Principais mudanças proporcionadas pelo 5G

por | nov 10, 2022 | Blog | 0 Comentários

A tão aguardada tecnologia 5G finalmente chegou ao Brasil entre os meses de julho e agosto deste ano, 2022, algumas capitais como São Paulo, Brasília, Porto Alegre, Belo Horizonte, João Pessoa, Curitiba, Goiânia e Salvador, já contam com a tecnologia. A previsão é de que, até o final de setembro uma antena 5G seja disponibilizada para cada 100 mil habitantes, sendo intensificada até julho de 2025, principalmente nas grandes capitais. 

A chegada da tecnologia em todos os municípios brasileiros está prevista para 2029. Por mais que pareça distante e possa levar alguns anos até o 5G se tornar uma realidade para os brasileiros, algumas mudanças já foram sentidas, e devem ser ainda mais com o decorrer do tempo. 

Assim como energia com Placa Solar tem sido cada vez mais usada, a tendência é que a adaptação da tecnologia 5G faça parte do nosso cotidiano e deixe tudo funcionando com mais velocidade, mas ainda é preciso se adaptar, afinal, as alterações causadas foram muitas. 

No texto de hoje, iremos mostrar quais são as principais mudanças proporcionadas pelo 5G, bora conferir um pouco mais sobre essa tecnologia? Então vamos lá!

Aumento expressivo na velocidade

A primeira e uma das principais mudanças no 5G é o aumento expressivo na velocidade de conexão, essa tecnologia é 100 vezes mais rápida que o seu antecessor, o 4G, para se ter uma noção, a antiga chegava, no máximo, a 100Mbps, enquanto a nova tecnologia alcança de 1 até 10 Gbps. 

Isso acontece porque a quinta geração opera em ondas menores, sendo assim, é possível transportar mais dados, fazendo com que o tempo de resposta seja muito mais rápido e estável em comparação com o que estamos acostumados, impactando diretamente downloads e uploads, fazendo com que ver uma série ou filme seja feito de maneira completamente diferente. 

Se você ainda não entendeu o real impacto dessa mudança, separamos um exemplo prático, imagine que você queira baixar um vídeo enorme, falando sobre Disco Diamantado e todas as suas funcionalidades no tamanho de 25GB, com o 4G iria demorar 35 minutos e 47 segundos, com o 5G, esse tempo cai para 21 segundos, sentiu a diferença?

Menor latência

Se você está acostumado a travamentos durante chamadas de vídeo ou uma conexão mais lenta, esqueça, o 5G apresenta uma latência muito menor, podendo ver uma transmissão ao vivo, realmente em tempo real, sem se preocupar com os famosos delays que aconteciam antes. 

A expectativa é de que a latência atual fique entre 5 a 20 milissegundos, enquanto a do 4G variava de 50 até 70 milissegundos. 

Alcance muito maior

O alcance do 5G também é outra mudança interessante, podendo alcançar 1 milhão de aparelhos por quilômetro, já o 4G, alcançava “apenas” 10 mil aparelhos por quilômetro, o que representa um aumento de 100 vezes mais. 

Processamento de dados na nuvem

O armazenamento em nuvem vem sendo um tema cada vez mais debatido nos últimos anos, muitas pessoas abandonaram os pen-drives ou os arquivos nos computadores, para realizarem o salvamento apenas pela nuvem. 

Se essa já era uma tecnologia usada antes, imagine com o 5G, no qual os dados saem direto do chip e vão para a nuvem de forma instantânea, isso servirá para impulsionar os avanços dos celulares, que agora terão que ter um processador próximo de um computador. 

Facilitação com a IoT

A famosa Internet das Coisas, é outra beneficiada com a chegada do 5G, essa tecnologia que hoje é limitada pelo 4G, agora pode conectar muito mais aparelhos de forma simultânea, criando uma rede diretamente conectada e fazendo a conversação entre eles de forma muito mais simples. 

A educação a distância e a automação industrial, são alguns exemplos que sofrerão melhorias, até mesmo aparelhos eletrônicos dentro de casa serão mais responsivos, como geladeira, televisão e iluminação, que conversaram entre si, claro que o seu Catalisador para tinta ainda deve ser manuseado manualmente, mas o resto pode abraçar essa nova modernidade. 

Veículos autônomos e telemedicina

A telemedicina é uma área com possível crescimento após essa mudança, já que a realização de tarefas médicas de forma remota, deve se tornar algo mais simples e também confiável de ser feito, com uma conexão mais aprimorada. 

Diversas áreas serão impactadas com o 5G, tanto para quem utiliza jogos e streamings quanto para quem usa Impressora fiscal, por exemplo. Além disso, os veículos autônomos também devem evoluir ainda mais, com uma conexão mais segura e confiável, dando espaço para o seu desenvolvimento. 

O que achou do texto de hoje? Já está preparado para o 5G? Comente sua opinião abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por um criador de conteúdo do Soluções Industriais.

Written By Guilherme Rigamonte

Related Posts

Subscribe

Subscribe to Our Newsletter

Aliquet nisl. Nulla tempor mauris sed pretium egestas. Ut mi lacus, tincidunt ac quam quis, ultricies laoreet purus. Donec tincidunt scelerisque lacus, vel convallis augue interdum ac. Etiam eget tortor ac odio aliquam lobortis quis at augue.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *