Abrir um negócio é o primeiro passo que o empreendedor busca para se estabilizar no mercado e progredir com sua empresa e sua carreira.
Em suma, todo o empreendedor deve iniciar com um plano de negócios e buscar por resultados de curto, médio e longo prazo, e de preferência, que já estejam, de certa forma, pré-determinados e um planejamento empresarial.
Ter metas estipuladas instrumentaliza empreendedores a desenvolver uma série de atividades, como por exemplo:
- Desenvolvimento no setor de vendas;
- Planejamento de marketing;
- Marketing de relacionamento;
- Otimização da produção;
- Consolidação no mercado.
Sabendo que o início é um dos momentos mais complexos dessa jornada, resolvemos produzir esse artigo, que vai falar sobre quais são os dados mais importantes a serem avaliados nos primeiros meses de atividade do seu negócio.
Gostou do tema? Então siga conosco e boa leitura!
Dados sobre o engajamento na web
Talvez você tenha imaginado que iríamos iniciar esse artigo falando sobre dados de vendas, orçamentos ou algo do tipo, mas não! Nada disso vai acontecer, se sua empresa não começar imediatamente a trabalhar com ações de marketing digital e aumentar o engajamento na web.
O marketing digital é considerado o principal instrumento propagador e é fundamental para empresas que estão começando, como por exemplo, uma especializada em mangueira de incêndio, para que assim, o público da web conheça mais sobre o produto e o serviço prestado.
Toda a ação de marketing digital gera dados, e esses dados devem ser avaliados nos primeiros meses, para poder detectar o nível de engajamento que essas atividades estão trazendo para a empresa.
Quanto melhor os índices de marketing, mais a sua empresa tende a se desenvolver e se tornar conhecida, sobretudo para o público-consumidor do segmento do qual ela faz parte.
Dados do operacional e financeiro
Sabemos que muitos empreendedores trabalham com orçamentos apertados e buscam pela ampliação de recursos no decorrer das atividades comerciais, como o ramo de inversor de frequência, por exemplo.
Exatamente por isso é importante ficar atento aos dados com relação aos custos operacionais e financeiros da empresa, buscando, sobretudo, manter uma margem segura.
É importante manter uma reserva para eventuais alterações, que servirá para dar otimismo na gestão da empresa, além de segurança para novas tomadas de decisões.
Dados de contato, tráfego na web e clientes
Quanto mais as pessoas estiverem navegando no site, quanto mais as pessoas estiverem ligando no telefone e quanto mais pessoas estiverem se tornando clientes da empresa, melhor para o empreendedor.
Por isso é importante, sobretudo no começo, ficar atento a estes três dados para a condução da tomada de decisões.
É importante focar sempre em aumentar esses números, pois consequentemente são indicadores de uma empresa em progresso.
Ressaltamos que, esses dados também valorizam o branding industrial ou comercial da sua empresa, considerado o ‘marketing de marca’, o fio condutor para a estabilização de uma empresa no mercado.
Número de vendas
Por fim, mas não menos importante, trabalhar e instrumentalizar suas ações precisa respaldar uma elevação do número de vendas, ou seja, quanto mais produtos você conseguir vender, como um letreiro de led, por exemplo, melhor será o desempenho do seu orçamento no final do mês.
Esse é o principal dado indicador da boa saúde financeira e do faturamento rentável para o desenvolvimento do capital de giro da corporação.
Esse artigo foi escrito pela equipe do Soluções industriais. Esperamos ter ajudado com essa postagem, caso tenham gostado, comentem e compartilhem em suas redes sociais.