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Toda empresa possui um perfil de cliente ideal, elemento esse que pode ser fundamental para que novas estratégias sejam desenvolvidas de maneira assertiva. Na área do marketing, isso é o que se chama persona.

Muitas empresas já perceberam que precisam criar formas de impactar o seu público. Boa parte delas entendeu que utilizar estratégias de marketing é parte do processo, de modo que já se familiarizaram com alguns termos comuns da área.

Alcançar um cliente de maneira promissora é, sem dúvida, o objetivo de qualquer companhia. No entanto, nem sempre essa é uma tarefa fácil, já que é preciso entender de modo aprofundado o perfil e as preferências dos clientes.

É verdade que muitas empresas de self storages, por exemplo, sabem que o seu público-alvo será composto de pessoas que precisam guardar bens, que podem ir desde móveis até documentos ou até mesmo um estoque de produtos.

Mas, para que ela possa impactar de forma ainda mais produtiva o seu público, é essencial que tenha em mente algumas estratégias mais específicas. Para isso, o conhecimento sobre quem é o público-alvo pode não ser tão suficiente.

Diante disso, surge o termo persona, que pode ser um dos caminhos mais eficazes para a criação de uma campanha de marketing, dada a especificidade que ela traz ao abordar o perfil de um potencial cliente da empresa.

Não à toa, utilizar a persona para idealizar um projeto de publicidade já se tornou comum e necessário, de modo que cada vez mais empresas utilizam esse recurso para potencializar as suas campanhas e conquistar ainda mais clientes.

Para que isso seja possível, é crucial entender o que é persona, qual a importância dela e como ela pode ser usada para aumentar as vendas de uma companhia. Todos esses assuntos podem ser conferidos a seguir neste artigo.

O que é uma persona?

Qualquer empresa, seja ela um centro de reabilitação para alcoólicos ou uma loja de roupas infantis, conhece, mesmo que de modo superficial, como é o perfil dos seus clientes. Por isso, entende que precisa desenvolver uma abordagem específica para lidar com eles.

Porém, nem sempre é fácil identificar ou mesmo criar formas de comunicação com o público. Quando se pensa em uma campanha de publicidade, isso é ainda mais sério. Diante disso, surge o elemento da persona, que auxilia o trabalho de modo considerável.

A persona de uma marca se trata de um personagem semifictício. De modo direto, é um perfil criado com base nos comportamentos e nos dados que são coletados do perfil já existente dos clientes de uma empresa.

Ou seja, a persona representa o que seria o consumidor ideal de uma companhia. Ela também costuma ser chamada de avatar ou buyer persona.

Dentro das estratégias de criação de conteúdo e do desenvolvimento de ações de marketing digital, a persona é um elemento indispensável.

Isso porque ela influencia diretamente na elaboração de estratégias de marketing, para que elas possam estar alinhadas ao público da companhia e para que estejam aptas para atender às demandas dos clientes.

A criação da persona de um estabelecimento especializado em fechamentos em vidro é feita com base no perfil dos clientes que ela já atendeu ou que atende atualmente.

Tendo informações reais sobre essas pessoas, é possível identificar semelhanças que mostram perfis parecidos. Essas características auxiliam na percepção de quem são os clientes da companhia.

Por isso, a criação da persona depende da realização de algumas perguntas, que ao serem respondidas trazem esses dados necessários. São elas:

  • Quem são os clientes?
  • Com o que eles trabalham?
  • Quais são os hábitos diurnos dele?
  • Como buscam por informações?
  • Quais são as suas necessidades?

Essas são apenas algumas perguntas que ajudam a traçar uma persona de maneira prática e direta. Responder esse questionário auxilia na criação da persona e permite que as informações dos potenciais clientes fiquem mais claras para os gestores das companhias.

Qual a sua importância da persona? 

Dentro do marketing digital, assim como no marketing de conteúdo e no inbound marketing, o conceito de persona se popularizou e permitiu que ela se tornasse uma das ferramentas mais práticas para ser usada no desenvolvimento de estratégias para atingir os clientes.

Não à toa, se tornou cada vez mais comum ver a criação de uma persona. Esse elemento pode ser visto em uma descrição completa de quem seriam os consumidores de uma empresa, como aquelas que vendem mesas cirúrgicas veterinárias.

