O blog é um conceito que vem sendo explorado desde os anos 90, tendo surgido exatamente em 1997, no começo da era da internet dentro do nosso cotidiano. Seu nome vem da junção de duas palavras da língua inglesa, web e log, que se tornaram weblog, e posteriormente apenas blog, sua tradução significa “diária da rede”, e é conhecido por ser um site mais simples, que atrai os usuários pela qualidade das publicações sem a necessidade de uma grande programação por trás de tudo.
Essa sempre foi uma ferramenta considerada até meio pessoal, com pessoas escrevendo relatos, poesias, prosas, experiências diárias e comentários em geral, com o passar dos anos, o blog acabou se popularizando, ganhando ferramentas como o Blogger em 1999, e hoje, se tornou uma importante ferramenta dentro do nosso cotidiano, tanto para as empresas quanto para quem quer se destacar individualmente.
Se você tem uma empresa de engenharia, e ainda não possui um blog para falar sobre diversos assuntos como projeto de climatização entre outros, saiba que pode estar perdendo tempo e dinheiro, afinal, quem quer garantir uma boa presença digital, precisa ter um blog.
No texto de hoje, iremos mostrar toda a importância de ter um blog e os motivos que fazem dessa ferramenta algo imprescindível atualmente, confira!
Qual a importância de ter um blog?
Como vimos acima, o blog é uma ferramenta considerada antiga que vem desde o começo da popularização da internet, e é claro que sua utilização tem se tornado cada vez mais frequente, a partir de 2009 com a popularização do marketing de conteúdo, essa ferramenta se tornou ainda mais importante, e hoje, é consolidada como algo imprescindível para qualquer pessoa.
Ele oferece um espaço para que você ou sua empresa, compartilhe mais experiências com seus clientes, fale sobre temas diversificados, exponha um novo ponto de vista, traga conteúdo, informação, e acrescente algo na vida daquelas pessoas, é através do blog que você consegue contar mais sobre sua jornada, e se comunicar de maneira muito mais livre, aberta e demonstrando todo o conhecimento que quer transmitir para aqueles usuários que estão ao seu redor.
Abaixo, separamos algumas das principais vantagens que fazem do blog algo tão importante para qualquer negócio, bora conferir? Vamos lá!
Ganha visibilidade através do tráfego orgânico
O primeiro ponto de impacto que um blog tem é justamente a visibilidade que ele fornece de forma totalmente orgânica, sabemos que muitas empresas almejam em aumentar a popularidade do seu site, atraindo mais visitantes para conhecerem melhor sobre o seu negócio, seus produtos e serviços ofertados, mostrando as variedades do seu transformador de solda e outras ferramentas.
Mas, alcançar essa visibilidade não é tão simples, tendo que apelar muitas vezes para o tráfego pago, porém, o blog é justamente, a principal ferramenta orgânica para atrair novos visitantes, através dele você consegue mostrar mais sobre seu negócio, postando conteúdos valiosos dentro da internet, chamando a atenção das pessoas e gerando um ótimo tráfego totalmente orgânico para o seu site.
Estabelece um relacionamento melhor com seu público
Atualmente, quanto mais você conseguir se aproximar do seu público, melhor será para o seu negócio, e talvez uma das formas mais simples de executar essa ação seja exatamente através da produção de conteúdos, essa é uma forma simples e extremamente eficaz de estabelecer um diálogo com os demais usuários.
Sendo assim, o blog pode fornecer justamente essa experiência, através dele, você consegue falar sobre os mais diversos temas, além de abrir fóruns de discussão, e um espaço exclusivo para comentários e respostas, deixando a interação muito mais próxima, e estreita ainda mais o relacionamento de uma marca com seu público.
Gera referência e autoridade para a sua marca
Quem nunca pesquisou algo no Google que estava em dúvida? Talvez algum tema como qual a função da válvula direcional, e ao terminar de ler o artigo completo em algum blog, se sentiu satisfeito e mais do que isso, reconheceu aquele site como uma verdadeira referência no assunto.
É justamente esse efeito que o blog pode trazer, ao publicar conteúdos de alta qualidade, você também gera referência e constrói uma certa autoridade para a sua marca, quanto melhor for aquilo que você apresenta para o seu público, mais acaba crescendo, servindo de consulta para outras pesquisas e até mesmo como indicação para outras pessoas.
Uma das melhores estratégias de marketing da atualidade
Sem dúvidas, o blog é, atualmente, uma das melhores estratégias de marketing digital que temos no mercado, com ele você pode gerar tráfego orgânico, aumentar sua visibilidade, criar autoridade na sua marca, melhorar seu relacionamento, e até mesmo, ter mais conversões apresentando produtos e serviços de forma mais eficaz.
O blog é uma opção barata, com um ótimo custo benefício é extremamente potente, ainda mais atrelada às técnicas de SEO, sem dúvidas, acaba entrando como uma das se não há melhor estratégia de marketing da atualidade, imprescindível para qualquer negócio!
O que achou do texto de hoje? Deixe sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!
Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.