Perguntas para ajudar na identificação do público-alvo

por | ago 23, 2022 | Blog | 0 Comentários

O público-alvo é base para que qualquer empresa consiga desenvolver suas campanhas de marketing, portanto antes mesmo de definir os primeiros passos para conseguir números melhores, é necessário entender, de modo geral, o público que irá trabalhar.

Podemos definir o público-alvo como um grupo de pessoas que possuem uma série de características em comum. Esse grupo de pessoas é identificado pela própria empresa, e as campanhas desenvolvidas são destinadas justamente para eles.

Por sua vez, público-alvo também é chamado de target (em inglês), segmento-alvo ou mercado-alvo. Trata-se, por exemplo, de um grupo de pessoas interessadas em adquirir porta paletes para diferentes finalidades.

A sua definição só começa com a segmentação do mercado. O mercado é fatiado em segmentos com perfil semelhante de acordo com algumas características estratégicas. São elas:

  • Dados demográficos;
  • Dados comportamentais;
  • Idade;
  • Gênero;
  • Escolaridade;
  • Estilo de vida;
  • Personalidade.

Ao levantar todos esses dados, a empresa consegue ter uma base melhor para tomar as suas decisões. Contudo, não pense que a importância de levantar esses dados só mora na cabeça dos profissionais de marketing.

A verdade é que cada dado coletado consegue abrir várias possibilidades, e para isso é preciso que o gestor responsável mergulhe nas pesquisas e análises de mercado para conhecer as pessoas.

Baseando-se nesses estudos, o gestor passa a entender melhor quais as estratégias a serem adotadas para alcançar o público interessado em brasagem de metal duro, por exemplo.

Após identificar os segmentos, a empresa seleciona aqueles em que deve concentrar boa parte dos seus esforços para alcançar pessoas que possuem mais probabilidades de se tornarem clientes.

Ou seja, o plano de marketing, as campanhas ou peças de comunicação são direcionadas para esse público em específico. Em algumas plataformas, fica mais fácil definir o público-alvo para direcionar os anúncios, por exemplo.

No geral, essas plataformas conseguem alcançar justamente o público que coloca “chapa perfurada onde comprar” nos mecanismos de busca, sugerindo assim o negócio em questão.

O próprio Google Ads ou o Facebook Ads disponibilizam uma página para que o gestor possa selecionar as características do público-alvo. Todo esse processo ocorre visando a segmentação da mídia, que a empresa alcance quem realmente deseja.

Em outras palavras, ambas as plataformas tornam o processo mais simples para que a empresa consiga alcançar as pessoas que possuem o real interesse em fazer negócios.

Importância do público-alvo

Para as pessoas que já trabalham com marketing e publicidade, definir um público-alvo já é algo comum nas estratégias, afinal é com base nelas que sites focados em adequação de máquinas NR12 conseguem alcançar pontualmente o seu público.

Entretanto, nem sempre isso foi considerado como uma parte obrigatória de todo o processo de desenvolvimento de campanhas de marketing.

Inicialmente os profissionais não pensavam que os consumidores tivessem perfis, interesses e comportamentos diferentes. Nessa fase, era praticado o marketing de massa, que era pensado para todos de forma homogênea.

As marcas só tinham uma coisa em mente: fazer com que a divulgação de um certo produto alcançasse a sociedade.

Contudo, ao longo do tempo foi possível notar que grande parte dos esforços eram desperdiçados, o que era extremamente desvantajoso para uma empresa especializada em inspeção de instalação elétrica, que não tinha o seu alcance aumentado.

No marketing de massa, o investimento nos veículos de mídia mais populares era muito grande para atrair poucos interessados. Como se isso não bastasse, a comunicação com o público ainda falhava.

Ou seja, no momento em que a campanha era desenvolvida para falar com todo mundo, na verdade não falava nem com uma parcela das pessoas que almejavam.

Portanto, é certo dizer que a segmentação de mercado e o público-alvo transformou o marketing, que agora envolve a compreensão do comportamento dos consumidores, e a criação de estratégias e soluções específicas para cada tipo de problema.

Diferenças entre público-alvo e persona

Resumidamente, o público-alvo e a persona funcionam como ferramentas do marketing, que olham para o mercado e definem com quem a marca deve se comunicar. É por esse motivo que muitas pessoas acabam confundindo os seus conceitos.

Mas para deixar o assunto ainda mais claro, iremos explicar suas respectivas diferenças para que, ao desenvolver suas campanhas, você possa usar os dois conceitos para potencializar os resultados.

O público-alvo pode ser definido como um segmento de mercado com características em comum para quem a marca direciona as suas estratégias.

Já a persona é a personalização do cliente ideal, por meio de uma descrição que representa as características, perfil e os comportamentos que os consumidores têm.

É por meio dessas informações, que uma loja virtual consegue identificar um grupo de pessoas interessadas em uma bancada de inox para laboratório, por exemplo.

Por mais que entre em questões comportamentais e psicográficas, a descrição do público-alvo é mais superficial, levantando apenas características pontuais. Inclusive essa é uma das principais críticas que a abordagem do público-alvo sofre.

Por outro lado, a persona traz uma descrição mais aprofundada sobre o perfil do personagem, onde inclui-se os hábitos, gestos, interesses, dores e necessidades.

Dessa forma, fica mais fácil saber quais são os consumidores interessados em alugar armazem geral e os que não possuem tanto interesse nesse tipo de negócio.

Portanto a persona tem a capacidade de abordar toda a complexidade do ser humano, que por sua vez não se resume apenas em uma descrição de característica superficial.

Perceba que até há uma diferença conceitual: enquanto o público-alvo é uma mira que deve ser atingida, a persona representa o público em que a empresa deseja desenvolver interações.

Por esse motivo, o público-alvo costuma ser usado no nível estratégico, na definição do posicionamento de mercado ou em outros casos, na segmentação de mídias pagas.

Já a persona é utilizada em estratégias de marketing de conteúdo, social media e relacionamento que promovam interações com o público.

Dito isso, você possui agora a base para entender quais são as perguntas que podem ajudar na identificação do seu público-alvo. Conheça agora quais são elas:

Identifique o seu público-alvo por perguntas

No processo de identificação do público-alvo é necessário ter em mente que tudo deve ser analisado de maneira aprofundada, incluindo o planejamento estratégico do seu negócio.

Para que você possa criar estratégias mais pontuais, elaboramos 8 perguntas que irão potencializar esse processo. Confira:

1. Quais são as necessidades e problemas dos seus clientes?

Uma das peças-chave para identificar o seu público-alvo é entender quais são as reais necessidades e problemas dos seus clientes.

Entender esses dois fatores faz com que todo o processo fique mais fácil. Contudo, vale pontuar que as necessidades e os problemas podem ser temporários ou específicos, tudo irá depender do nicho de mercado que você deseja trabalhar.

2. Quais os principais desejos do seu cliente?

Saber quais são os principais desejos do seu cliente indica quais são os motivos que o levou a comprar com uma marca. Ao ter essa informação em mãos, você tem a oportunidade de criar campanhas mais objetivas.

3. Quais são os canais usados pelo público?

Nessa parte você precisa saber quais são os canais que o seu público utiliza para buscar informações. Ao saber quais são eles, você irá criar campanhas personalizadas para cada tipo de veículo.

4. Quais as marcas de confiança do cliente?

Por mais que não haja relação com o seu negócio, identifique todas as marcas que o seu consumidor confia, dessa forma você saberá quais são os valores da sua empresa e os problemas que resolvem para ter insights importantes para o seu negócio.

5. Quais as soluções que o seu consumidor busca?

Compreender quais são as soluções que o seu consumidor busca é essencial para saber se o seu negócio está apto para atuar no segmento. Aproveite também para saber quais são os valores que o seu público está disposto a pagar.

6. Quais os concorrentes da sua empresa?

Conhecer os concorrentes da sua empresa é fundamental para entender quais são os pontos fracos do seu negócio para que posteriormente você possa realizar melhoras. Dessa forma você pode ganhar destaque no seu segmento.

É através do destaque que uma loja especializada em compressores aberto bitzer para refrigeração consegue ganhar autoridade no segmento.

7. Como é o comportamento do seu consumidor?

Acompanhar as atitudes do seu consumidor, pode influenciar diretamente no posicionamento do seu negócio. Tendo essa informação, você saberá qual o melhor momento para enviar suas campanhas.

8. Qual é o diferencial do seu produto ou serviço?

Por fim, você deve analisar quais são as características do seu produto, o que os tornam diferente dos demais disponíveis do mercado. Ter esse tipo de mapeamento abre uma boa vantagem competitiva da sua empresa na concorrência.

Considerações finais

Até aqui você já pôde entender a importância e utilidade que a definição do público-alvo possui, contudo saber qual a melhor estratégia de marketing para a sua empresa é ainda mais importante.

Nesse processo, considere conhecer as estratégias do marketing digital, que podem alavancar consideravelmente o seu negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Written By Guilherme Rigamonte

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