Quando criamos um produto, pensamos nele para o presente e projetamos mais ainda seu alcance futuro. Não importa qual seja seu projeto, uma fábrica de batedeira industrial, um hotel na praia ou até mesmo um podcast, todas essas ideias precisam de planejamento para atingir seus objetivos, assim como precisam de uma marca que chame atenção.
Existem diversos motivos para que se consiga realizar a escolha de nome, logo e design, porém, o mais importante desse processo, é estabilizar a imagem que criou a uma percepção de qualidade em produto e atendimento.
Mas quando algo dá errado, como fazer para desvencilhar o nome daquele produto da minha marca? Neste texto veremos mais sobre o tema.
Qual a importância de ter uma marca e como criá-la?
A marca é um patrimônio único e importante para o desenvolvimento de seu negócio. Afinal, quando pensamos em um slogan famoso, por exemplo, “de mulher pra mulher” conseguimos ligar diretamente a uma marca que representa qualidade em produtos diversos e que conhece o público feminino. Seja lá qual for o segmento, sua marca precisa ser marcante, como um rótulo adesivo que não se desprende.
Leve em conta que está criando algo que representa a essência da sua empresa, até mesmo a sua. É a logo que vai, literalmente, marcar de forma eficaz a mente de seus clientes, fazendo com que eles voltem, porque confiam em seus serviços.
Como todo tipo de conduta empresarial, é preciso registrar. Pense nessa forma de desenvolvimento primeiro, para que consiga aplicar um funil de vendas com autoridade. Por isso, realize-o para que ninguém se aproprie da imagem que criou.
Ter um registro faz com que qualquer um que use seu slogan, logo, design, nome e etc, seja responsabilizado e culpado por plágio, revertendo em punição cabível de reclusão e multa. A Lei de proteção de dados também ajuda muito na criação e registro de patentes. Existem alguns tipos de marcas existentes:
- Nominativa, que é basicamente formada por palavras e combinações que envolvam letras e números;
- Figurativa que consiste em desenhos, imagens, ideogramas forma fantasiosa e figurativa de letras;
- Mista que combina os aspectos citados acima;
- Tridimensionalidade, que consiste em rótulos ou marcas que não necessitam exatamente de letras ou desenhos, mas sim cores e aspectos que ultrapassem as dimensões acima citadas.
Então uma empresa de manutenção de elevadores, sabe que precisa dialogar com seu público alvo pela divulgação e pelo slogan, logo, cor, entre outros itens presentes na estratégia de marketing.
Como desvincular de sua marca
Entretanto, as coisas podem sair do controle e alguém utilizar o nome de sua marca. Dessa forma, pode prosseguir com algumas atitudes. O gestor precisa entrar com recursos no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) que vai barrar o registro ou identificar a irregularidade, forçando judicialmente que mude o nome.
Caso a imagem de sua marca tenha ficado manchada, pode-se recorrer e começar com as estratégias de renovação no Marketing. Dessa forma vai conseguir alcançar novos resultados.
Gostou do conteúdo? Então, conte para gente nos comentários e não deixe de acompanhar as novidades no blog e compartilhar nas redes sociais.
Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.
Deixe um comentário