Saiba como a IA tem afetado o marketing positivamente

por | jan 19, 2023 | Blog | 0 Comentários

A inteligência artificial vem, aos poucos, ganhando força nas pequenas decisões de nossas vidas. E com o fortalecimento da automação, essa ferramenta poderá ‘aprender’ cada vez mais e diminuir as chances de erros nas empresas, sejam elas do setor de construção civil ou de regulador de pressão de gás.

Não para por aí, pois até o marketing conseguiu ganhos fundamentais a curto e médio prazo. Para compreender melhor como isso deu aos profissionais possibilidades infinitas de opções, continue com a gente.

Possibilidade de Automação e Comunicação

A IA no ramo do marketing possibilita que o gestor da marca ou a equipe responsável por tal função invista em um chatbot para melhoria da comunicação, mas não para por aí, já que este processo de implementação e automação é riquíssimo em detalhes. 

Esses aplicativos executam tarefas repetitivas e estruturadas que requerem níveis não tão altos de inteligência. Ao mesmo tempo, são projetados para seguir um conjunto de regras e operações com base em uma determinada entrada de dados, mas não conseguem lidar com problemas complexos. 

Quer um exemplo? Pense que seja gestor de uma marca de serviços de caldeiraria e faça investimentos em um sistema que envia, automaticamente, um e-mail de boas-vindas a cada novo cliente. 

Eles podem fornecer alguma ajuda durante as interações básicas, mas não podem dividir a intenção desses interessados, nem mesmo oferecer respostas personalizadas ou aprender com as interações ao longo do tempo. 

Já o machine learning tem modelos que usam grandes quantidades de dados para fazer previsões e decisões relativamente complexas. Além disso, reconhecem imagens e texto, segmentam clientes e fazem várias outras iniciativas. 

Tal conceito, se visualizado profundamente, já se provou ótimo, pois impulsiona seu e-commerce levando-o a um bom gerenciamento de relacionamento com o cliente. Essa e outras tecnologias ainda mais avançadas são populares e estão se tornando ferramentas poderosas de marketing. 

Lembre-se o seguinte: até o momento, esses aplicativos executam apenas tarefas restritas e precisam ser treinados usando grandes quantidades de dados. Mesmo assim, ele é tão imprescindível quanto um motor para portão eletrônico para um condomínio.

IA autônoma e IA integrada

Também podemos separar a inteligência artificial como autônoma e integrada.Para compreendê-las melhor, separamos cada uma, estabelecendo suas diferenciações, além dos pontos positivos e negativos.

  • IA autônoma: Esses programas são separados dos canais principais por meio dos quais os clientes aprendem, compram ou obtêm suporte para usar as ofertas de uma empresa. 

Em resumo, os clientes ou funcionários precisam interagir com a mesma e outros canais que usam a IA. Pense, por exemplo, num app que gere opções para a escolha de porta corta fogo. Usando o processamento de linguagem natural, bem como seus recursos, há possibilidade de oferecer várias recomendações personalizadas com base no desejo dos consumidores. Os clientes usam o aplicativo para selecionar dois ou três modelos, bem como as cores possíveis de serem pintadas. A venda é feita fora do aplicativo, mesmo que dê para fazer o pedido por lá.

  • IA integrada: Esses aplicativos de IA são incorporados aos sistemas existentes e, geralmente, são menos ‘visíveis’ do que os autônomos para os clientes, profissionais de marketing e vendedores que os utilizam. 

Dentre os exemplos que podemos dar, temos o machine learning, que toma decisões sobre quais anúncios digitais oferecer àquelas pessoas interessadas e, além disso, é integrado a plataformas que lidam com todo o processo de compra. 

Você que usa a Netflix para curtir um filme ou uma série, perceba que o streaming oferece recomendações. Suas seleções simplesmente aparecem quando acessa o site. Então, se o mecanismo de recomendação fosse uma IA autônoma, isso não seria possível de ser feito.

Com isso, podemos ressaltar que tanto a vida das empresas quanto a vida dos clientes se alterou profundamente (e para melhor) com a propagação da inteligência artificial. Agora é a hora de investir nessa possibilidade para que conquiste lucros mais efetivos, leads de qualidade superior e autoridade dentro do ramo pelo qual atua.

Sem isso, certamente ficará para trás e estará fadado ao fracasso. E não é o que queremos, certo? 

Gostou do conteúdo? Então, conte para gente nos comentários e não deixe de acompanhar as novidades no blog e compartilhar nas redes sociais.

Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais

Written By Guilherme Rigamonte

Related Posts

Subscribe

Subscribe to Our Newsletter

Aliquet nisl. Nulla tempor mauris sed pretium egestas. Ut mi lacus, tincidunt ac quam quis, ultricies laoreet purus. Donec tincidunt scelerisque lacus, vel convallis augue interdum ac. Etiam eget tortor ac odio aliquam lobortis quis at augue.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *