Muitas empresas perdem resultados e até chegam a ter prejuízos por não planejar suas ações. Parte desse planejamento inclui projeção de vendas, esse é o processo que gera uma previsão do quanto aquela empresa pretende vender em um certo período.

Em geral, gestores de empresas, de diversos setores diferentes e até pequenos empreendedores focam em como será a atuação da sua equipe e as estratégias no dia a dia, mas se foca pouco em quais são as metas e objetivos.

Definir um número bom de vendas ou produção pode parecer simples, afinal, quanto maior for a meta, maior será o esforço para alcançá-la. Contudo, esse processo precisa ser mais preciso e definido.

Quando as metas de uma empresa de freio a disco automotivo são definidas a partir de uma projeção de vendas, os objetivos são mais práticos e efetivos, podendo ser alcançado com um esforço suficiente e um bom equilíbrio financeiro.

Além de analisar o mercado e definir quanto a corporação deve vender em um determinado período de tempo, também é necessário que ao longo da elaboração de um documento de projeção de vendas se defina a origem de cada vendas por seu canal e o lucro obtido.

Vender mais nem sempre é lucrativo, pois quando se investe demais em tráfego em um mercado pouco competitivo, muitas vezes, esse investimento não se paga e poderia ter melhores resultados ao investir em uma loja física ou outras estratégias.

Por mais que o nome foque em vendas, a projeção de vendas gera seus maiores impactos na área de gestão da empresa ao facilitar que uma loja de bateria 90 ap alcance sua estabilidade financeira a curto e longo prazo.

A projeção também pode ser chamada de planejamento de vendas ou previsão de receitas. Em geral, se trata de toda ação de planejamento de quanto a empresa receberá a partir de suas vendas, esses relatórios tendem a ser anuais e subdivididos em meses e semestres.

Conceito de projeção de vendas

Em linhas gerais, a projeção de vendas opera como uma forma de calcular qual será o volume de renda obtida pela empresa em um determinado período, seja ele um mês, trimestre, semestre ou de periodicidade anual.

O cálculo da projeção de vendas pode ser gerado tanto em empresas focadas no comércio como lojas, quanto empresas do setor produtivo ou de serviço como laudo técnico pericial de insalubridade e periculosidade. Qualquer nicho pode ser aplicado a esse conceito.

Para definir essa projeção, é necessário reunir uma série de dados e informações. Entre eles estão o histórico de vendas, a sazonalidade do seu produto, a capacidade produtiva da equipe, o comportamento do mercado e as expectativas a curto e longo prazo.

Com isso, dá para observar a principal potencialidade da projeção de vendas que é reunir uma grande base de informações em um diagnóstico preciso do mercado e de quanto a companhia vai ganhar em um futuro próximo. Ter o controle desse ponto é fundamental.

Então, a projeção de vendas é uma parte essencial para basear todo o planejamento em conseguinte, afinal, é preciso saber quanto será o faturamento futuro e realizar o planejamento de novos investimentos.

É a partir da projeção de vendas que o gestor de uma empresa, ou responsável pelo setor de vendas e marketing, pode tomar decisões e obter previsões mais precisas. Em mercados dinâmicos e competitivos, essa característica é muito importante.

Vender, muitas vezes, é um exercício de previsão, pois para obter lucro em geral é mais importante valorizar o investimento feito e recuperá-lo com as vendas, e a partir desse primeiro passo é possível otimizar os resultados.

Como desenvolver sua própria projeção de vendas

Entendendo o que é a projeção de vendas, é importante que se identifique o potencial que esse levantamento de informações pode gerar para valorizar as ações da sua empresa. Seja um comércio artesanal de ladrilho hidráulico 20×20 ou um grande negócio.

