Os conceitos de marketing digital estão cada vez mais presentes em nossos negócios. Um novo empreendedor costuma utilizar uma série de estratégias de marketing digital, visando atingir metas e desenvolver a empresa.
Um dos conceitos com maior notoriedade é o SMART, que é do que estabelecer metas visando alcançar resultados a médio e longo prazo, dentro de um conceito científico de marketing, que leva cinco pilares como fundamentais, veja a seguir:
- S – Específico;
- M – Mensurável;
- A – Alcançável;
- R – Realista;
- T – Temporal.
Mas como o conceito SMART no marketing digital pode ajudar no cotidiano de uma empresa que vende mangueira de incêndio, por exemplo? Foi pensando em explicar esses conceitos que produzimos esse artigo. Siga conosco e boa leitura!
Específico (Specific)
Quando você está começando um negócio, ou iniciando um novo projeto de marketing digital, o conceito SMART pede inicialmente para que você seja específico no que está tentando alcançar.
A definição desse conceito será fundamental para o desenvolvimento das outras ferramentas que vão ajudar a alcançar o objetivo. Ao iniciar uma campanha de lançamento de um novo sistema de válvula de alívio para o setor industrial, por exemplo, defina o que você quer previamente:
Que estratégias se convertam em um aumento de tráfego no site? Que o produto atinja uma meta de vendas? Que empresa seja mais conhecida no ramo. Tenha coisas desse tipo definido prematuramente.
Mensurável (Measurable)
Após a especificação das metas no conceito SMART, a mensuração de resultados se torna fundamental para o acompanhamento do processo. Através da mensuração, é que a empresa consegue medir resultados e comparar com relatórios anteriores, para constatar as diferenças e os benefícios que a ação está trazendo.
A mensuração de resultados também ajuda a detectar equívocos ou problemas de planejamento, auxiliando os profissionais de marketing a elaborar estratégias de emenda, para conduzir ao objetivo final.
Alcançável (Attainable)
Trabalhar com objetivos alcançáveis, é fundamental para motivar você e a equipe para conseguir desenvolver atividades e apresentar resultados que vistos como positivos.
Traçar metas alcançáveis é indispensável para manter o foco no objetivo final. Se você está pretendendo fazer uma ação de marketing para vender mais unidades de câmaras de refrigeração, por exemplo, estude bem o mercado e determine metas que sejam materiais e possível de ser alcançado.
Seja realista (realistic)
Um dos grandes problemas do empreendedor, é que, por vezes, ele tenta dar um passo maior do que pode dar no momento. Isso pode fazer com que apareçam problemas de gestão e fazer com que a empresa trabalhe dentro de uma linha de risco, que poderia ser evitada com aplicação de metas realistas.
Leve em consideração a realidade da sua empresa. Somente analisando as condições financeiras e materiais disponíveis, é possível desenvolver ações de marketing digital que tragam resultados benéficos e ajudam a empresa a ter cada vez mais condições estruturais, para no futuro estipular objetivos ainda maiores.
Temporal (Time based)
No conceito SMART uma das partes mais importantes é o tempo base do qual você determina para que a ação seja iniciada, desenvolvida e finalizada.
É fundamental colocar um tempo para que o gestor mantenha a produtividade sob um tempo específico. Não anexar um tempo meta para gestão do SMART pode trazer desestímulo aos funcionários e diminuir a margem de eficiência da estratégia.
Esse foi nosso artigo explicando ao leitor sendo o conceito SMART no marketing digital. Se gostou do nosso artigo, compartilhe e nos siga para outras dicas de estratégias de marketing e gestão de empresas.
Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais.