Com a evolução do mercado digital e o surgimento das novas tendências, o destaque no meio online tem ficado cada vez maior. O que também está ligado a transformação tecnológica, responsável pela criação de novos negócios ou mudanças no que se refere ao meio digital.

Essa transformação é responsável pela mudança na forma que as empresas recebem as novas tendências e possibilidades do meio empresarial, impactando diretamente a economia, política, comunicação e o hábito de consumo.

Por isso, muitas inovações se tornaram possíveis, causando um grande impacto positivo para a sociedade. Para exemplificar, separamos alguns dos maiores resultados deste avanço no mercado digital.

Realidade aumentada e virtual

Um dos principais resultados da transformação tecnologia é a criação da realidade aumentada, que diferente da realidade virtual, reproduz a imagem capturada para o mundo real. Ela é basicamente uma imersão a um universo no meio online por ferramentas computacionais.

Mas onde a realidade aumentada é encontrada no nosso dia a dia? Bom, as empresas tem utilizados ela como um complemento do seu atendimento ou experiência. 

Por exemplo, uma loja física pode oferece a opção do consumidor fazer aluguel de máquina de solda de forma online e, para facilitar este processo, pode colocar uma etiqueta QR Code que direciona o cliente. 

É importante ressaltar que diferente da aumentada, a virtual utiliza um ambiente computacional fechado, pois nichos específicos: entretenimento, jogos, tecnologia e segurança na internet. 

Big Data

Formado por 5 pilares (volume, velocidade, variedade, valor e veracidade) Big Data é a análise estratégica de um grande volume de dados, ou melhor, o conjunto de dados gerados por meio do rastreio de informações. 

No mercado digital, se tornou o responsável por ajudar o marketing a criar programas de fidelização, auxiliando na análise do comportamento dos consumidores, possibilitando melhores resultados.

Exemplificando, se um possível cliente faz uma pesquisa sobre sensor de presença para iluminação, é o big data o responsável por colher esses dados que podem ser usados por organizações.

Nuvem

Por fim, uma das inovações tecnológicas que tem, literalmente, conquistado mais espaço tanto no mercado quando no uso pessoal dos usuários, é armazenamento em nuvem, sendo um modelo de computação em nuvem que guarda todos os dados na Internet por meio de um provedor.

E, fazendo isso, se tornou um dos maiores aliados de empresas que possuem um grande fluxo de documentos, possibilitando o armazenamento de todos de forma online, assim como o rastreio de encomendas e acesso a serviços de streaming, seja de áudio ou vídeo.

Por exemplo, uma empresa que atua na área da pintura anticorrosiva, pode ser beneficiada com uso o Big Data, oferecendo o rastreio de produto vendido ao cliente. Além disso, também oferece redução de custos e possibilita novos canais de negócio para as empresas.

O que achou do texto de hoje? Curtiu saber mais sobre os impactos da tecnologia no mercado digital? Se gostou, não se esqueça de enviar para os seus amigos e compartilhar em suas redes sociais, até a próxima!