Não é novidade para ninguém que as redes sociais estão ocupando um espaço cada vez maior na sociedade e na rotina de milhares de pessoas ao redor do Brasil e do mundo, e isso não aconteceu sem uma boa razão por detrás.
Hoje, mais da metade da população mundial possui acesso à internet e pelo menos um perfil em uma das diversas redes sociais que existem, e tudo isso se dá pelo grande alcance que essas redes oferecem aos usuários.
Para que uma pessoa encontre uma empresa que venda tapete de vinil em rolo, por exemplo, já não é mais necessário procurar apenas por um site na internet, mas também pelo perfil de uma loja nas redes sociais.
Isso significa que as pessoas se veem em um cenário jamais visto antes, onde elas conseguem tanto o que precisam quanto o que querem em poucos segundos na palma de suas mãos.
Mas engana-se quem pensa que as redes surgiram para beneficiar apenas os usuários e fazer com que as pessoas passem horas e horas consumindo conteúdo que gostam para agradar os algoritmos, já que as empresas também saem ganhando e muito com isso.
Uma empresa especialista em limpeza caixa d água condomínio, por exemplo, sabe que as redes sociais são o caminho ideal para alcançar mais clientes e pessoas que podem se interessar pelo que a marca oferece.
As redes sociais são versáteis, ou seja, qualquer tipo e segmento de negócio consegue utilizá-las ao seu favor e conquistar um espaço só seu para atrair ainda mais clientes e aumentar a relevância da empresa no meio digital.
Quem possui o seu próprio negócio sabe muito bem que estratégias de marketing são fundamentais para alcançar os objetivos estabelecidos, aumentar o lucro e visibilidade da marca, e as redes sociais podem ser grandes aliadas nesse processo.
Imagine fazer com que a sua empresa de lona para bote inflável chegue a pessoas de todo o mundo e aumente seus resultados? Parece um sonho, não é mesmo? Porém é mais real e possível do que você imagina.
Isso se você souber utilizar as estratégias de marketing em conjunto com as redes sociais da melhor maneira possível, e é justamente sobre isso que iremos abordar e te ajudar hoje.
Motivos para usar as redes sociais no seu negócio
Para começo de conversa, precisamos abordar os motivos pelos quais você deve começar a usar as redes sociais em seu negócio justamente para que você entenda como elas são poderosas dentro deste meio. Confira:
Aumenta o engajamento com o público
Quando falamos de engajamento nas redes sociais, nos referimos à troca realizada entre a pessoa que posta algo e a que consome aquele tipo de conteúdo. Essa troca se tornou cada vez mais comum dentro das mídias sociais.
Esse engajamento é fundamental para ajudar a construir um bom relacionamento com os seus clientes, pois a sua empresa de sistema de cftv para condomínio, por exemplo, conseguirá atrair a atenção daquele usuário e levá-lo para uma possível ação de compra.
O engajamento é muito mais do que apenas número e status, é uma ação realizada pelo usuário e que reforça o interesse dele naquilo que acabou de ver e, consequentemente, interesse também no que a sua marca oferece.
Aumenta o alcance da marca
Como mencionamos no início deste conteúdo, mais da metade da população de todo o mundo possui acesso à internet e perfis em algumas das diversas redes sociais, o que significa que, provavelmente, os seus clientes e possíveis clientes se encontram lá.
Independente se a sua empresa é uma que vende produtos como acessórios de decoração para casa ou preste serviços como a produção de controlador de acesso empresas, nas redes sociais existem pessoas que com certeza se interessaram pelo que você oferece.
Isso significa que o alcance da sua marca pode ser muito maior através das redes sociais, que ajudam o seu conteúdo a chegar cada vez mais longe a alcançar pessoas que talvez, em um ambiente físico, nunca fosse possível alcançar.
Humaniza a marca
Provavelmente em algum momento você já deve ter ouvido sobre a importância de humanizar a sua marca e fazer com que as pessoas se identifiquem cada vez mais com ela e com as pessoas que estão por trás e fazem esse negócio acontecer.
E nada melhor do que utilizar o que o seu público utiliza e estar no espaço onde eles se concentram, nesse caso, as redes sociais. Pessoas que procuram por uma barreira new jersey de concreto podem se interessar mais sobre o que você produz a respeito.
Isso, por mais inconsciente que seja ao usuário, faz com que ele crie um afeto pela sua marca, que se torna mais humanizada ao entender as dores, desejos, necessidades e considerações do seu público através das redes sociais.
Gera mais tráfego e conversão
Quando falamos de tráfego e conversão dentro das redes sociais, nos referimos ao número de novas pessoas que conhecem o seu negócio e as que saem do status de apenas admiradores do seu conteúdo para possíveis clientes.
E as redes sociais se tornam o espaço ideal para isso, pois um usuário que procura por impermeabilização de laje de estacionamento pode não só conhecer a sua marca, mas também se converter em um possível cliente.
Dessa maneira você consegue aumentar a geração desse tráfego e conversão de uma maneira bem mais simples, prática e economiza para a sua empresa, contando com as redes sociais que farão toda a diferença nesse processo.
Esses são apenas alguns dos diversos motivos pelos quais você deve levar a sua marca para as redes sociais, com certeza você terá muito mais a ganhar do que perder contando com elas em suas estratégias.
Estratégias de marketing para as redes sociais
Um dos grandes motivos pelos quais as pessoas não entram de vez no universo das redes sociais para aumentar os resultados de sua empresa é justamente a falta de conhecimento das estratégias que podem ser aplicadas nesse meio.
Por isso, selecionamos algumas das mais utilizadas e que geram os melhores benefícios para te ajudar nesse processo. E elas servem tanto para marcas que vendem cabo de aço para movimentação de carga quanto para marcas que prestam algum serviço especializado. Confira:
Marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é uma das estratégias mais utilizadas tanto nas redes sociais quanto em blogs. Porém, como sabemos que as redes sociais possuem um alcance ainda maior, essa estratégia é utilizada com mais presença nelas.
O marketing de conteúdo nada mais é do que uma estratégia que visa a produção de conteúdos que auxiliem o usuário a esclarecer alguma dúvida ou resolver algum problema, ou seja, é um conteúdo com o objetivo de ajudar as pessoas.
E esse conteúdo pode ser tanto no formato de texto, quanto imagens, vídeos, áudios e qualquer outro formato que as redes sociais te ofereçam.
Tráfego pago
Como mencionamos anteriormente, o tráfego nas redes sociais é entendido como o volume de novas pessoas que conhecem a sua marca, isso significa que quanto mais tráfego melhor, não é mesmo?
Pois bem, as redes sociais também oferecem a possibilidade de tráfego pago, ou seja, você pode pagar para que a rede social divulgue o seu perfil para ainda mais pessoas, com isso o seu tráfego decola de vez.
E os preços não são exorbitantes, é possível aumentar o seu tráfego pagando bem pouco e testando essa estratégia para saber se será a melhor para o estilo do seu negócio.
Marketing de influência
Uma das coisas que cresceram com as redes sociais foi o marketing de influência, que nada mais é do que contatar os famosos influenciadores digitais para divulgar o seu produto ou serviço em seus perfis.
Hoje é normal entrar no perfil de uma grande estrela e a ver fazendo publicidades para divulgar determinadas marcas. Pois bem, você também pode fazer isso entrando em contato com alguns influenciadores e oferecendo uma parceria para que eles divulguem o seu negócio.
Com essas estratégias, você consegue fazer com que o perfil da sua marca dentro das redes sociais cresça cada vez mais e alcance um público que você nunca tenha imaginado que seria possível alcançar.
Melhores redes sociais para o seu negócio
Como falamos anteriormente, existe uma imensidão de redes sociais na atualidade, mas isso não significa que todas irão entregar os resultados esperados. Por isso, fizemos uma lista com as melhores para que você comece a trabalhar com elas sem medo, confira:
- Instagram;
- YouTube;
- LinkedIn;
- TikTok;
- Twitter;
- Facebook;
- Telegram;
- WhatsApp.
Estando presente em pelo menos uma dessas redes sociais e aplicando as estratégias que mencionamos acima, você irá alcançar os seus resultados e entender de uma vez por todas todo o poder que as redes sociais possuem dentro do universo dos negócios.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.