Os relatórios são uma forma eficiente de organização através de textos, listas, atividades ou estudos. Independente do objetivo, esse modo de produzir conhecimento sobre algum serviço, produto ou marca pode ajudar a continuar o caminho percorrido, sugerir alterações ou então apenas analisar o que está sendo feito.
No marketing, esses relatórios devem ser elaborados com frequência com o objetivo de ajudar a entender o trabalho de comunicação que deve ser feito, e também para revisar se a ideia adotada está de fato sendo cumprida. Mas afinal, o que são relatórios de marketing e para que servem? É sobre isso que vamos conversar agora.
Uma forma de ajudar a entender o mundo e os clientes
Talvez a melhor definição sobre os relatórios de marketing esteja ligada à possibilidade de um estudo do cliente, com o objetivo de adquirir conhecimentos para desenvolver o melhor trabalho. Num projeto sobre estruturas metálicas, por exemplo, é importante saber que estruturas são essas, como são usadas, e qual a importância dessas estruturas, para que a melhor ideia possa sair do papel.
Além disso, esses relatórios também estão associados ao acompanhamento de algum projeto que já esteja sendo desenvolvido. É como se fosse uma atividade para avaliar a produtividade da equipe, e se o caminho adotado é o correto.
Por exemplo, numa campanha para uma fábrica de movelaria que produz mesa rústica de madeira. Tudo o que foi combinado está saindo conforme o planejado? Quais os primeiros resultados da campanha? São perguntas como essa que os relatórios de marketing ajudam a entender.
Importante ferramenta de trabalho e avaliação
Além disso, os relatórios servem também como ferramenta de avaliação de um trabalho. Depois dos projetos, a melhor forma de mostrar a eficiência da empresa e a qualidade da equipe é discutindo os pontos positivos e negativos da campanha.
Em um trabalho para uma empresa de tecnologia sobre o descarte de lixo eletrônico, por exemplo, é interessante incluir no relatório final de avaliação se foi perceptível a mudança em relação à conscientização ambiental, se isso teve impacto no aumento das vendas, e também o que as pessoas acharam da ação.
Além disso, o relatório de marketing também pode ajudar nos seguintes pontos:
- Aumentar o conhecimento sobre o trabalho desenvolvido;
- Mobilizar a equipe em um único objetivo a partir da concentração das informações;
- Permitir aos integrantes da equipe o acesso aos resultados da campanha;
- Possibilitar novas formas de condução do trabalho, a partir de correções sugeridas;
- Documentar informações sobre o trabalho que podem ser consultadas no decorrer das ações;
- Indicar acertos e pontos positivos que podem ser repetidos em trabalhos futuros.
Possibilidade de conhecimento para todos
É importante desmistificar na sua empresa que os relatórios são trabalhos cansativos e sem utilidade. Eles não precisam ser longos e nem feitos diariamente, mas é importante que sejam executados em situações pontuais, que podem ajudar a conduzir os próximos desafios. Em termos de comparação, é como se fosse um guia que pudesse ser consultado a qualquer momento. Uma forma de documentar as ações que estão sendo produzidas.
Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais.