Quando se pensa em hacker, logo se imagina alguém mal intencionado que pode invadir seus dados e acabar com a privacidade de alguém, certo? Mas os ethical hackers, Hackers Éticos em português não agem como estes hackers. Eles trabalham para a segurança do contratante, normalmente empresas. 

Essa segurança é medida pelas vulnerabilidades de um sistema e assim como um sensor de temperatura e umidade, o ethical hacker mostra os níveis de sua segurança e através disso, te avisa quando eles podem ser prejudiciais. 

Esse perigo pode ser visto através de testes de invasão, o profissional hackeia sites e sistemas para testar a integridade deles. Isso serve para que, se encontrados riscos, o profissional dê alternativas para evitar que a rede possa ser invadida por hackers que tenham más intenções. Os ‘hackers do bem’, como são conhecidos, podem ajudar a proteger sua empresa, conheça os serviços prestados: 

Desenvolve softwares

Um ethical hacker, por conhecer muito sobre a área de TI, pode desenvolver softwares, programas para celulares, computadores e outras tecnologias, que auxiliem a segurança de um sistema. 

Assim, os programas utilizados filtram quem pode acessar as áreas solicitadas e limpa as possibilidades de invasão, como faz um limpador enzimático, que evita o contato de matérias orgânicas com micro-organismos prejudiciais a elas. 

Os programas podem ser contratados através de empresas que prestam este serviço e têm como principal objetivo proteger dados e sistemas, como prontuários médicos, contas bancárias, informações fiscais e por aí vai. 

Pentest

O pentest é o teste de penetração. Através dele, o hacker consegue saber quão fácil é invadir o sistema, ou se ele tem a dificuldade necessária para evitar invasões de hackers com más intenções. Este processo de intrusão analisa a estrutura do TI (tecnologia da informação) de uma empresa e define onde estão os seus pontos fracos. 

Se uma empresa teve seu sistema construído sem o auxílio de uma boa equipe, provavelmente é fácil de invadir. A segurança é necessária, pois estas invasões podem causar danos irreparáveis, como roubos e vazamento de informações. 

Análise 

Após o teste, um ethical hacker te ajuda na análise da sua segurança. É através disso que ele te oferece possibilidades para melhorar os seus sistemas e evitar invasões maliciosas que podem fazer com que você e a sua empresa percam credibilidade. 

A análise é feita através de pontos de atenção percebidos por testes de uniformes profissionais, isso é, testes que funcionam de maneira parecida com a que um hacker mal intencionado trabalha, mas profissionalmente. 

Vale lembrar que o processo utilizado por um hacker que invade redes a fim de conseguir dados e informações sem a autorização do dono deste ambiente é crime e tem penalidade de detenção de até 1 ano prevista na lei 12.737 de 2012, chamada de “Lei de Crimes Informáticos” ou “Lei Carolina Dieckmann”.

Mas, se autorizado, um hacker pode invadir as informações de um sistema para testar a integridade da segurança deste. Portanto, o ethical hacker é legal e pode ajudar a proteção de um negócio através de softwares, testes e análises. Para ler mais conteúdos como este, nos acompanhe por aqui. Até o próximo post!

Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais.