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Você fez o produto ou desenvolveu um ótimo serviço, agora precisa criar um plano de marketing. Desta forma, saia de trás de sua mesa rustica de madeira, defina as estratégias que usará para alcançar clientes-alvo, supere os concorrentes e posicione sua marca.

Há muitas maneiras de abordar o tema, mas todas elas compartilham uma coisa em comum: precisam de implementação. Quer dizer que garantirá os recursos, criará um cronograma para as atividades de marketing e assim por diante. Quer entender melhor sobre o tema? Então, vem com a gente!

O que é um plano de marketing?

Um plano de marketing consiste em estratégias que uma empresa executa para atingir suas metas durante um período de tempo, fortalecendo suas estruturas metálicas no que diz respeito ao sucesso e lucratividade.

Geralmente descrevem as atividades em uma base mensal, trimestral ou anual (dependendo do que deseja). Alguns exemplos que são usuais: publicidade online, e-mail marketing, marketing de conteúdo, gestão de redes sociais, eventos, etc.

O que é necessário para implantar um plano de marketing?

Definir expectativas realistas para suas estratégias de marketing

Comece pesquisando outros planos e consultando especialistas para definir metas, cronogramas, equipes e orçamentos realistas. Explore os riscos que podem impactar a campanha, seja ela do ramo alimentício, de descarte de lixo eletrônico ou qualquer outro.

Busque outras questões como disponibilidade, entrega de recursos, treinamento, etc. É importante que o cliente, a equipe do projeto e todos os envolvidos saibam claramente sobre o plano de implementação.

Revise seu Plano de Marketing e Identifique Recursos

Certifique-se de que o plano de implementação de marketing que está preparando ao lado de sua equipe esteja alinhado com o plano geral de marketing. Se há lugares onde os dois não se encontram, então ajustes tendem a ocorrer.

Além do exemplo citado acima, o que devo usar para gerir tudo isso? Pense em ter escritores de conteúdo, designers gráficos, trabalhadores técnicos, gerentes de projeto, software e assim por diante. Determine os recursos internos e externos que precisará. Em casos maiores e pontuais, encontrar uma agência ou consultoria externa não deve ser descartado.

Obtenha o software de planejamento de projetos

Use o software de planejamento de projetos para ajudá-lo a monitorar seu plano de implementação e colaborar com os demais colaboradores. Colete e compartilhe dados, configure cronogramas, faça atribuições e forneça transparência ao processo.

Um investimento se fará necessário, pois raramente encontrará um programa bom e sem custos. Mas os benefícios a curto e médio prazo compensarão todo esforço. Pode acreditar na gente!

Documente as estratégias de marketing para ter acesso à geração de lucros

Seu plano de marketing incluirá várias estratégias, por isso, documente todos eles para não perder nada e certificar-se de fornecer essas informações à equipe do projeto. Isso molda uma unidade de ação lucrativa. Crie um resumo que inclua quem, o quê, por que e como essas ações se interligarão para gerar lucros.

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Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais.