Qual é o principal papel da tecnologia para a sociedade?

por | set 28, 2022 | Blog | 0 Comentários

Não há dúvidas de que a tecnologia é uma ferramenta extremamente importante e ligada ao planeta. É impossível imaginar nosso dia a dia, o trabalho e até mesmo os tempos de lazer sem algo tecnológico por perto.

Mesmo que você vá caminhar em um parque com grande área verde, muitos pássaros e calmaria, por exemplo, estará sendo vigiado o tempo todo pelo monitoramento de segurança. A tecnologia é uma ferramenta acoplada ao nosso dia a dia e impossível de largar.

Impactos da tecnologia

Apesar das muitas vantagens, é importante destacar todos os aspectos e as preocupações que essa rotina informatizada pode causar. Por isso, separamos algumas informações essenciais sobre este tema.

É praticamente impossível apontar um setor profissional que esteja livre de tecnologia. Desde uma mega loja internacional, uma empresa de envasadora de liquidos, até um mercadinho de bairro ela estará presente: quer exemplo maior do que passar um código de determinado produto no scanner, ver o preço e calcular o valor total de uma compra?

O avanço também atingiu setores como medicina, entrada de robôs na indústria e o dia a dia dos profissionais das mais diversas áreas. Nas últimas décadas e principalmente das revoluções industriais, o processo foi completamente acelerado. Hoje é muito mais simples e confiável a produção de itens como um armário de aço 2 portas, por exemplo.

Em uma rápida olhada a sua volta é possível ver como a tecnologia está presente em seu quarto, por exemplo. Pelo seu smartphone você pode fazer uma compra na China. Pelo serviço de streaming consegue ver uma série produzida no Oriente Médio e muitos outros avanços que pouca gente apostava.

Esse uso desenfreado do celular tem sido assimilado com mais naturalidade pelas empresas no ambiente de trabalho. Se no início o Whatsapp era praticamente proibido no mundo corporativo, hoje virou fundamental na comunicação corporativa e no relacionamento com o cliente e com o público externo.

O home office, inclusive, se tornou uma tendência com a chegada da pandemia em meados de 2020. A tecnologia foi primordial por conta de conexões de internet muito mais potentes e a possibilidade de reuniões virtuais com dezenas de trabalhadores ao mesmo tempo.

Por outro lado, essa facilidade acarreta em algumas dificuldades muito graves, como o sedentarismo. Se antes esses funcionários de diversas empresas, como uma produtora de imã de ferrite, por exemplo, precisavam ir ao trabalho presencialmente, agora basta abrir o notebook e começar a trabalhar. Evitam deslocamentos de ida e volta e uma leve caminhada nas pausas e intervalos. No almoço, basta acionar o aplicativo e pedir a comida com toda a comodidade.

A tecnologia também está presente em serviços básicos para a população, como segurança, saúde e educação. Tudo é informatizado com integração de plataformas e recursos para promover mais qualidade de vida.

Mais do que isso, todas as informações mais relevantes dessas áreas também podem ser encontradas pela internet em poucos cliques, algo completamente impossível há pouco tempo.

Tecnologia: aliada ou inimiga

Apesar de todos os benefícios que citamos acima, a socialização tem sido uma prática que vem mudando. É por meio da tecnologia que criamos nosso relacionamento com outras pessoas e até mesmo com familiares, diminuindo consideravelmente os encontros sociais.

É preciso desenvolver um novo olhar para essa importante questão, promover a conscientização e utilizar a tecnologia com moderação e responsabilidade. Ela deve ser uma grande aliada e nunca inimiga.

Gostou do nosso artigo sobre os principais impactos da tecnologia para a nossa sociedade? Então deixe nos comentários e continue acompanhando o nosso blog para mais conteúdos sobre tecnologia.

Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais.

Written By Guilherme Rigamonte

Related Posts

Subscribe

Subscribe to Our Newsletter

Aliquet nisl. Nulla tempor mauris sed pretium egestas. Ut mi lacus, tincidunt ac quam quis, ultricies laoreet purus. Donec tincidunt scelerisque lacus, vel convallis augue interdum ac. Etiam eget tortor ac odio aliquam lobortis quis at augue.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *