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O método OKR foi implementado pela primeira vez no Google, por John Doer e desde então tem se popularizado muito. Existem muitas metodologias que têm como foco melhorar os resultados da empresa, mas nem sempre é fácil escolher a melhor.

Mesmo assim, é fundamental escolher uma opção eficiente para que a organização seja bem-sucedida, no entanto, costumam ser processos muito complexos e difíceis de implementar.

Para profissionais que não têm muita experiência no assunto, é ainda mais complicado implementar algo dentro da empresa que seja compatível com seus objetivos, com os clientes e com o corpo de colaboradores.

Para ajudar nesse sentido, surgiu a metodologia OKR, que ajuda a conquistar resultados e aumenta o engajamento dos funcionários, por meio de processos simples e flexíveis.

Porém, assim como acontece com outros métodos, é muito importante entender sobre o assunto, compreender as características e descobrir as melhores maneiras de implementar.

Também é muito importante que exista todo um acompanhamento para se certificar de que a opção está realmente trazendo aquilo que a companhia almeja.

O papel do gestor é entender o conceito de OKR, saber implementá-la do jeito certo e descobrir as vantagens da prática, e é sobre isso que o artigo vai falar.

O que é método OKR?

A metodologia OKR, sigla para Objectives and Key Results, é uma ferramenta de gestão que ajuda a definir metas e lista o que deve ser feito e como deve ser feito. São processos de medição de desempenho especificados durante a aplicação.

A diferença entre ele e as metodologias tradicionais é que os processos são simples e de cadência rápida. No entanto, isso só funciona se houver engajamento por parte dos colaboradores para que os objetivos sejam alcançados.

Um fabricante de divisória corporativa deve usá-la se seu propósito for manter o foco nos resultados, visto que a metodologia se encaixa dentro de processos ágeis e de desempenho.

Se a estratégia for bem-sucedida, trabalha como uma ferramenta facilitadora de comunicação interna, permitindo que a equipe se mantenha integrada com a corporação.

O método OKR alinha o time de trabalho e determina qual será o ritmo dentro da organização, mas para que realmente funcione dessa forma, todos os envolvidos precisam ter o mesmo propósito e caminhar na mesma direção.

Como implementar o método

Embora o método OKR seja prático e direto, além de pensar nos resultados e objetivos, não significa que a implementação está pronta. É imprescindível seguir alguns passos que vão garantir seu funcionamento. São eles:

Definir metas

A primeira coisa que a empresa precisa fazer é definir metas claras e específicas, visto que a metodologia não suporta complicações desnecessárias.

As metas servem tanto para os objetivos primários quanto para os key results, e só assim os colaboradores estarão sempre alinhados motivados para alcançar o que foi proposto.

Dividir os objetivos

O segundo passo é dividir os objetivos entre top down e bottom up, visto que eles não devem ser estabelecidos inteiramente por gestores e líderes.

Toda a equipe de uma empresa de serviço de guincho mensal deve participar, mais precisamente de 60% dos objetivos. O propósito é envolver todos na criação de metas e garantir um olhar útil em todo o processo.

Estabelecer prazos curtos

As metas não podem ser muito longas, pois isso pode dificultar a metodologia e até mesmo prejudicar a eficiência da implantação. O ideal é trabalhar com prazos curtos, a cada mês ou trimestre.

É uma forma de manter o senso de urgência, ao mesmo tempo em que a equipe terá tempo para realizar seu trabalho e as práticas trarão os resultados esperados.

Acompanhar os resultados constantemente

É indispensável acompanhar os resultados de maneira constante, tanto em relação a prazos curtos quanto para garantir tarefas consistentes.

Muitos gestores escolhem fazer o acompanhamento semanal, uma vez que é possível fazer ajustes rápidos, mas sem pressionar os profissionais envolvidos com análises diárias.

Deixar a metodologia à vista

Uma empresa de serviço de vigia noturno deve deixar os OKRs à vista das pessoas para garantir a transparência da metodologia, visto que só assim é possível alcançar o sucesso em sua implementação.

Todos precisam compartilhar os mesmos objetivos e aspirações, e a melhor forma de fazer isso é permitir que os profissionais estejam sempre por dentro dos resultados.

O gestor só precisa se lembrar que o propósito não é pressionar os colaboradores para alcançar resultados rapidamente, apenas mantê-los bem informados e garantir que a implantação esteja clara para todos os profissionais.

Não confundir esforços com resultados

Mesmo que os esforços sejam muito grandes, o que realmente deve ser analisado são os resultados. Isso porque se a equipe estiver trabalhando muito e não tiver um bom retorno, algo pode estar errado.

Para evitar essa confusão, um fabricante de disco de arado para cozinhar deve usar métricas e não se basear apenas no sentimento de união e esforço para qualificar a dedicação dos profissionais.

Vantagens do método OKR

Diversos tipos de empresa, incluindo as maiores do mundo, utilizam esse método por conta de seus benefícios. São eles:

  • Transparência;
  • Ferramenta didática;
  • Agilidade;
  • Alinhamento;
  • Aumento de foco;
  • Engajamento;
  • Crescimento;
  • Aprendizado;
  • Resultados.

Uma das principais características da metodologia OKR é sua transparência, algo essencial para a organização e seus colaboradores, além de ser um ponto muito valorizado no mercado atual.

Seu foco é o sucesso do todo, por essa razão, compartilham os objetivos de maneira transparente com toda a equipe, mostrando como cada membro colabora para atingir o resultado.

Outro ponto positivo é sua característica didática e fácil de aplicar, visto que não é necessário nem mesmo ter uma formação específica ou uma equipe técnica para aplicar o método dentro da empresa.

No caso de um fabricante de transformador para máquina de solda inversora, uma boa dica é oferecer treinamento para que o método seja implementado de maneira rápida e efetiva.

OKR é uma metodologia ágil que transforma objetivos maiores em etapas menores para que assim seja possível alcançar o resultado.

A corporação pode dividir o objetivo de um ano em trimestres, avaliando os resultados de cada período e assim aumentar a agilidade e a produtividade dos profissionais.

Todo o time passa a trabalhar em busca do mesmo propósito, mesmo que cada um atue em sua área. Isso é muito importante porque evita que os setores dentro da corporação tenham objetivos conflitantes.

Ao traçar um objetivo, é comum pensar em diversas possibilidades, só que isso atrapalha porque é necessário focar em alguma coisa realmente importante. O OKR evita essa situação, visto que foca em uma prioridade dentro de determinado período.

Um fabricante de produto para tratamento de piso granilite deve traçar metas, só que elas precisam ser do conhecimento de líderes e gestores, além de fazer a equipe trabalhar em conjunto.

Por meio da metodologia em questão, tudo passa a ser definido e compartilhado de maneira transparente, independentemente do setor ou nível hierárquico.

Ao fazer isso, a equipe se sente mais incentivada, motivada e desafiada para alcançar os objetivos e trazer conquistas para o negócio, é algo que aumenta muito o engajamento.

Todas as organizações buscam crescimento, independentemente do tipo, e por meio do método OKR fica mais fácil encontrar gargalos que podem ser inovados, fazer a corporação crescer e melhorar continuamente o desempenho dos funcionários.

Ao fazer tudo isso, uma empresa de aluguel de horário em consultório médico consegue crescer muito mais do que seus concorrentes.

Uma das características da metodologia é que ela possui ciclos menores, algo que ajuda a avaliar resultados e tomar decisões mais assertivas.

Isso também auxilia no aprendizado, uma vez que a equipe precisa de agilidade para se adaptar e alcançar metas definidas durante um período.

Por fim, o processo tem o propósito de alcançar os melhores resultados dentro da organização, mesmo sendo extremamente simples. Ele surpreende empresas no mundo todo por conta dos resultados que é capaz de trazer.

Um fabricante de grelha de piso vai alcançar todos os resultados e aproveitar esses benefícios se sua equipe estiver alinhada e motivada. Isso também é importante porque até mesmo os clientes são beneficiados.

É justamente por essa razão que muitas organizações famosas, como no caso do Google, utilizam essa ferramenta. No entanto, nada impede que negócios pequenos aproveitem suas vantagens e consigam crescer com ela.

Considerações finais

Toda empresa tem seus objetivos, independentemente de quais sejam, e o papel dos gestores é organizar as equipes para que todos trabalhem em prol do mesmo propósito.

Na prática, não é tão fácil fazer isso, mas existem ferramentas que ajudam muito nesse sentido, como a OKR. Aplicá-la é a melhor forma de tornar os processos mais transparentes e ter acesso a vários benefícios para a corporação.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.