Passo a passo para criar um briefing de identidade visual

por | abr 23, 2021 | Blog | 0 Comentários

A identidade visual corporativa é o conjunto de elementos visuais, tais como cores, formas, tipografias, grafismos, texturas, símbolos e outros; que são usados de forma integrada ou separadamente para transmitir os valores e o posicionamento de uma organização para seus públicos de interesse.

Portanto, para criar uma identidade visualadequadamente, será preciso definir cada um desses elementos, além de se criar um logotipo, o componente central de toda identidade visual.

Para que esse processo ocorra de forma adequada, é preciso contratar um profissional de design e passar a ele uma série de informações, por meio de um briefing de identidade visual.

Este documento é bem detalhado, mas pode ser mais simples de providenciar do que muitos imaginam.

Selecionamos 8 passos para você cumprir esta tarefa e criamos um modelo de briefing de identidade visual.

Acompanhe nesta postagem as 8 informações que você tem que fornecer para solucionar este desafio.

8 passos para criar um briefing de identidade visual

Este modelo de briefing de identidade visual está dividido em duas partes. Na primeira, algumas informações sobre o planejamento estratégico de seu negócio. Na segunda, questões mais específicas sobre os elementos visuais a serem criados.

Parte 1: informações estratégicas

1- Mercado-alvo:

Quem são seus clientes?

Podem ser empresas no caso de negócios B2B, ou consumidores.

O ideal é criar um perfil dessas empresas, com o ramo de atuação, porte, faturamento etc.

Quanto aos consumidores, além de dados sóciodemográficos, como idade, localização, estado civil, renda etc.; é preciso criar um perfil comportamental, que define seus valores e crenças, seus costumes e hábitos.

2- Posicionamento:

Posicionamento é a tradução da solução que sua empresa oferece ao mercado, atendendo a um desejo ou necessidade de modo específico.

Por exemplo: existem diversas empresas que fabricam chocolates, mas com certeza o posicionamento da Nestlé, da Cacau Show e da Kopenhagen são diferentes.

A primeira atende ao mercado de massa, a segunda a um público de classe média e a terceira se posiciona como a mais sofisticada.

3- Diferencial:

Diferencial é aquele benefício que sua empresa oferece aos clientes de forma superior aos seus concorrentes e faz com que seja a preferida de muitos consumidores.

Pode ser a qualidade, o atendimento, a variedade, a localização e muitos outros fatores. Aponte em seu briefing qual deles é seu diferencial

Com base nessas informações estratégicas fornecidas em seu briefing de identidade visual, o designer saberá como criar elementos visuais que atraiam e se identifiquem com seu público.

Parte 2: preferências e referências de design

4- Todos os materiais que a empresa já tem:

Sim, é preciso fornecer ao designer amostras dos materiais já criados, sejam folders, anúncios de jornais, de revistas, filmes, sites, e-mail marketing etc.

Aponte também quais são considerados bons exemplos e quais não atendem as necessidades da empresa.

5- Referências de materiais que a empresa acha interessantes:

Agora, mostre ao designer alguns exemplos de matérias de comunicação de outras empresas e de outros segmentos, que você admira e acha que podem servir como boas inspirações para ele.

6- Apontar quais são seus principais concorrentes:

Além de fornecer essa lista de concorrentes, é importante relacionar seus sites e acrescentar, se possível, seus materiais de marketing e comunicação.

Assim, o designer poderá não só conhecer as tendências de seu mercado, como evitar fazer coisas parecidas com as de concorrentes, o que pode gerar confusão no consumidor e até problemas jurídicos.

7- Definir o que é proibido:

Muitas empresas têm uma política de comunicação em que certos assuntos devem ser evitados e até cores ou palavras.

Por exemplo: empresas aéreas costumam evitar palavras como “acidente” ou “desastre”.

8- Determinar o que é obrigatório:

Às vezes a empresa já tem um logo e não quer que ele seja totalmente modificado, ou existem cores que já são tradicionais do negócio, assim como símbolos e frases.

É preciso especificar tudo isso para que o designer possa trabalhar com segurança.

Depois de passar o briefing para o designer, não esqueça de pedir um orçamento de identidade visual, evitando quaisquer surpresas quando ele trouxer o resultado de seu trabalho.

Uma maneira de conseguir um projeto de identidade visual com qualidade e ótimo custo, e que tem sido usado por muitas empresas atualmente, é a concorrência criativa.

Sua empresa preenche o briefing no site e diversos designers competem entre si para entregar a melhor proposta, que você escolhe via internet, com direito a dar sugestões e pedir alterações.


Este artigo foi escrito pela equipe da We Do Logos, o maior site de concorrência criativa da América Latina e um dos primeiros do Brasil.

Written By Claudio Camargo

Olá 👋 meu nome é Claudio, nasci em 1982, sou casado com a jornalista Erika Santiago. Empresário, publicitário - trabalho como especialista em strategic marketing com mais de 20 anos de experiência na internet, sou fascinado pelo design, o marketing & a tecnologia que conecta pessoas, marcas e empresas. Profissional reconhecido na área de propaganda e marketing, já ajudei mais de 789 pessoas a transformarem suas ideias em negócios de sucesso. ✅ Em abril de 2008, startei a AgDSN agência na cidade de Campinas/SP; 🏅Tenho a Consagrada Certificação do Partner (para agências) Google Ads; 🚀 Clientes Configurados com Custo de $30 mil e Faturamento de Milhões. Você está pronto para sua próxima jornada digital? O que pretendo fazer aqui no meu site? Trazer dicas sobre os assuntos de branding, criação de site, simulador de 👕 uniformes, diagramação de 📚 livros, estratégia de 🚀 lançamentos digitais e marketing digital corporativo de uma forma abrangente.

Related Posts

Subscribe

Subscribe to Our Newsletter

Aliquet nisl. Nulla tempor mauris sed pretium egestas. Ut mi lacus, tincidunt ac quam quis, ultricies laoreet purus. Donec tincidunt scelerisque lacus, vel convallis augue interdum ac. Etiam eget tortor ac odio aliquam lobortis quis at augue.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *