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Uma pergunta que muitos empresários fazem à sua equipe de marketing é: “Como estamos indo?”. E, em contrapartida, recebem um relatório de marketing como resposta. Eles estão no centro da estratégia e funcionam como um diagnóstico principal. 

Este conceito lida com coleta de dados, que gera conhecimento perspicaz sobre tudo o que tem a ver com esses processos, seja dentro de uma marca de refrigerante, de empresa de coleta de lixo ou qualquer outra. Quer entender melhor sobre o tema? Então, vem com a gente!

Por que os relatórios de marketing são importantes?

Para usar uma comparação simples, administrar uma empresa sem relatório de marketing é semelhante a dirigir um carro com os olhos fechados. Você não terá feedback sobre os obstáculos, o estado do veículo e todo o seu entorno.

Os tomadores de decisão de sua equipe usam o conceito para gerar evolução dos negócios, como:

  • Acompanhar o progresso semanalmente, mensalmente, trimestralmente e anualmente;
  • Abordar as vitórias e derrotas na estratégia;
  • Manter um histórico de auditoria de desempenho para fins de previsão.

Principais tipos de relatórios de marketing

  1.  Relatório geral de marketing

Este primeiro é uma espécie de lacre de segurança que deve ser inserido na estratégia de todos. Ele fornece uma visão geral de todas as atividades de marketing combinadas. Ou seja, responderá a assuntos como: 

  • Como estão os esforços de marketing?;
  • Eles estão apoiando as metas de negócios a curto, médio e longo prazo?;
  • E outros.

Uma das principais inclusões em um relatório geral inclui o retorno sobre investimento. Isso identifica estratégias ineficazes e prevê futuras atividades e orçamentos. Quer mais? Também analisam os leads, a campanha ou funil e etc. 

  1.  Relatório de marketing de mecanismo de pesquisa (SEM)

Os relatórios SEM, normalmente, lidam com o desempenho de SEO e Pay Per Click. Ou seja, dá números referentes às visitas orgânicas e pagas, posição de classificação e fatores nos SERPs, estratégia geral de palavras-chave e desempenho de custo e clique de PPC.

Consideram a classificação do site, o que está ajudando a empresa a atingir esses objetivos e o que pode ser melhorado. Semanal ou mensalmente, faça reuniões com sua equipe para entender onde se encontra a classificação do site no mecanismo de pesquisa. 

Isso é tão imprescindível quanto os equipamentos de combate a incêndio para o corpo de bombeiros. 

  1. Relatórios de publicidade digital

As empresas que diversificam suas atividades de gerenciamento de anúncios com anúncios gráficos, campanhas de compras e até campanhas de vídeo no YouTube devem criar um relatório específico para todas as atividades de marketing pagas. 

Esses relatórios devem incluir informações detalhadas sobre o desempenho das campanhas de PPC e, ao avaliá-los, cada campanha será dividida e analisada individualmente. 

Para estabelecer isso, os profissionais de marketing acompanharão o retorno das campanhas de pagamento por clique, concentram-se no número de cliques e cliques de conversão, taxas e custos de conversão e posição e visibilidade do anúncio.

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Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais