As tecnologias estão se transformando constantemente, e essas mudanças estão acontecendo de forma cada vez mais rápida. De modo que, as indústrias e os serviços também precisam se adaptar a essas mudanças.

Até a forma de atender, por exemplo, já é diferente que se fazia há alguns anos. E são essas alterações nas formas de negócio que tem preocupado as empresas que precisam, em um primeiro momento, entender essas diferenças, e depois definir estratégias para acompanhar as novidades.

1. Mantenha presença na internet

Seja no seu perfil pessoal ou na sua empresa, as redes sociais são ferramentas eficientes para transmitir uma mensagem e compartilhar conteúdo, independente da área. E se você quer ganhar seguidores, é importante primeiro observar a qualidade das imagens e vídeos que você está postando. São eles que podem atrair ou não os seguidores a consumirem o seu conteúdo. 

E além disso, observe também os horários em que você está publicando, seja nos stories ou no feed. Existem momentos em que o retorno das pessoas tende a ser maior. Use horários específicos, quando as suas redes indicam um maior fluxo de pessoas online. 

2. Crie uma rotina de publicações nas redes

Independente do horário e do grau de cansaço, quem abre uma rede social deseja ver algo interessante, novo, que possa ensinar algo que ainda não foi possível aprender na correria do dia a dia. E por isso, trabalhe bem as suas habilidades. Isso vai fazer com que as pessoas que te seguem passem a acompanhar outras fotos e vídeos para tentar entender aquilo que você ensinou.

Se você toca violão, por exemplo, ou trabalha em uma empresa de multiplicador de torque, mostre uma primeira música que é possível aprender a tocar, as primeiras dicas para deixar o instrumento afinado ou até mesmo como utilizar uma envasadora. Isso rende bons retornos.

3. Utilize relatórios de marketing

Os relatórios são uma forma eficiente de organização através de textos, listas, atividades ou estudos. Independente do objetivo, esse modo de produzir conhecimento sobre algum serviço, produto ou marca pode ajudar a continuar o caminho percorrido, sugerir alterações ou então apenas analisar o que está sendo feito.

No marketing, esses relatórios devem ser elaborados com frequência com o objetivo de ajudar a entender o trabalho de comunicação que deve ser feito, e também para revisar se a ideia adotada está de fato sendo cumprida. 

4. Crie ações de pós-venda

Na pós-venda, é importante entender que o cliente, mesmo depois da compra já efetuada, continua sendo fundamental para o seu negócio. Por isso, mantenha ele sempre atualizado sobre o status do produto comprado.

 Além disso, fidelize o cliente em datas comemorativas, inclusive com a possibilidade de sorteios de brindes e presentes como uniformes profissionais ou uma geladeira, por exemplo.

Não esqueça de oferecer para ele promoções exclusivas, que podem ser via rede social ou também por e-mail. E o principal: crie programas de fidelidade para que esse comprador se sinta motivado a retornar. 

Foque sempre no cliente

Na hora de comprar um produto, seja um móvel, uma geladeira, ou até mesmo um pacote para a compra de carrinho de plataforma, as empresas estão cada vez mais se desvinculando da ideia de que a responsabilidade delas com os clientes se encerra no momento da venda. Agora, é preciso entender que para ter sucesso no negócio é preciso proporcionar uma experiência satisfatória para o cliente, em todos os momentos da jornada.

Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais.