Escolha uma Página

Para que uma empresa possa vender a quantidade de produtos ou serviços que almeja, ela precisa saber como despertar o desejo de compra dos seus clientes. Isso pode ser feito de algumas maneiras distintas, mas que trazem bons resultados. 

É verdade que montar uma empresa e garantir que ela funcione bem é um grande desafio para os empresários. Mas, depois de aberta, é preciso investir em formas de promover as vendas da companhia de modo a conquistar mais clientes. 

Há várias maneiras de fazer isso, como investindo em marketing. No entanto, várias estratégias podem ser indispensáveis para que o sucesso nas vendas seja atingido da forma como se espera. 

Sendo assim, tanto um fabricante de fechamentos de varanda quanto uma doceria precisam conhecer as frentes que podem ser aplicadas nas suas campanhas para que elas tragam melhores resultados. 

Um ponto bastante relevante quando o assunto é despertar o desejo de compra do cliente é considerar que esse desejo tem como base uma necessidade ou a falta de algo que ainda não foi suprida. 

Diante disso, o cliente busca por uma solução para o seu problema e, sendo assim, a empresa que encontra essa brecha pode utilizar a oportunidade para causar emoções no potencial comprador e conquistar assim mais chances de vender. 

Várias emoções podem ser causadas nesse momento, como alegria, encantamento, vontade ou motivação, experiências que fazem com que o cliente dê a devida atenção ao que a empresa está oferecendo. 

Assim, para entender o que é aguçar o desejo de compra nos clientes, como usar os sentidos para isso e conhecer dicas de como colocar essa missão em prática, basta ler este artigo até o fim. 

O que é aguçar o desejo de compra em clientes?

Para realizar compras, muitas pessoas acabam lidando com sentimentos de forma constante. Há quem veja embalagens transparentes e queira comprá-las para deixar a casa mais bonita, assim como quem vê um pedaço de bolo sente vontade de comê-lo.

Essas são apenas algumas das possibilidades quando o assunto é despertar o desejo de compra dos clientes. Não à toa, muitos estabelecimentos buscam meios de aguçar essa vontade, para que consigam alcançar mais facilmente os seus objetivos. 

De modo geral, um cliente pode se sentir atraído por uma série de situações, por isso cabe à empresa saber criar os melhores momentos para conquistar a atenção e a vontade dos seus potenciais compradores.

É possível perceber que, de alguma forma, essa vontade está relacionada aos sentidos humanos. Isso porque as sensações que são causadas nas pessoas despertam gatilhos dentro da cabeça delas.

Um exemplo disso pode ser o de um cliente que contrata empresas de conserto de ar condicionados. Essa situação pode ocorrer em uma época como o verão, no qual ele deseja desfrutar de um ambiente arejado e se lembra que o equipamento está quebrado. 

Há várias outras situações nas quais é possível verificar que um desejo despertado pode resultar na venda de um produto ou serviço. Isso acontece com restaurantes que fazem boas fotos dos seus pratos ou em uma agência de viagem com pacotes incríveis. 

De fato, não há como negar que aguçar o desejo de compra do cliente é fazer com que ele experiencie uma situação no momento em que ele está, para que o desejo cresça e ele acabe por adquirir aquilo o que faz com que ele realize a sua vontade. 

Como usar os sentidos para fidelizar os clientes? 

Uma empresa que presta serviços como o de conserto de pincas ou de qualquer outro segmento sabe que precisa despertar a vontade de comprar no seu cliente, para conquistar melhores retornos para o seu negócio. 

Uma forma prática e assertiva de fazer isso é utilizando os sentidos humanos. Isso porque eles podem ser diretamente responsáveis por atrair os clientes. Esse é o chamado marketing sensorial, e estes sentidos são:

  • Olfato;
  • Paladar;
  • Visão;
  • Audição;
  • Tato.

Uma empresa que utiliza o olfato como modo de atrair os seus clientes pode despertar boas lembranças ao exalar um aroma agradável. Um cliente que sinta o cheiro de um bolo pode se lembrar das vezes em que esteve na casa de sua avó e degustou um bom pedaço. 

Em paralelo, o cheiro de cosméticos como o de distribuição de shampoo anticaspa, também podem fazer com que os clientes lembrem-se de alguém, o que pode acabar gerando o sentido de compra. 

O paladar é outro sentido humano que pode ser usado para potencializar as vendas de uma empresa. Em geral, essa é uma boa estratégia para estabelecimentos voltados para o segmento de alimentação.

Mas outros tipos de estabelecimentos também podem apostar nessa estratégia, como uma assistência de eletrônica que oferece cafés ou outros alimentos para que o cliente tenha uma boa experiência no local.

O visual também importa. E ele é altamente indicado para estabelecimentos como lojas de roupas. Por isso, quando mais peças modernas e bonitas forem expostas nas vitrines, maiores são as chances de vender mais para o público. 

Ao mesmo tempo, a audição é outro sentido que contribui para o sucesso de vendas de uma empresa. A criação de um jingle, por exemplo, pode ser muito eficaz para atrair clientes. 

Por fim, o tato é também um modo de aguçar o desejo de compra do cliente. Ele pode ser aplicado em maneiras de garantir um ambiente mais confortável para o cliente. 

Uma pessoa que tenha que levar seu pet para passar por cirurgias de castração provavelmente escolherá a clínica que mais oferecer conforto para ele, uma vez que ele precisará ficar algumas horas por ali esperando o seu animalzinho. 

Diante de tudo isso, é possível perceber o quanto o marketing sensorial pode auxiliar na realização de uma maior quantidade de vendas, justamente porque foi capaz de aguçar o desejo de compra dos consumidores.

4 dicas de como aguçar o desejo de compra de clientes

No marketing, existem algumas maneiras de aguçar o desejo de compra dos clientes. Isso pode ser feito com o auxílio de gatilhos mentais, que são capazes de despertar e atrair a atenção do público. Alguns dos principais podem ser vistos adiante. 

1. Urgência

A compra de urgência é aquela gerada com algum gatilho que pode despertar a noção de que o tempo para adquirir aquilo está se esgotando. Uma clínica que oferece cirurgias refrativas, por exemplo, pode ficar sem agenda disponível pela alta procura. 

Quando isso acontece e uma ação de marketing é realizada, usar frases como “últimos horários disponíveis na semana” acabam gerando esse gatilho nos clientes, o que faz com que eles desejem marcar um horário mais rapidamente. 

2. Escassez

Outro gatilho de vendas que é amplamente usado no mercado é o da escassez. Ele se trata, justamente, de informar ao público de que um determinado produto possui poucas unidades ou que elas estão se esgotando rapidamente. 

O resultado disso é o de que as pessoas vão buscar adquirir aquilo o que lhes despertou o desejo de compra o quanto antes, para que não sejam as únicas que ficaram sem o produto. 

3. Autoridade

Outra questão muito pertinente ao consumidor no momento da compra é conhecer a opinião de outras pessoas a respeito do produto vendido, assim como obter a maior quantidade de informações possíveis. 

Por isso, é essencial que a empresa saiba produzir bons conteúdos para inserir em seus canais de comunicação, como o blog, site ou redes sociais, de modo que o cliente atento saberá o quanto antes as informações que deseja sobre aquele produto. 

4. Simplicidade

Por fim, uma dica importante é a de que um gatilho que funcione bem é o da simplicidade. Isso porque as pessoas gostam de saber mais sobre o produto sem que isso seja feito de modo muito rebuscado ou pouco compreensivo. 

Usar frases como “o passo a passo para…” ou “o caminho mais curto…” são exemplos de frases que tornam o conteúdo direto, prático e de fácil entendimento. 

Esses são alguns dos gatilhos mentais que ajudam qualquer empresa a vender mais e, com isso, ter uma melhor performance nas suas estratégias de marketing no dia a dia. 

Considerações finais

Não dá para ignorar o fato de que as pessoas precisam ser estimuladas para que realizem compras em muitos casos. Por isso, considerar o uso do marketing sensorial para transformar o número de vendas de uma companhia é um ótimo caminho para o sucesso. 

Sendo assim, aplicar gatilhos mentais dentro dessa estratégia é também um meio para atingir os resultados desejados. Portanto, não deixe de usar gatilhos como o de urgência, escassez, autoridade e simplicidade.

Com eles, a forma de abordar e conquistar a atenção do cliente é mais efetiva, gerando assim a quantidade de vendas desejadas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.