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É fundamental estabelecer o perfil do consumidor ideal para criar ações mais assertivas.

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De grandes empresas a pequenos empreendedores, uma coisa existe em comum: todos precisam prospectar clientes o tempo todo. Mesmo que a organização já esteja estabelecida no mercado, dificilmente não terá que voltar sua atenção para a captura de novos consumidores, se quiser se manter competitiva. O dono da padaria da esquina certamente se perguntou como iria conquistar novos compradores, assim como os criadores da Pizza Hut e todo mundo que se aventurou pelo mundo dos negócios. E você? Sabe como fazer para prospectar clientes? São muitos caminhos possíveis para começar a trilhar.

A busca por novos clientes para fechar negócio com a empresa deve ser uma das prioridades dos gestores, já que serão fundamentais para o aumento das vendas e dos lucros da empresa. É importante fidelizá-los, mas, com a concorrência do mercado, muitos se perdem pelo caminho. Para prospectar, é necessária a implementação de estratégias que busquem envolver e conquistar o potencial cliente.

Estudo do mercado:

A pesquisa de mercado é fundamental para compreender o comportamento do consumidor, qual a expectativa dele em relação aos produtos ou serviços oferecidos pela empresa. A pesquisa é uma estratégia primordial para captar novos clientes, pois sem isso não é possível ser assertivo nas ações, e a empresa poderá gastar verba em vão. A empresa precisa estabelecer seu Ideal Customer Profile, ou seja, o perfil do consumidor ideal, aquele indivíduo que tem todas as características para fechar negócio com a organização, também conhecido como persona. 

Qualificação do lead:

Como fisgar um potencial cliente em meio ao oceano de ofertas e oportunidades da internet? Investindo em qualificação do lead, ou seja, capturando informações sobre gostos e preferências do seu público-alvo, para oferecer serviços e produtos de maneira mais pontual e atiçar o interesse deste cliente por seu negócio. Para conseguir essas informações preciosas do consumidor, é preciso oferecer algo em troca, como conteúdo qualificado, por exemplo.

Marketing de conteúdo:

Prospectar clientes não é uma ação persuasiva o tempo todo; é possível construir relacionamento através de ações de marketing de conteúdo, também chamado de  Inbound Marketing. Com estas ações, a marca poderá se manter na lembrança do público-alvo de maneira positiva e natural, sem estar oferecendo um produto ou serviço para isso. Em meio a tanta concorrência, é imprescindível investir no posicionamento digital, oferecer conteúdo relevante, estar presente nas redes sociais e saber se relacionar com os clientes.

Seja autoridade no seu nicho:

Para atrair novos clientes, é mais válido ter uma estratégia bem pensada do que investir apenas em publicidade. Quem procura por crédito pessoal, por exemplo, uma empresa que deseja captar este cliente deve oferecer para ele informações sobre o assunto, ajudá-lo na tomada de decisão e conquistar sua confiança. O que as marcas buscam é autoridade no assunto, para terem mais visibilidade em sites de busca e mais credibilidade com o público-alvo.