Assim como é importante para uma boa instalação elétrica escolher os melhores fios e cabos elétricos, da mesma forma é na construção de um site, é preciso identificar meios que possam conferir alta eficiência, um deles é o favicon. 

O favicon está intimamente ligado à qualidade do site e de outras plataformas online, como blogs e lojas virtuais. Portanto, é elevada a sua importância para as empresas que atuam no meio digital, que é praticamente a maioria, em vista da dimensão que tomou o online na questão de desenvolvimento de negócio.

Neste artigo, irá compreender o que é favicon e sua relevância para ter um site realmente visto como eficiente e confiável. Gostou da pauta? Então venha conosco e boa leitura!

Afinal, o que é favicon?

Em um quadro de distribuição, produto aplicado em diferentes tipos de edificações, essencial para proteção elétrica, cada pequena peça faz uma grande diferença. Esse é o caso também do favicon.

O favicon é um elemento gráfico de pequenas dimensões, mas que causa um enorme impacto no site. Mais objetivamente, ele é uma representação visual da plataforma, que possibilita a identificação da empresa no meio online. Ele pode aparecer em diferentes locais, como:

  • Abas do navegador;
  • Barra de favoritos;
  • Histórico de navegação.

Portanto, o ícone que é simplesmente uma pequena imagem, aparece para o usuário em cada aba que ele acessa. É como se fosse uma versão em miniatura do logotipo da empresa, portanto, é algo muito importante para aumentar a lembrança da marca na mente dos consumidores.

Principais benefícios de criar o favicon

  • Fortalece a marca: seja uma empresa do ramo B2C ou B2B, como os fabricantes de discos de corte que se relacionam com indústrias e outros segmentos, ter a sua marca sempre em evidência, mesmo que no detalhe, como é o caso do favicon, é sempre benéfico para ser mais competitivo.
  • Traz mais credibilidade ao site: com a inclusão dessa pequena imagem da marca junto às abas de acesso do usuário, aumenta a confiabilidade da plataforma e com isso, clientes se sentem mais seguros na hora de realizar compras.
  • Melhora a experiência do usuário: como o favicon ajuda na identificação do site, essa questão influencia positivamente na experiência do cliente, uma vez que facilita o acesso dos clientes ao site sempre que ele desejar.
  • Integrativo: o ícone não somente aparece quando o usuário acessa o site pelo computador, mas também em outros dispositivos como os celulares e tablets, o que também é uma fator que melhor a experiência do cliente e também auxilia no aumento da exposição da marca, que pode resultar na elevação do tráfego na plataforma.

Como desenvolver um favicon de qualidade?

De pequeno tamanho, a elaboração de favicon que realmente seja eficiente para a marca é um desafio, que pode ser vencido com atenção a alguns detalhes, como a dimensão exata que é 16×16 pixels.

Além disso, é preciso que ele seja rapidamente reconhecido, portanto, evite acesso de cor e texto.

Com isso chegamos ao fim do nosso artigo sobre a importância de ter o favicon no seu site, que como pode constatar é bastante vantajoso em diversos aspectos.

Se gostou do conteúdo compartilhe nas suas redes sociais e continue a nos seguir.

Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais.