A importância da internet para o comércio já é evidente em múltiplos aspectos. Há algumas décadas, a internet tem mostrado a sua potência, capaz de impulsionar as vendas e ampliar as possibilidades de um comércio, tanto que muitas lojas que antes existiam apenas presencialmente passaram a existir somente no mundo virtual. Fato é que o comércio eletrônico veio para ficar, e é muito benéfico tanto para quem compra quanto para quem vende.
Ao montar uma loja virtual, porém, é necessário pensar em alguns aspectos para ajudar na divulgação dos produtos e da marca. E o blog é uma ferramenta importante nesse processo.
Por que fazer um blog para sua loja virtual?
Algo essencial para uma loja é ter onde divulgar os produtos e as propostas da marca. No meio offline, principalmente no passado, alcançava-se estes resultados por meio de outdoors nas ruas, panfletos, intervalos no rádio e na televisão, etc. No mundo do comércio eletrônico, porém, as divulgações são feitas de maneira também online, e um blog pode te ajudar a fazer os clientes e os possíveis clientes conhecerem melhor a sua marca.
Ao produzir conteúdo em um blog, consequentemente, você acaba melhorando o posicionamento do seu site no Google, o que é essencial, nos dias de hoje, para quem quer ser visto. Com isso, ao procurar determinadas palavras-chave relacionadas ao seu blog, os internautas chegarão ao seu site e, consequentemente, aos seus produtos.
Como resultado estão a captação de clientes e até mesmo a fidelização de outros clientes. Se o conteúdo for interessante e de acordo com os gostos do seu público-alvo, também pode se tornar um meio informativo. Isso aumenta o tráfego na sua loja de e-commerce, que passa a ser reconhecida por clientes e leads importantes para impulsionar o seu negócio.
Além disso, também é interessante alimentar um blog para conquistar mais a confiança do público – ao mostrar que a sua marca sabe muito bem o que está fazendo, os clientes se convencem de que se trata de uma marca séria e engajada com seus propósitos.
É importante ter em mente, porém, que criar e manter um blog demanda tempo e dedicação (e também dinheiro). Afinal, será necessário se dedicar à redação dos conteúdos, à curadoria dos materiais e das palavras-chaves, etc., e o retorno não é imediato. Por isso, é necessário estabelecer uma estratégia em longo prazo para que o blog seja parte da rotina da marca, com seriedade, para que os objetivos sejam alcançados.