precisa, isso é fundamental para aumentar seu número de vendas, visto que muitas vezes a dúvida está diretamente ligada a algum fator determinante para  efetivação da compra.

Sabendo disso, o chatbot auxiliará nesse processo, esclarecendo questões pontuais ou encaminhando para o setor mais adequado para finalizar o funil. 

Além disso, a ferramenta pode, também, direcionar o cliente a um produto em promoção que possa ser de seu interesse, tudo isso de maneira rápida e fácil.

Importância do chatbot

Portanto, é possível entender que a integração dos chatbots são úteis para seu negócio, pois:

  • São flexíveis;
  • Práticos e de uso fácil;
  • Auxiliam em processos repetitivos;
  • Reduzem o desgaste da equipe;
  • Ajudam a ter um feedback melhor;
  • Aumentam a qualidade de vendas;
  • Prestam atendimento ágil;
  • Otimizam o fluxo de atendimento e vendas;
  • Fornecem diretrizes pré-estipuladas aos usuários.

Assim, ao conciliar o chatbot a outras ferramentas de atração, gerenciamento de clientes e pagamento – por exemplo – páginas que disponibilizam as mesmas formas de pagamento que uma maquininha, é possível desenvolver cada vez mais seu serviço.

Se destacando com grandes diferenciais para um bom posicionamento no mercado.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes para empresas, contribuindo com estratégias para o desenvolvimento do negócio.