Ou seja, quem vê uma descrição que abrange uma série de características sobre uma pessoa e já conhece essa ferramenta percebe que está na frente do perfil de uma persona.

Um exemplo pode ser o seguinte: uma mulher, veterinária, atua como funcionária de uma clínica, mas tem o projeto de abrir o seu próprio consultório em breve.

Para isso, ela está sempre pesquisando preços de imóveis e opções de móveis para montar a clínica. Ela deseja oferecer um espaço completo para os clientes, com clínica de vacina para gatos e outros tipos de serviços. Qualidade será uma de suas bandeiras.

No entanto, para tornar o seu projeto possível, ela depende de conseguir um orçamento maior, que poderá ser feito por empréstimo bancário, o que faz com que ela esteja pesquisando mais sobre tudo o que vai precisar para montar o estabelecimento.

Ao criar um perfil como esse, é possível identificar os motivos pelos quais a persona é um elemento importante para as estratégias de marketing de uma empresa.

Isso porque a companhia que vende os móveis pode inserir nos seus anúncios informações que atraiam pessoas com o perfil dessa veterinária, explicando que há condições especiais para primeiros clientes, para compras grandes e oferecer parcelamentos de compra.

Dessa forma, se torna muito mais simples e eficaz desenvolver campanhas que sejam verdadeiramente promissoras. Ou seja, conhecer a persona ajuda a empresa a conhecer o seu cliente e oferecer para ele exatamente aquilo o que ele procura.

Como aumentar as vendas usando a persona

Depois que a mulher do exemplo, ou seja, persona mencionada na descrição acima, montar a sua clínica para prestar atendimento cirúrgico para animais, ela também precisará criar as personas do seu negócio.

Sendo assim, ela conseguirá aumentar a quantidade de clientes. O mesmo acontece com uma loja que quer vender mais. Há alguns pontos práticos que ajudam nessa tarefa, que podem ser vistos a seguir.

1. Definir os canais de comunicação com o cliente

Criar campanhas de marketing usando a persona é muito mais simples e eficiente. Por isso, com o perfil dos clientes já traçado, é possível aumentar as vendas ao entender qual é o melhor canal de comunicação com o público.

Uma empresa que presta serviços de terceirização de limpeza, por exemplo, precisa impactar outras companhias que busquem esse tipo de solução. Para isso, ela pode atuar de forma mais constante no LinkedIn.

Para outras empresas, pode ser que redes sociais diferentes sejam mais promissoras. Há ainda quem tenha mais sucesso no contato pelo telefone ou fazendo anúncios no Google. Desse modo, é essencial utilizar a persona para ter mais resultados.

2. Definir a linguagem ideal para a abordagem

Uma empresa que tem como público os jovens sabe que sua linguagem precisa ser mais informal e descolada, para que as pessoas se identifiquem melhor com a marca e queiram comprar mais dela.

Já se o negócio atende outras empresas ou pessoas de mais idade, o indicado é manter uma linguagem mais formal, justamente porque esse tipo de característica impacta diretamente nas vendas da companhia.

3. Desenvolver abordagens mais efetivas

Por fim, quando se pensa na persona de uma companhia de transportes de cargas, é possível perceber que os clientes dela possuem dores e necessidades bastante parecidas.

Sendo assim, é fundamental saber como tratar e negociar com os clientes, para que a prestação de serviços de transporte seja cada vez maior.

Ao saber quais são as necessidades do seu público, a empresa se prepara para aplicar uma abordagem mais eficaz, que já sabe quais são os seus desejos e as suas objeções, o que permite preparar um discurso de vendas que impacte positivamente o público.

Com esses passos simples, é viável ter um melhor desempenho nas vendas da empresa. Afinal, ela já conhece a sua persona e sabe como lidar com ela da melhor maneira possível.

Considerações finais

Começar um novo negócio e entender melhor sobre o público são passos importantes para qualquer empresário. Diante disso, para que ele alcance os seus objetivos com relação à empresa, é crucial que ele saiba quais ações realizar no seu dia a dia.

Investir em marketing, por exemplo, é uma das mais importantes. Mas ele só será efetivo se houver um conhecimento sobre o público. Por isso, desenvolver a persona da marca é fundamental para ter sucesso e vender mais.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.