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Quando se trata de Marketing e estratégias em busca do sucesso, há inúmeras táticas que podem ajudar o empresário ou profissional de comunicação e compreender melhor as necessidades do mercado e do consumidor.

No entanto, também é importante entender quem são os concorrentes e como eles estão agindo em relação às mudanças no âmbito empresarial e no comportamento do público. Para isso, pode ser feita a análise de concorrência, observar como o outro está trabalhando e criar estratégias com intuito de ser melhor.

Ou seja, é monitorar regularmente os seus concorrentes, que oferecem ou produzem o mesmo que o seu negócio. Durante esse período, devem ser analisados os seguintes quesitos:  preços oferecidos, a gestão comercial e experiência do cliente.

Neste artigo, abordaremos a vantagem da análise de concorrência e como aplicá-la na sua empresa. Gostou da pauta? Então fiquem conosco!

Qual a vantagem da análise de concorrência?

Ao analisar um concorrente, é fundamental coletar o máximo de informações possível, para que sua organização identifique os riscos potenciais e também as possibilidades que podem afetar diretamente o seu negócio.

Uma empresa que trabalha com a venda de itens de segurança há 10 anos, sente-se confortável diante do tempo no mercado. Mas, outro fornecedor de mangueira de incêndio, por exemplo, que traz produtos modernos, começa a chamar a atenção e, consequentemente, atrai clientes dos concorrentes pelos preços baixos.

Nesse caso, a análise das ações da concorrência será essencial para poder criar estratégias que contornem os riscos de perder oportunidades para manter e receber novos clientes. 

Afinal, como fazer a análise?

Existem várias formas de analisar as táticas utilizadas pelos seus concorrentes, incluindo monitorar o site e as redes sociais de outras empresas, buscar a opinião dos consumidores (por meio de pesquisas ou analisar respostas no Reclame Aqui) e consumo das comunicações feitas por eles.

Lembre-se de estar atento a estas plataformas para melhorar o seu serviço, caso a sua fábrica  porta de enrolar, por exemplo, apresentar estas mesmas circunstâncias. Assim, você pode utilizar estratégias de marketing para alcançar um melhor resultado e se destacar no mercado.

Para te ajudar a entender melhor, separamos qual é o passo a passo ideal para uma análise da concorrência. Confira!

Defina seus concorrentes

Apesar de parecer simples, a definição de concorrentes vai além das empresas que produzem ou fornecem o mesmo serviço que você. Isso porque os seus adversários também são aqueles que fazem outro tipo de trabalho, mas possuem o mesmo público que sua empresa.

Usando um exemplo simples, suponhamos que uma artesã que vende fitas do bonfim e do outro lado da avenida outra loja vende camisetas do Senhor do Bonfim. Apesar de não ser o mesmo produto, o público é o mesmo, admiradores do santo.

Dessa forma, fique atento ao modelo de serviços que são comercializados para traçar um plano mais eficiente para contornar essas adversidades e poder oferecer algo a mais para sua marca superar os concorrentes.

Estabeleça Objetivos e Critérios 

Neste passo, é preciso definir quais são os seus objetivos, por exemplo, analisar o plano de comunicação do seu concorrente. Em quais plataformas ele está presente? Qual tipo de conteúdo ele entrega aos consumidores? E outras perguntas sobre as estratégias e ideias do adversário.

Após ter o objetivo definido, é preciso escolher quais serão os critérios analisados. Ou seja, no caso da divulgação de um inversor de frequência feita por uma empresa com foco industrial, o critério analisado pode ser o alcance ou o tráfego da publicação.

Vale ressaltar que os critérios e objetivos irão variar de acordo com o concorrente que você está analisando. Portanto, tenha em mente esse caminho para poder identificá-los e garantir o sucesso nessa tarefa.

Utilize Método de Pesquisa

Por fim, é muito importante definir qual método de pesquisa será utilizado? Não há uma regra sobre qual deve ser colocado em prática, visto que atualmente o mercado conta com diversas opções, como: Google Alerts, Clippings de notícias, Reclame Aqui e outras.

Dessa forma, defina o que será mais adequado ao seu orçamento e qual apresentará resultados mais satisfatórios para iniciar a análise.

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