Escolha uma Página

Os empresários geralmente estão diante de problemas ou projetos complexos, que exigem pensamento crítico, planejamento e organização, seja com a determinação de um prazo a ser cumprido ou até mesmo para fechar o orçamento de um inversor de frequência, por exemplo.

Ao tentar resolvê-los, pode-se usar a análise 5W2H, que fornecerá uma estrutura para coleta de informações relevantes, seja para melhorar o dashboard de vendas ou para gerar leads. 

Portanto, neste guia, iremos definir o que é 5W2H, além de entender como usá-lo de forma eficaz. Ficou curioso e quer ter um novo panorama sobre isso? Então, continue com a gente!

O que é uma análise 5W2H?

Esta é uma ferramenta de gestão de qualidade que não requer treinamento ou equipamentos caros para ser implementada. Os profissionais utilizam o método como forma de análise e resolução de problemas. 

O ‘w’ e o ‘h’ representam as primeiras letras das sete perguntas que um profissional faz ao usar esse processo, que incluem:

  • What? (O que?);
  • Why? (Por que?);
  • Where? (Onde?);
  • When? (Quando?);
  • Who? (Quem?);
  • How? (Como?);
  • How much? (Quanto?)

Pense comigo: um indivíduo ou uma equipe do ramo de balança industrial digital, cria um modelo que ajuda a esclarecer as etapas acionáveis e ​​que podem ser tomadas para garantir uma resposta eficaz. 

As empresas costumam colocar em prática essa o 5W2H para que o planejamento estratégico conquiste uma porcentagem maior no que diz respeito ao retorno efetivo e para avaliar problemas na produção ou na prestação de serviços. 

Toda essa simplicidade gera um plano de ação lógico que deixa até aqueles casos complexos um tanto mais simples de serem resolvidos.

Quando e como usar uma análise 5W2H?

O processo pode ser valioso para resolver problemas pessoal e profissionalmente e o ajudará a descrevê-los com precisão, o que resultará em uma finalização eficiente. Avaliar tudo isso que está no entorno, amplifica a clareza sobre a melhor forma de corrigi-lo e também pode melhorar um processo já existente. 

Imagine que você tem um projeto para a distribuição de toldo policarbonato, esse sistema prioriza o fluxo de trabalho dos projetos e traz solidez para as equipes colocarem em prática os planos de ação com prazos para concluir um projeto. Além disso, pode-se usá-lo:

  • Atribuindo um facilitador

Ao se reunir com um grupo ou equipe para tratar do 5W2H, considere designar uma pessoa como responsável pela reunião. A pessoa garantirá que aquele período permaneça relevante, documentando todas as informações e avançando a conversa em direção a uma solução útil. 

Por exemplo, se estão dialogando sobre a melhor Plataforma de divulgação para os próximos meses, todos devem dar as opiniões e não se renderem a distrações ou coisas do tipo.

Caso o faça, este ‘gestor’ do encontro fará o possível para trazê-lo de volta ao tema principal.

  • Técnicas de brainstorming

A simplicidade desse processo garante que nenhum conhecimento ou ferramentas sejam necessários para conduzi-lo.

O gestor da reunião deve orientar uma discussão 5W2H. Considere várias opções para determinar a melhor resposta para cada etapa do processo, pois a primeira delas pode não ser a ideal.

No fim das contas, tudo isso deve ser posto em prática, simplesmente para que sua marca tenha uma vida útil longa e vitoriosa.

Esse artigo foi escrito pela equipe do Soluções industriais. Esperamos ter ajudado com essa postagem, caso tenham gostado, comentem e compartilhem em suas redes sociais.