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O e-mail marketing é uma das estratégias mais populares dentro do marketing digital, sendo extremamente comum o seu uso principalmente na nutrição de leads e na evolução dentro da jornada de compras, mas para que ela seja eficiente, é preciso que e entregabilidade do conteúdo seja feito de forma saudável e que alcance as pessoas da maneira correta. 

E é claro que, as listas montadas tem um grande peso dentro de toda essa jornada, é através delas, que você consegue enxergar como está sendo o contato com seu lead, sua taxa de aprovação, e se você está enviando conteúdos para as pessoas certas e que estão realmente interessadas em ter um vínculo com o seu negócio. 

Mas como alinhar os seus interesses com os do seus clientes? Claro que você não irá fechar um contrato como quando contrata um serviço de outsourcing de impressão, porém, é preciso sempre deixar aquele lead ciente se ele deseja receber conteúdos e quais são eles, isso ajuda tanto você quanto ele. 

Para isso existem o opt-in, double opt-in e o soft opt-in, você já ouviu falar sobre esses termos? No texto de hoje, iremos abordar cada um deles de maneira individual e mostrar para você como cada um funciona, bora conferir? Então vamos lá!

O que é o Opt-in?

Abrindo a nossa lista temos o opt-in, que como você deve ter percebido, também tem seu termo aplicado nos demais que vamos falar abaixo, ele é considerado básico porque o seu conceito consiste na permissão concedida pelo usuário para que a sua empresa possa enviar os e-mails até aquelas pessoas. 

Ou seja, o opt-in, significa a permissão que um usuário concede para o recebimento dos seus conteúdos, isso acontece quando ele clica em alguns formulários como “assine nossa newsletter” e “fique por dentro de nossas novidades por email”, e preenche o formulário com todas as suas informações e dados cadastrais. 

A partir do momento que essa ação é executada, podemos enquadrá-la como opt-in, sendo utilizada para que aquele usuário fique na lista de leads da sua empresa, e que ele tenha autorizado o envio dos seus conteúdos falando sobre seus equipamentos de combate a incêndio

E o double opt-in?

Por mais que o opt-in já seja essa “autorização”, muitas pessoas ainda possuem alguns problemas por ser algo mais básico, e talvez acarretar em envios para usuários que perderam o interesse com facilidade ou até mesmo passaram informações que não são corretas, e é exatamente aí que entra o double opt-in, também conhecido como dupla verificação. 

Esse é o formato com maior probabilidade de conversão, e se baseia no envio de um e-mail de confirmação logo após o lead preencher os dados do formulário na etapa do opt-in, isso evita qualquer tipo de fraude, e faz com que você confirme que a pessoa realmente está interessada no seu conteúdo. 

Com isso, qualquer e-mail preenchido de forma incorreta ou inexistente é prontamente descartado, dando espaço apenas para aqueles de confiança que querem ter um contato mais direto com a sua empresa, isso faz do double opt-in extremamente seguro e o mais recomendado para sua lista de e-mail marketing. 

Soft opt-in, o que significa?

Fechamos nossa lista com o soft opt-in, a opção menos recomendada dessa lista, ela nem ao menos precisa de um formulário para ser preenchido, a partir do momento em que o usuário tem o contato da empresa, essa acredita que já é possível colocá-lo em sua lista de e-mails, sem solicitar uma autorização ou pedir qualquer coisa com antecedência. 

Essa era uma prática legal, até a chegada da LDPG, que configura o uso de dados e informações sem autorização prévia do usuário como uma prática fora da lei, podendo resultar em graves punições para as empresas que a aplicam. 

Dessa forma, o soft opt-in consiste em colocar na sua lista de e-mails, qualquer usuário que tenha contato com seu negócio, coletando dados antigos e disponíveis em cookies e páginas da web, o que resulta em uma baixa taxa de conversão e um lacre de segurança praticamente nulo. 

O que achou do texto de hoje? Deixe sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.