A projeção de vendas pode ser gerada a partir de um passo a passo e, ao final, com todas as informações recolhidas, é possível realizar o levantamento de informações que, quando reunidas, dão para o gestor uma visualização mais assertiva do futuro da empresa:

  1. Observar qual é o histórico de vendas da marca;
  2. Analisar o mercado em que a empresa atua e tendências;
  3. Verificar métricas relacionadas com a empresa como o PIB;
  4. Levantar datas e eventos que alteraram o número de vendas;
  5. Analisar a concorrência e sua atuação no mercado;
  6. Estruturar uma jornada de compra e um funil de vendas;
  7. Projetar as vendas com base na capacidade de produção;
  8. Levantar maiores detalhes sobre a origem do faturamento.

Uma companhia de piso intertravado retangular deve levar em conta todo o seu histórico de vendas porque, olhando os resultados anteriores, é possível projetar o futuro e também gerar insights que podem melhorar os resultados futuros de receita.

O desempenho da produção, a capacidade de venda dos vendedores, as ações de marketing mais eficientes e outras questões devem entrar na conta, assim como a harmonia desses fatores para otimizar as futuras ações.

Contudo, é importante compreender que não é apenas o cenário interno da corporação que é relevante e deve ser analisado. Para obter melhores resultados, é preciso ter uma visão global e, assim, produzir uma projeção de venda embasada e conectada à realidade.

Assim como toda a análise a projeção de vendas deve ser baseada em números e para isso é preciso definir métricas, esse processo reúne uma base muito grande de informações e, para organizar, é preciso adequar todos os dados aos formatos de dados pré-definidos.

A importância da projeção de vendas

A relevância da projeção de vendas no dia a dia das empresas está em embasar as estratégias e as decisões nos mais diversos setores da marca. Esse formato é capaz de oferecer um prognóstico bastante detalhado e específico sobre as vendas da companhia.

As vendas são o centro fundamental da produção de qualquer negócio. A produção, gestão, as vendas e o setor de marketing operam em função dos resultados obtidos a partir das vendas, desde as compras de insumos, até as estratégias de marketing estão relacionadas.

Quando os gestores conhecem e têm em mãos uma previsão embasada do futuro de uma empresa de manutenção de extintores nível 1 2 e 3, é possível que os projetos futuros e decisões sejam melhor definidas e valorizem os investimentos e gere mais vendas.

Em junção com a projeção de vendas, outras informações são levantadas e pode-se observar diferentes oportunidades e potenciais tanto positivos, quanto negativos para a gestão do seu negócio.

Para entidades de qualquer setor, é preciso que seus gestores adquiram algum conhecimento sobre seu mercado e, a partir disso, poder agir rapidamente. Seja otimizando uma campanha de marketing ou evitando perdas de produção momentaneamente ociosas.

Dentro da projeção de vendas de uma empresa de conector elétrico derivação deve constar informações como o valor previsto na receita, a quantidade de produtos vendidos e as metas que são definidas a partir das previsões e diagnósticos de mercado.

Em mais detalhes, é possível que a produção de uma projeção de vendas possa mostrar mais de perto como cada canal de venda interfere no planejamento e no faturamento, não só em volume mas também no custo-benefício de cada meio de vendas.

A projeção de vendas não é necessariamente criada a partir de valores absolutos, pois é possível elaborar um documento mais complexo que coloque no centro da discussão não só um, mas vários cenários e quais as variações que esses cenários geram nas vendas. 

Considerações finais

Visto isso, é através da projeção de vendas que uma empresa de bateria heliar 70 pode desenvolver um planejamento mais detalhado, preciso e assertivo não só no setor específico de vendas, como também no de finanças, marketing e outras gestões.

Em geral, todas as corporações, em seu ambiente interno, são oxigenadas e modeladas por meio dos resultados de vendas. E, a partir do planejamento a longo prazo com a projeção de vendas, é possível sair à frente e garantir mais resultados a curto e a longo prazo.

Pode-se entender a projeção de vendas como o ponto de partida para qualquer análise de conjuntura e de mercado das empresas. É através dele que se faz o acompanhamento constante sobre a efetividade de cada ação e seu impacto no faturamento do dia a dia.

Em suma, a projeção de vendas é o ato de projetar o montante de renda que uma marca consegue garantir a partir de suas vendas. Com essas informações, as empresas se posicionam no mercado e elaboram suas estratégias.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.