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Posicionamento de marca nada mais é do que o modo como as empresas são percebidas pelas pessoas, sendo algo que influencia as estratégias de marketing.

Pensando nas marcas mais famosas do mundo e no modo como elas se apresentam, é notável que cada uma possui um pedestal e todo tipo de negócio também pode alcançar com lugar no coração e na mente dos consumidores.

As organizações precisam saber de que maneira se posicionar e para quem vão criar esse posicionamento, com base em seus valores e em outros aspectos que as diferenciam dos seus concorrentes.

Independentemente do tamanho ou segmento do negócio, sempre haverá a possibilidade de se destacar.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Harvard Business Review, cerca de 64% dos consumidores consideram os valores como a principal razão para se relacionar com a empresa.

Mas não basta apenas expor os valores do negócio, é necessário ir além e investir em posicionamento de marca.

Para entender um pouco mais sobre o assunto e aplicá-lo na prática, neste artigo, você vai entender o conceito de posicionamento de marca, como definir e ver algumas razões para investir nessa estratégia.

O que é posicionamento de marca?

Posicionamento de marca é uma estratégia de branding que ajuda a empresa a ocupar um lugar na mente dos consumidores.

A definição partiu do livro “Posicionamento: a Batalha por sua mente”, de Al Ries e Jack Trout, que elucida a corrida das empresas para conquistar a confiança e a memória do consumidor.

Negócios dos mais variados segmentos, como uma empresa especializada em churrasqueira de alvenaria com forno, disputam a atenção das pessoas, porém vence quem consegue alcançar um posicionamento certeiro.

O foco da estratégia não é o produto ou o serviço em si, mas o modo como as pessoas percebem o consumidor.

Saber posicionar a marca está além de promover produtos e serviços, visto que existe um esforço contínuo para se diferenciar, com base na opinião e na visão das pessoas.

O pacote de benefícios e o valor do produto deve estar totalmente preparado para ser posicionado, tendo como objetivo final alcançar o branding. Algumas informações necessárias para fazer isso são:

  • Saber quem é o público;
  • Como a marca será reconhecida;
  • Diferenciais que entrega;
  • Proposta de valor.

Também é necessário saber quais são as dores que a solução resolve e os prazeres que oferece para os compradores, além de mostrar os atributos da marca. Depois, basta desenvolver uma estratégia de comunicação que seja impactante.

O posicionamento só se concretiza quando a companhia consegue constituir uma imagem intensa no imaginário do cliente.

Uma empresa especializada em sacada de vidro fumê vai cruzar valores, memórias afetivas e sentimentos dentro de uma personalidade que só a empresa tem, fazendo com que ela seja lembrada imediatamente.

As pessoas podem se lembrar da organização por sua utilidade, compará-la com a concorrência, pelos usuários que possui, bem entre outros critérios.

Tudo isso vai depender da estratégia escolhida para se destacar entre os concorrentes, e existem muitos motivos para investir em posicionamento.

Como definir o posicionamento de marca

Depois de entender o conceito de posicionamento de marca, é necessário saber como colocá-lo em prática. Ele pode ser formado por frases ou parágrafos, mas, no geral, depende das seguintes definições:

Para quem o produto se destina

A regra geral das estratégias de marketing e vendas é conhecer muito bem o público e a persona da empresa. A mesma coisa se aplica na hora de definir o posicionamento de marca.

Se a empresa não sabe quem ela quer que reconheça a sua marca, dificilmente vai definir o posicionamento que deseja. Assim sendo, procure conhecer o público e com base em suas informações, elabore o mapa da empatia.

Ele ajuda a detalhar informações sobre a persona, além do mais, a pesquisa de mercado ajuda a traçar o perfil de cliente ideal e outras informações sobre aqueles que consomem os produtos e serviços.

Entender a dor do cliente

Algumas características e situações vão fazer com que uma pessoa prefira comprar piso monolítico cimento queimado ao invés de outro tipo de piso, e para saber como isso acontece, é necessário entender o que motiva suas necessidades.

As pessoas compram porque precisam resolver uma dor ou porque querem simplesmente atender a um desejo, sendo necessário entender perfeitamente esses aspectos e de que maneira o produto pode satisfazê-las.

Diferencial da empresa

Por fim, é necessário estabelecer os diferenciais da marca que levam as pessoas a comprarem seus produtos ao invés das soluções oferecidas pelos concorrentes.

Várias situações podem interferir na decisão de compra, como o preço, a qualidade, rapidez, o atendimento prestado, dentre outras questões.

Ao responder essas três perguntas, a organização consegue definir seu posicionamento, e se esse produto se destina à classe C, talvez seu maior diferencial seja o preço.

Por outro lado, se uma parede drywall quarto se destina ao público da classe A, então vai se posicionar no mercado como uma solução mais durável.

Por que investir em posicionamento de marca?

Investir em posicionamento de marca traz uma série de vantagens que faz toda a diferença para os negócios, e de entre as que mais se destacam estão:

1. Beneficia o crescimento

O posicionamento de marca faz toda a diferença para o crescimento do negócio, visto que traz mais consistência para a situação, sendo importante focar nesse ponto.

Por meio de ações bem estruturadas, fica muito mais fácil elevar o patamar e replicar o modelo de atuação. Como resultado, a companhia aumenta as vendas e tem a oportunidade de abrir novas unidades.

Também pode ocorrer o franqueamento do negócio, algo que leva ainda mais os lucros. No entanto, isso só é possível se houver um bom gerenciamento de marca do que seja realizado de maneira eficaz.

2. Transmite o propósito da marca

Se uma empresa de fechamento de varanda com vidro de correr tiver um posicionamento bem elaborado, vai conseguir transmitir seus propósitos claramente.

Porém, antes de fazer isso, todos os aspectos que envolvem a empresa precisam estar bem definidos, e só assim encontrar maneiras de transmiti-los para o público.

Por exemplo, se o foco da corporação é sustentável, pode investir na produção de materiais que ensinam a audiência sobre o assunto, mostrando o quanto ele é relevante e de que maneira seus produtos se encaixam nessa realidade.

São coisas que ajudam a tornar o processo comunicativo muito mais ágil e poderoso, além de ajudar a empresa a se mostrar como uma autoridade naquilo que está falando.

3. Melhora a percepção do público

A percepção do público deve ser alimentada constantemente, tendo em vista que a maneira como as pessoas enxergam a empresa pode mudar de repente. Isso acontece porque gostos e preferências mudam ao longo do tempo.

O restaurante que vende marmitas prontas congeladas deve fazer monitoramento constante, realizar melhorias e estudar essas questões. É assim que ele vai entender como os resultados acontecem e buscar maneiras de melhorá-los.

A qualidade do posicionamento reduz riscos, como no caso de estratégias que podem gerar uma percepção negativa em massa. Existem muitos exemplos disso, e todas as ações precisam ser encaixadas com a proposta da marca.

4. Consolida a marca

Ter um bom posicionamento ajuda a consolidar a empresa entre os concorrentes e os consumidores, visto que diferencia e distingue a identidade e posicionamento da organização em relação aos competidores.

Se uma clínica especializada em transplante capilar não cirúrgico consegue transmitir sua visão, missão e valores, vai caracterizar seu branding e criar voz e imagem que servem de base para a reputação, credibilidade e autoridade da empresa.

Ao longo do tempo, a marca será reconhecida e os resultados vão aumentar o brand awareness, permitindo que o público tenha mais consciência sobre quem é a marca.

5. Melhora a experiência

Uma estratégia de branding tem como foco a maneira como os consumidores percebem a marca. A percepção se dá por meio de vários fatores, por exemplo, a maneira como a empresa se comunica e as ações não relacionadas ao seu nicho.

Uma clínica de psicólogo pediátrico pode abordar questões relacionadas ao meio ambiente, sustentabilidade e assim por diante.

Pelo fato de impactar a qualidade. processos e rotinas da empresa, acaba afetando a precificação do que é produzido, uma vez que os produtos e serviços se transformam em objeto de desejo de clientes e potenciais clientes.

Considerações finais

O posicionamento de marca é algo muito valioso e precisa ser corretamente trabalhado pelas empresas, para que a companhia alcance seu lugar de destaque no mercado em que atua.

Como foi visto, não faltam razões para investir nessa estratégia e por meio de passos simples, é possível definir o posicionamento do negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.