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Profissionais de marketing entendem o valor do marketing de conteúdo. Isso ocorre porque os clientes em potencial estão cada vez mais realizando suas próprias pesquisas on-line antes de se envolver com uma empresa, seja ela do ramo de moda ou de pintura anticorrosiva, por exemplo. 

Mas existem muitos tipos que você pode criar e tópicos a serem abordados. Pode parecer difícil restringir quais atividades serão mais eficazes. Ou talvez você sinta que sua equipe de marketing está produzindo sem objetivos reais ou senso de impacto nos negócios. Isso dificulta justificar gastos ou priorizar as solicitações que pode receber de toda a empresa.

Um roadmap de conteúdo é uma ferramenta que ajuda a implementar e organizar um plano em torno de suas metas e iniciativas. Após este resumo do que é roadmap, confira mais sobre o tema logo abaixo.

Por que um roadmap de conteúdo é importante?

Como qualquer roteiro, um roadmap de conteúdo o ajudará neste processo de ir do ‘ ponto a’ para o ‘ ponto b’. Você pode usá-lo para alinhar sua equipe em torno dos objetivos, bem como o que será necessário para alcançá-los. As utilidades não param por aí, pois irá:

  • Colocar a estratégia em primeiro lugar: certifique-se de que sua equipe esteja focada na criação de conteúdo por um motivo, em vez de uma saída rápida de produtos sem objetivos reais;
  • Auxiliar nas decisões prioritárias: ajude a examinar e priorizar novas ideias que vêm de toda a organização em relação à sua estratégia e ao trabalho já planejado;
  • Visualizar o progresso: deve ter a sutileza de um sensor de presença para iluminação e mostrar, em uma linha do tempo, quanto progresso você fez em relação às suas metas;
  • Sincronizar a equipe de marketing mais ampla: forneça uma atualização de status para o conteúdo, para dar suporte a toda a equipe de marketing — de campanhas digitais a lançamentos de produtos;
  • Informar outras equipes: dê às equipes com interesse em sua estratégia de conteúdo e cronograma de produção as informações de alto nível de que precisam.

Como criar um roadmap de conteúdo?

Não existe um modelo matemático de fazê-lo – alguns roteiros se concentram na visualização do status das iniciativas de conteúdo. Outros podem colocar peças individuais de conteúdo na frente. 

O que importa, no fim das contas, é que você encontre uma visualização funcional para a marca e para o público com quem você está compartilhando. Essa iniciativa será tão forte e direcionada quanto uma lavadora ultrassônica.

Antes de construir seu roteiro de conteúdo, consulte seus objetivos organizacionais mais amplos, bem como a estratégia da equipe de redatores e de marketing. Sempre defina metas e iniciativas específicas que se alinhem a elas. 

Em seguida, mapeie o trabalho de conteúdo que criará, visualizando como cada atividade dialoga com sua estratégia e quando elas serão concluídas. Tudo isso fará com que a empresa gere lucros efetivos a curto e médio prazo.

O que achou do texto de hoje? Já sabia a importância do Roadmap de conteúdo? Se gostou, não se esqueça de enviar para os seus amigos e compartilhar em suas redes sociais, até a próxima!