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Networking é o compartilhamento de dados ou serviços entre as pessoas, empresas ou grupos. É também a forma de os indivíduos crescerem as suas relações para o seu trabalho ou melhorarem o conjunto de parcerias do negócio.

Esse tipo de atividade vale até para um negócio de coleta de oleo de cozinha usado em condominio. Visto que, sendo um meio de construir relações, uma empresa de qualquer ramo vai precisar disso em seu sistema interno, aumentando os seus contatos e parcerias.

Nos últimos anos o termo networking vem aparecendo com muito destaque quando se fala sobre o desenvolvimento da vida profissional. 

Essa estratégia é muito comum e pode ser aplicada em diversas empresas de diferentes setores e tamanhos, como uma empresa persiana rolo, os profissionais podem fazer networking para que consigam alavancar e desenvolver a sua carreira.

E mesmo que o indivíduo não seja do setor de Recursos Humanos, é muito provável que já tenha ouvido falar em conselhos para criar e manter ativa a sua rede de contatos. E é justamente isso que o networking é, uma rede de contatos muito boa para o profissional.

Sendo assim, o profissional pode levar brindes para inauguração de loja e construir uma relação boa com os outros profissionais dessa loja que foi inaugurada. Ao fazer isso, ele vai estar começando uma relação promissora com esses profissionais.

Com a grande popularização das redes sociais e os desafios impostos por alguns fatores, o networking tomou um papel ainda mais valioso. Papel esse que tem se tornado mais do que necessário para as empresas e profissionais.

Afinal de contas, cultivar ótimas relações vai ampliar o acesso a novas chances de trabalho, tanto no que diz respeito ao emprego, quanto a alguns projetos, parcerias e demandas para os freelancers e as empresas.

Se uma empresa oferece aulas particulares de direção para habilitados, ela pode construir um sistema de networking. Assim, ela vai conseguir mais clientes que desejam realizar essas aulas. 

Conceito de Networking

O Networking é a ação de criar, ativar e manter uma rede de contatos em movimentação, trocando dados e entregando valor para quem seja conhecido.

Embora peça continuidade, essa dinâmica costuma ser colocada em prática por meio de ações simples e rápidas que, quando juntas, são capazes de pôr os pontos fortes feitos e a própria da carreira em evidência.

Ou seja, o networking tem o potencial de oferecer um maior destaque aos seus pontos positivos, expondo-os sem que seja necessário recorrer à autopromoção de um jeito mais profissional e espontâneo.

O networking pode ser realizado das mais diferentes formas, como conversas em eventos, troca de cartões de visita ou comentários sobre projetos. 

Existem diferentes modelos de realizar essa estratégia e para quem tem prática é possível transformar um contato em oportunidade. 

A importância do networking

O networking, ao longo dos anos, se estabeleceu como uma estratégia de grande importância para pessoas que estão iniciando no mercado de trabalho e até mesmo aquelas já estabelecidas no mercado, criando relações com pessoas de áreas complementares.

Décadas atrás, era utilizado um modelo clássico para procurar a recolocação no mercado, atualizar e espalhar os currículos pelas empresas e conhecidos.

Assim, quando uma pessoa perdia o emprego, era natural ter diversos currículos e entregar os documentos de modo pessoal, a fim de ser escolhido e chamado para o processo seletivo.

É evidente que as possibilidades cresciam quando houvesse a indicação por parte de algum funcionário, ou do antigo patrão. No entanto, a estrutura de movimentação era sempre essa.

Quanto mais currículos forem enviados e maior a expertise do profissional, as chances de ser recolocado no mercado em um curto período de tempo são ainda maiores.

Isso porque não era comum achar muitas opções de vagas ou de profissionais mais especializados, ao contrário do que acontece hoje.

Para completar o contexto, e-mails, blogs e redes sociais praticamente tiraram a barreira geográfica que dividia as pessoas e empresas de variados estados ou países.

O resultado é um mercado muito mais competitivo, no qual fica complicado não somente se destacar como também ser visto por executivos e empresas de interesse do candidato.

Daí a grande necessidade de ter uma postura mais proativa, colocando os esforços na comunicação para chegar a novas oportunidades de recolocação profissional.

E o networking é uma das estratégias mais eficazes nesse sentido, como vai ser detalhado abaixo. Observa-se a sua importância para variados perfis:

Para as Empresas

Se a competição entre profissionais de uma mesma área já está consolidada, no decorrer dos anos essa característica também passou a ser aplicada para as empresas.

Independentemente do seu modelo e estruturação, todos vão depender da conquista e retenção de clientes para ter garantia de seu bom funcionamento e da boa lucratividade.

Necessitam, ainda, de parcerias bem desenvolvidas para tornar os processos fortes, empregando poucos recursos para dar aos seus produtos e serviços.

Sem investidores, fornecedores e outros membros do mercado fica difícil manter e expandir o negócio. Por isso, CEOs e líderes devem sustentar ótimas estratégias de networking, alimentando relacionamentos de qualidade com seus parceiros de negócios.

Quando focadas no consumidor, as táticas também ajustam as relações junto aos clientes, melhorando a sua fidelização por meio da proximidade e também da confiança.

Para os Executivos

Os profissionais que têm elevadas posições nas empresas também tiram muita vantagem do networking.

Os que estão em funções de liderança devem usar essa estratégia para fortalecer a comunicação e o espírito do time, ajudando para um ótimo clima empresarial.

Para uma Carreira

Quando aplicado ao decorrer da carreira, o networking dá chance de identificação, criação e manutenção de redes importantes de apoio. Esses grupos têm o potencial para ajudar em várias demandas e ocasiões.

Pode-se citar, por exemplo, a procura por novas chances, a ampliação dos saberes sobre algum assunto, protocolos mais específicos e até dar dicas para construir uma rotina saudável de trabalho.

Afinal, a dinâmica se fundamenta na troca de conhecimentos, dados e experiências. Uma vez que se propunha a ajudar uma pessoa, ele, muito provavelmente vai se lembrar no futuro e pode dar algum tipo de apoio importante.

Assim, se uma empresa de cabeamento rede residencial, puder ajudar uma outra empresa em sua rede de contatos, deve fazer isso, pois futuramente, essa mesma empresa pode oferecer uma outra ajuda.

Como usar o networking a seu favor

A troca de favores é a grande meta de um networking forte. Toda e qualquer pessoa que esteja ao redor do círculo de conexões pode dar algum tipo de ajuda para chegar a todas as metas no mercado de trabalho em que atuam. 

Por isso, não se pode subestimar nenhum tipo de contato. Para que a conexão não esfrie, deve-se enviar cartões reais ou virtuais em datas mais comemorativas, como os aniversários, Natal, Ano Novo e em algumas outras datas importantes para as pessoas.

Ofereça um almoço ou happy hour com os profissionais da sua lista de networking, principalmente os da sua área, para manter o contato bem ativo e fazer uma atualização de informação.

Lembre-se, sempre que for possível, busque atender os pedidos de ajuda dos contatos da sua rede. E, fique bem atento também às precisões de seus contatos e realize as indicações quando achar que seja viável.

Isso é importante para uma firma de jardinagem, assim ela vai compreender que ficar atento às necessidades de seus contatos é importante.

Apesar de não ser a regra, os favores prestados têm grande possibilidade de serem retribuídos e pode auxiliar na hora de se recolocar no mercado ou turbinar a sua carreira.

E como fazer um bom networking?

A seguir, serão apresentadas algumas dicas de como criar e aprimorar as estratégias de networking:

  1. Definir bem o objetivo;
  2. Fortaleça a marca pessoal;
  3. Escolher bem os meios de contato;
  4. Mapar bem a rede de contatos;
  5. Desenvolver a sua mensagem central;
  6. Montar um bom plano para pôr em execução;
  7. Gerenciar os investimentos e resultados.

Importante também, que o profissional tenha paciência, uma lista de contatos é algo demorado de se estabelecer, por isso, a calma ao dar pequenos passos é importante, independente de qualquer situação.

Considerações finais

No artigo, foi falado sobre a importância do networking, que é o trabalho efetivo para fazer com que uma rede de contatos permaneça ativa e que assim se possa estreitar laços. E, isso é muito importante para uma empresa de rastreador de moto via celular.

São atividades que vão levar o profissional ou empresa, a conhecer pessoas muito mais interessantes, compartilhar dúvidas e encontrar ajuda para chegar a todos os seus objetivos e compartilhar sua marca e visão.

Construir um networking é essencial para crescer na vida profissional, pois eleva o acesso a novos saberes e oportunidades na carreira. Se um bom consultório de radiologia, seguir as dicas e pôr todas elas práticas para criar e nutrir a rede de contatos, ela vai se sair bem.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.