Escolha uma Página

A avaliação dos motoristas parceiros da Uber é feita apenas no final da corrida, isso torna necessário deixar a experiência agradável até o último minuto. Apesar disso, às vezes, é difícil imaginar como tornar isso possível, pois uma viagem agradável para quem dirige nem sempre é para o passageiro. 

O motorista pode ter sido gentil ou permanecido sem puxar assunto ao longo do percurso, mas ainda assim receber uma avaliação de poucas estrelas. No mundo profissional, ser como um “aluno nota 10” não é o mais importante, mas estar muito abaixo da média provoca prejuízos à permanência no aplicativo. Na Uber, motoristas abaixo de 4,6 estrelas podem receber menos corridas ou ter as contas suspensas temporariamente.

A plataforma adota essa política porque os mais bem avaliados são vistos como aqueles que realmente trazem retorno para a empresa. Como a Uber circula em vários países, deixa essa fiscalização por conta dos passageiros, que podem avaliar o trabalho dos motoristas não só por estrelas, mas também com comentários de apoio e elogios ao serviço prestado.

A avaliação, atribuindo de uma a cinco estrelas para o motorista, é feita de forma anônima, o que dá mais liberdade ao passageiro para avaliar sem medo de discussões ou represálias. 

Mesmo não sendo possível saber o que agrada ou desagrada cada passageiro, há atitudes que são muito bem admiradas na sociedade em geral e que podem fazer diferença na avaliação da corrida. 

Ser agradável

Uma atitude que torna agradável qualquer relação do dia a dia, seja entre amigos, familiares e pessoas envolvidas em uma negociação, é a gentileza. Cumprimentos simples, como desejar um bom dia, boa tarde ou boa noite, podem ser o começo de uma impressão positiva causada no cliente e influenciam na avaliação.

Essas frases podem ocorrer mesmo sem uma conversa contínua entre o motorista e o passageiro. Conversar ou não, inclusive, é uma opção do passageiro; por isso, é recomendado respeitar o silêncio do cliente. O motorista pode iniciar um diálogo, mas, se sentir o passageiro incomodado ou pouco disposto a conversar, não deve insistir. 

Além dos cumprimentos iniciais, o motorista também pode despedir-se no destino do passageiro e lembrar da importância de avaliar o serviço. 

Outras atitudes desejáveis podem ser perguntar se o passageiro quer abrir os vidros ou usar o ar-condicionado para melhorar a ventilação.

 Conforto

Criar o melhor ambiente possível para o cliente também pode ser um diferencial, pois as pessoas gostam de sentir-se valorizadas e dignas de pequenos luxos e cuidados. Desde o auge da pandemia, oferecer itens como álcool em gel e máscaras, por exemplo, é um diferencial para a corrida.

Quando o assunto é conforto, algo que pode atrapalhar a experiência são as condições do veículo. Um carro com defeitos, como um ar-condicionado que não funciona, uma porta que não fecha corretamente ou outros que podem gerar multa, como um cinto que não fecha, atrai avaliações negativas. 

Carros mais bem zelados, ao contrário, contribuem para o passageiro sentir-se mais valorizado e confortável. Por isso, pode ser vantajoso alugar carro para Uber, auxiliando o motorista a ser bem avaliado e ser recompensado com um número maior de corridas, equilibrando os gastos com o veículo. 

Cuidado com atitudes

Atrasos podem prejudicar as corridas também e podem gerar, além de uma avaliação, comentários negativos que deixam a fama de atrasado para o motorista. Esse tipo de imprevisto pode acontecer, mas deve ser comunicado ao passageiro para tenha a opção de cancelar a corrida em um tempo hábil de evitar taxas.

Outro imprevisto que pode ocorrer é a necessidade de abastecer durante a corrida. Se o motorista verificar que o tanque está com pouco combustível e já tiver aceitado uma corrida, deve também avisar o passageiro, o qual pode estar a caminho de algum compromisso de trabalho ou outro com hora marcada.