Com o desenvolvimento da internet e das ferramentas digitais, o termo acessibilidade digital ganhou ainda mais importância, visando ajudar pessoas que, de alguma forma, apresentam alguma deficiência para navegação da web.

A acessibilidade digital tem como principal objetivo otimizar a navegação e eliminar barreiras da web, que impedem, ou dificultam a rotina de pessoas que tenham alguma deficiência, como, por exemplo:

  • Problemas auditivos;
  • Dificuldade de digitação;
  • Deficiência visual;
  • Dificuldades de locomoção;
  • Dificuldades para leitura;
  • Entre outros.

Vale lembrar que o Governo Federal já há algum tempo, ressalta a importância das empresas investirem em páginas na web que oferecem acessibilidade digital.

Sabendo da importância desse tema para uma empresa que administra um site que faz aluguel de máquina de solda, por exemplo, resolvemos produzir esse artigo para falar mais sobre a importância do assunto. Gostou da pauta? Então siga conosco e boa leitura.

Acessibilidade digital é democratização de acesso

Muito se fala em democratização da informação. Um dos principais pontos dessa democratização é a implementação de ferramentas de acessibilidade digital para todas as pessoas.

Vale ressaltar que a acessibilidade digital está prevista através do decreto federal 6.949, estipulado no ano de 2009, onde determina que os Estados devem tomar medidas apropriadas para assegurar o acesso em igualdade de seus cidadãos, inclusive no que se refere aos sistemas de tecnologias da informação e comunicação.

A importância da acessibilidade digital para as empresas

Oferecer acessibilidade digital nas plataformas da empresa, trará uma série de benefícios a médio e longo prazo. Primeiramente que a própria acessibilidade atrairá pessoas que possam manifestar interesse pelo produto, como, por exemplo, fazer a compra de um sensor de presença para iluminação, algo que, inclusive, ajuda pessoas com deficiência. 

Além disso, o sistema SEO (Search Engine Optimization) do Google, está se aprimorando e considerando os sites que instalam ferramentas de acessibilidade digital, os tornando mais relevantes nos mecanismos de busca da web. 

Isso faz com que as empresas que fornecem essa portabilidade ao internauta, sejam consideradas referências na web, aparecendo nos primeiros resultados de busca, sobretudo no que diz respeito ao produto/serviço pesquisado.

Uma empresa referência em fazer, pintura industrial, por exemplo, poderá aparecer na frente de sua maior concorrência nos mecanismos de busca, e isso consequentemente servirá para aumentar as chances de prospecção de clientes, faturamento, venda e expansão de marca. 

Acessibilidade digital ajuda as pessoas

Mais do que o retorno financeiro, ou qualquer outra coisa nesse sentido, precisamos ressaltar que acessibilidade digital é uma forma muito relevante de ajudar as pessoas, e isso é muito benéfico para uma sociedade progressista.

Isso porque a acessibilidade digital amplia a atuação da internet na vida dos seres humanos, promovendo melhor navegabilidade, facilitando o acesso à informação e a utilização de serviços oferecidos por websites.

Falando em questões individuais, isso também estabelecerá uma imagem favorável da empresa no mercado, e falando em questões sociais, é a empresa trabalhar para que todos os seres humanos possam usufruir dessa maravilhosa ferramenta chamada internet.

Esse foi nosso artigo falando sobre sendo, e qual a importância da acessibilidade digital. Se gostou do nosso conteúdo, compartilhe para alcançar mais pessoas e nos siga para outros conteúdos de marketing, empreendedorismo e gestão de empresas. 

Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais