As estratégias de posicionamento são importantes para empresas de qualquer segmento, pois todas precisam se destacar no mercado e conquistar seus clientes.
O principal objetivo dessa prática é trazer vantagem competitiva entre uma marca e seus concorrentes. Mas, para que isso seja possível, é necessário se estruturar e investir em métodos compatíveis com as necessidades do negócio.
A organização deve criar uma proposta de valor e voltar sua atenção para a persona, visto que, dessa forma, seu produto será compatível com a realidade dessas pessoas e atenderá suas necessidades.
No entanto, tudo depende de um planejamento estratégico para entender o problema que a empresa vai resolver, a proposta que deve apresentar, linguagem mais adequada para a comunicação, os melhores canais para isso e criar um diferencial.
É importante planejar uma estratégia para nutrir e fortalecer o relacionamento com o público, compreender o comportamento do consumidor, melhorar o relacionamento com o cliente e, com isso, atrair pessoas para convertê-las.
Mas, para que seja possível atrair pessoas, primeiro é necessário conquistar um bom posicionamento e, neste artigo, você saberá o que é estratégia de posicionamento, como aplicá-las e quais são as melhores.
Conceito de estratégias de posicionamento
As estratégias de posicionamento nada mais são do que ações que destacam o negócio na internet e melhoram a imagem dele na mente dos consumidores. É uma forma de se destacar entre os concorrentes e gerar vantagem competitiva.
Porém, não basta apenas trabalhar em cima do posicionamento, uma vez que as ações precisam estar alinhadas de acordo com ele. Se isso não ocorrer, a companhia não consegue se posicionar como gostaria.
Isso se aplica a qualquer tipo de negócio, desde uma clínica veterinária especializada em porquinho da índia doente até uma multinacional.
Dentro do marketing digital, ter um bom posicionamento é fundamental para gerar vantagem competitiva. É assim que a marca consegue o menor custo da concorrência e, ainda, oferecer uma solução de baixo preço.
Ele consegue se destacar porque suas características são únicas, além de selecionar um nicho de mercado e usar sua liderança os custos ou diferenciação.
Um bom posicionamento facilita muitas decisões porque a comunicação será guiada por uma estratégia bem planejada. Por exemplo, se o propósito da marca é conquistar a liderança premium, então, a liderança por custos não é a mais adequada.
Como aplicar as estratégias de posicionamento
Para aplicar as estratégias de posicionamento, primeiro é necessário considerar alguns aspectos para que a empresa se mantenha sólida e consistente. São eles:
- Foco no consumidor;
- Visibilidade da concorrência;
- Competências centrais;
- Alocação de recursos;
- Reposicionamento.
Existem vários fatores que uma empresa de entrega urgente de documentos precisa considerar ao trabalhar essa prática, e um deles é manter o foco nos consumidores.
Uma marca bem posicionada vai atrair um tipo específico de audiência, por isso, veja qual é o segmento de público do seu negócio e mantenha o foco nessas pessoas.
Mesmo focando nos clientes, também é importante prestar atenção nas posições da competição, visto que o posicionamento estratégico explora uma área com pouca competitividade.
É comum ver gestores cometendo o erro de selecionar posições estratégicas fora das competências centrais do negócio. É importante entender que o desafio não é identificar o posicionamento pretendido, mas alcançá-lo e permanecer nele.
São as competências da empresa que vão oferecer as habilidades e expertises necessárias para o negócio chegar ao lugar que almeja.
Mas, assim como elas afetam o posicionamento estratégico, a maneira como a companhia utiliza seus recursos também vai determinar sua capacidade de manter a posição conquistada.
Supondo que os recursos atuais não sejam capazes de produzir uma mercadoria de boa qualidade, ações voltadas para ela não são possibilidades reais, até que a empresa consiga mudar essa realidade.
Por fim, ao longo do tempo, uma empresa de locação mini rolo compactador pode reposicionar seus produtos e serviços. Quanto mais tempo a organização se mantém em uma posição, mais difícil será se realocar para os clientes.
Contudo, mesmo tendo essa dificuldade em vista, vale a pena fazer avaliações periódicas sobre a posição atual e modificá-la, caso seja necessário.
Independentemente de qual seja a necessidade do negócio, é sempre importante conhecer as características do público e o mercado em que ele atua.
Saber quais são as tendências é importante para qualquer marca que queira ser reconhecida, e a tecnologia é uma aliada durante esse processo.
Tipos de posicionamento estratégico
É importante entender os diferentes tipos de posicionamento estratégico para que o negócio consiga escolher a melhor opção. São eles:
1. Preço
As estratégias competitivas podem ser baseadas no preço, ou seja, o valor cobrado por um produto ou serviço, mas ao escolher essa opção, é fundamental fazer um bom trabalho de branding.
Existem muitas marcas no mercado que disponibilizam produtos caros, mas os consumidores preferem adquiri-los porque o valor cobrado está de acordo com a simbologia da empresa.
2. Diferenciação competitiva
Um fabricante de peças de retroescavadeira case pode trabalhar com base em sua diferenciação competitiva, destacando aquilo que tem de melhor e se diferenciando da concorrência.
Para descobrir qual é o diferencial do negócio, uma dica é fazer um brainstorming com a equipe de marketing.
3. Monopolização de segmento
As estratégias de monopolização são colocadas em prática quando a empresa monopoliza o setor, portanto, é a única que oferece determinado produto ou serviço.
Quando isso acontece, o trabalho de comunicação se volta para as relações públicas e o relacionamento com os clientes.
4. Benefício oferecido
O posicionamento com base no benefício oferecido tem como foco os resultados que as pessoas terão ao utilizarem as soluções oferecidas.
Uma oficina mecânica especializada em montagem do cabeçote do corsa pode oferecer como benefício a maior durabilidade dos veículos, por causa do cuidado oferecido por ela.
Melhores estratégias de posicionamento
Para que o posicionamento estratégico do negócio seja realmente assertivo, é necessário investir nas seguintes práticas:
1. Conhecer o público
A primeira coisa que precisa ser feita é conhecer o cliente ideal, pois isso ajuda a fidelizá-lo e a expandi-lo. Uma marca que conhece seu público consegue criar a persona, que é um personagem semi fictício que representa o cliente ideal.
Para criá-la, é necessário responder algumas perguntas sobre o consumidor, como estado civil, profissão, idade, gênero, problemas, necessidades, entre outras questões.
2. Saber quem são os concorrentes
Assim como é necessário conhecer o público, também é muito importante saber quem são os concorrentes da empresa. É assim que você saberá quais são as estratégias usadas por eles e usar práticas que vão ajudar a marca a se destacar.
As ações de uma empresa especializada em granulador oscilante serão capazes de diferenciá-la no mercado. As estratégias da marca serão muito mais assertivas e ela será capaz de se destacar em seu segmento.
Uma das ferramentas usadas para conhecer melhor os concorrentes é o mapa de posicionamento. Depois de definir quais são os diferenciais mais valorizados, fica mais fácil posicionar o negócio em relação à concorrência.
3. Ter autoconhecimento
A corporação também precisa investir em estudo de autoconhecimento, e uma das melhores ferramentas para fazer isso é a análise SWOT.
Essa metodologia cria uma lista de pontos fracos e fortes da empresa, bem como de ameaças e oportunidades que fazem parte de sua realidade.
É assim que uma oficina mecânica especializada em scanner caminhão diesel poderá usar seus pontos positivos para descobrir aquilo que deve ser melhorado.
4. Criar um plano de ação
Depois de trabalhar todas as etapas anteriores, o negócio terá plenas condições de criar planos de ações assertivos.
Ele pode contar com algumas ferramentas apropriadas para isso, como no caso da Matriz GUT e 5W2H.
É fundamental trabalhar todas as estratégias de posicionamento, porque só assim a organização terá acesso a vários benefícios para a sua marca.
Dentre eles, está o melhor alcance do público, algo que vai otimizar as estratégias de marketing e melhorar as vendas consideravelmente.
Se o propósito de uma loja de freio para reboque carretinha for fidelizar os clientes, também precisa conquistar um bom posicionamento estratégico.
A fidelização acontece porque a organização consegue criar uma conexão com o público, melhora o direcionamento de suas estratégias e agrega mais valor à sua marca.
Para o consumidor moderno que tem tantas opções para comprar os mesmos produtos e serviços, fazer negócios com empresas bem posicionadas faz toda a diferença.
Considerações finais
O mercado está cada vez mais competitivo e é fundamental saber se posicionar para atrair a atenção das pessoas e se tornar referência.
As ações de posicionamento estratégico são imprescindíveis nesse processo e, neste artigo, você conheceu um pouco mais sobre esse assunto e de que maneira trabalhá-lo para alcançar os objetivos do negócio.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.