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As pessoas têm utilizado a internet e as ferramentas de busca, como meio de encontrar novas marcas, produtos e de comparar avaliações sobre serviços disponibilizados. Assim, a adoção do marketing digital se tornou indispensável para empresas.

Isso porque, muito mais do que somente uma ferramenta de divulgação, essas estratégias publicitárias visam facilitar a comunicação com os consumidores e otimizar o atendimento, fazendo com o relacionamento com o público seja mais positivo e satisfatório.

Assim, as empresas são capazes de prospectar, atrair e realizar a conversão de novos leads, utilizando o ambiente virtual como o principal canal para essas interações.

Tudo isso de forma mais certeira, personalizada e econômica do que os meios mais tradicionais de marketing.

Importância do marketing digital para o sucesso do seu negócio

O marketing digital deixou de ser uma vantagem competitiva e tem se tornado cada vez mais uma necessidade básica para a sobrevivência e para o sucesso das empresas de todos os segmentos.

Afinal, por meio dessas estratégias você pode garantir uma presença online mais forte para o seu negócio, fazendo com que seja mais fácil que os consumidores consigam encontrar os produtos ou serviços disponibilizados pela sua marca.

Além disso, em conjunto com um software de crm gratis, os empresários são capazes de definir com maior clareza quem são os seus clientes, quais são seus hábitos de consumo, quais as principais características dessas pessoas, etc.

Isso permite a construção de um relacionamento mais próximo com os clientes e a atração de um novo público, que possua mais tendência a investir na sua marca e de ser fidelizada.

O investimento no marketing digital também possibilita:

  • A realização de intervenções pontuais no processo de compra;
  • Destaque no mercado;
  • Economia com os investimentos publicitários;
  • Obtenção de indicadores de performance (KPIs) mais acurados;
  • Construção de uma reputação mais positiva para a marca.

E todos esses benefícios também podem ser desfrutados pelos micro e pequenos negócios, gerando mais audiência, viabilizando a atração orgânica de um público mais diversificado e trazendo custos-benefícios importantes para as empresas.

Como montar uma estratégia de Marketing do zero

Certo, agora que você já sabe o que é o marketing digital e conhece a sua indispensabilidade, é muito importante aprender um pouco mais sobre como trazer essas ações estratégicas para dentro do seu empreendimento.

Assim, uma vez que não existe uma receita pré-definida que seja efetiva para todas as empresas, os gestores precisarão realizar pesquisas, estudos, mapeamento de mercado e análises de dados, para que seja possível montar a estratégia de marketing perfeita.

Pensando em formas de auxiliar na construção de um projeto completo e eficiente, selecionamos algumas dicas de como começar a estruturar essas ações e garantir que elas ofereçam um retorno bastante positivo. Confira:

1.Invista em um bom planejamento

Ao pensar em marketing digital muitos empresários seguem o impulso de construir um site para a empresa e perfis comerciais em diversas redes sociais. E ainda que esses sejam passos importantes, sem um bom planejamento, eles podem estar fadados ao fracasso.

Isso porque, sem saber exatamente qual é o propósito da empresa, as ações realizadas se tornam falhas ou sem sentido, e os resultados obtidos são cada vez menos satisfatórios. Por isso, a construção do plano de marketing é tão importante.

Esse planejamento serve para determinar os objetivos de cada ação, indicadores a serem acompanhados, informações a serem processadas e as iniciativas que devem ser tomadas – desde a contratação de um sistema crm, até as atividades táticas e operacionais.

Tudo isso funciona para que seja viabilizado o alcance das metas da instituição.

2. Defina o seu público-alvo

Conhecer quem é o seu público-alvo permite a elaboração de estratégias mais personalizadas e a criação de produtos com maiores chances de sucesso no mercado. 

Assim, ao destrinchar o perfil desses compradores também é preciso definir com clareza a persona da sua marca.

Para isso, a utilização de um software de crm online free pode ser bastante útil, pois irá possibilitar uma análise sobre os clientes conhecidos e sobre o público potencial. Esse estudo inclui um acompanhamento sobre seu comportamento, gênero, idade, entre outros.

3. Monte a jornada do cliente

A jornada do cliente nada mais é do que a experiência que o consumidor tem com a sua empresa, desde o primeiro contato com a marca até a construção do relacionamento pós-venda.

Ou seja, todo o percurso seguido pelo público até que ele de fato conclua a compra na sua loja.

Para fazer esse acompanhamento efetivamente é preciso investir em ações que auxiliem a entrega de conteúdos relevantes e personalizados, tornando a experiência de consumo mais agradável para todos os indivíduos.

Neste sentido, o uso do crm online gratis pode ajudar muito no aperfeiçoamento deste atendimento, facilitando a condução dessas pessoas até as etapas mais avançadas do funil de vendas e, consequentemente, na conversão.

O acompanhamento da jornada do cliente é uma ação que deve ser realizada de forma recorrente, permitindo que o setor de marketing seja capaz de ajudar o cliente a identificar o problema, educá-lo sobre a melhor solução e demonstrar como a sua empresa pode ser útil.

Por isso, o uso comercial crm é um investimento tão relevante, mesmo para as menores empresas. Pois, ele viabiliza um retorno bastante positivo e vantajoso para a companhia, assim como todas as demais ações de marketing digital.