As tecnologias têm se tornado uma referência em nosso cotidiano, sendo grandes auxiliadoras em praticamente todas as tarefas que executamos em nosso dia a dia, ainda mais quando falamos do ramo empresarial. Comércios eletrônicos, marketing digital, atendimento automatizado, entre outros, se tornaram termos comuns em uma conversa rotineira.
Elas estão tão inseridas na nossa realidade, que uma empresa que não utilizar uma tecnologia pode se tornar obsoleta e acabar caindo no ostracismo dentro do seu próprio segmento ficando em uma verdadeira bomba de vácuo, afinal, do que seriam as empresas sem a adaptação para a internet e demais modernidades?
É quase impossível pensar em um empreendimento que não utilize um recurso tecnológico sequer visando o seu crescimento, mas se engana quem pensa que tudo se limita apenas a internet, a cada dia que passa, novas tecnologias são criadas e consolidadas, e muitas delas causam um impacto imediato dentro do mercado.
No texto de hoje, iremos mostrar quais são as novas tecnologias e como você pode usá-las a favor dos seus negócios, bora conferir como abraçar as oportunidades e se entregar a este mundo cada vez mais digital? Então vamos lá!
Big Data
Você é daqueles que anotava todas as informações de um cliente em uma folha de papel? Acredite, por mais que pareça algo arcaico, isso acontecia em uma passado não tão distante e era uma tática comum nas empresas, mas com a chegada do Big Data tudo mudou por completo.
Para quem não sabe, essa é uma tecnologia que funciona como um grande banco de dados, capaz de armazenar todas as informações consideradas relevantes tanto para a sua empresa quanto também relacionada a seus consumidores, fornecedores e até mesmo colaboradores.
Tudo fica salvo em um só local, reunindo até mesmo informações públicas com alta velocidade, volume e variedade. Isso te ajuda a coletar mais dados sobre algo considerado necessário, tomando as decisões da sua empresa e montando estratégias baseadas em dados verídicos, e não mais em achismos ou opiniões.
Cloud Computing
Falando no armazenamento de dados, o cloud computing é uma tecnologia que realiza toda a troca de informações e salva tudo que é necessário em um sistema de nuvem, sem ter a necessidade de ter um servidor físico e muito menos de realizar anotações em um caderno.
Isso facilita a troca de dados dentro de um negócio,fazendo com que você tenha controle sobre a quantidade de oxigênio medicinal disponível, ou tenha acesso a um documento feito por um funcionário do outro lado do mundo.
Além disso, o cloud computing apresenta estabilidade, segurança e muita proteção quando falamos de armazenamento, se tornando algo tão imprescindível que cerca de 75% das empresas dos EUA já adotaram essa estratégia em suas atividades.
Inteligência Artificial
Uma tecnologia já bem conhecida pelas pessoas é justamente a famosa inteligência artificial, também conhecida como I.A, essa nada mais é, do que uma ferramenta inteligente, que faz com que um programa faça uma leitura sobre uma determinada situação, se adapte a ela, e encontre soluções mais humanizadas porém com uma porcentagem menor de erro.
Dessa forma, diversas atividades antes feitas por humanos podem ser substituídas por essas máquinas, como os chatbots no atendimento ao público e até mesmo, a I.A usada na execução dos processos manuais.
Isso traz uma maior assertividade para um negócio, que vai mesclar a mão de obra com a inteligência artificial para obter resultados otimizados, aumentar a produtividade, fazer com que os processos tenham maior índice de assertividade e é claro, evoluem constantemente o seu desempenho.
Internet das Coisas
Também chamada de IoT, a internet das coisas é uma tecnologia que conecta praticamente todos os aparelhos em conjunto, fazendo com que um usuário tenha controle de todos os bens móveis e imóveis, como eletrodomésticos, câmeras de segurança, alarmes de incêndio, assistentes virtuais entre centenas de outras opções.
Isso permite que você consiga controlar a sua empresa e facilitar a execução dos processos, que agora podem ser ativados através de um simples comando, além disso a IoT ajuda na coleta de mais dados,e assim, na otimização e assertividade dos demais processos.
Impressão 3D
A impressão 3D não é uma tecnologia tão nova assim, aprimorada na década de 80, ela era bem limitada devido a tecnologia relativamente fraca na época, isso fez com que ficasse na geladeira e ganhasse força nos últimos anos, com um sistema tecnológico muito mais robusto e sofisticado.
Dessa forma, essa foi uma tecnologia que evoluiu muito e tem participação colaborativa fundamental principalmente nas indústrias, podendo construir protótipos e até mesmo produtos completos de forma muito mais simples do que o usual.
Vale a pena ficar de olho no futuro e até onde a impressão 3D pode evoluir com o passar do tempo, sendo uma tecnologia com ampla margem para o crescimento.
Beacons
Fechamos nossa lista com os Beacons que são considerados como a evolução dos bluetooths, essa é uma tecnologia que permite o envio de mensagens personalizadas, fazendo com que as empresas cheguem de forma muito mais rápida e fácil até o seu consumidor final.
Com ele, é possível identificar o comportamento do consumidor, entender quais são seus gostos, necessidades e desejos, sabendo de bate-pronto quem se interessa ou não pela sua injetora de plástico, o que permite muito mais assertividade principalmente com marketing e vendas.
Agora conte para a gente, qual dessas tecnologias mais chamou a sua atenção? Qual delas deseja aplicar no seu negócio? Deixe sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!
Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.