O que é Bot de Vendas e como pode te ajudar a vender mais?

Para vender bem na internet, é preciso ganhar tempo. E para que todos os processos sejam realizados com mais rapidez, as empresas estão investindo em tecnologias que ajudam a segmentar os anúncios, interações e até os primeiros atendimentos, na expectativa de gerar uma melhor experiência para os usuários.

Dessa forma, você pode usar recursos que facilitam a jornada de compra e ajudam na consolidação do negócio, como o bot de vendas. A seguir, nós vamos te mostrar como ele pode te ajudar a vender mais.

  1. Sistema para criar interações e comandos 

Bots são robôs ou softwares desenvolvidos para criarem interações e comandos, independente da fase de atendimento. Mas é importante destacar que, no caso de vendas, eles podem ser usados para fazer a recepção de potenciais clientes, cumprindo um papel fundamental: ajudando na segmentação, direcionamento e até estando presente também na solução de dúvidas.

Mas é preciso inteligência antes do desenvolvimento dessa ferramenta. Seja objetivo em relação a utilidade, retornos e metas. Nas indústrias de estruturas metálicas, por exemplo, esse sistema está sendo muito usado para otimizar a loǵistica de acompanhamento das entregas.

  1. Escolha o canal ideal para operar

Além de desenvolver o bot, é preciso planejar como vai ser a utilidade dele. E principalmente, qual o espaço que ele vai operar. É possível usá-lo no e-commerce, Whatsapp, Slack e até no Messenger. Por isso, defina isso com antecedência, listando os prós e os contras de cada espaço.

Se você trabalha com venda de móveis como armário de aço 2 portas, por exemplo, o bot pode ser um primeiro passo para o cliente escolher se vai levar mesmo esse produto ou um armário menor. Essa ação economiza tempo de um atendente, que já recebe o cliente com a escolha do produto definido. 

  1. Personalize o seu bot para conquistar os clientes

Após o desenvolvimento do bot, invista na personalização para que os clientes continuem sendo atraídos para a compra. Lembre-se de trabalhar todos os argumentos de vendas, oferecendo informações claras sobre o produto ou serviço. Traga também ofertas exclusivas e especiais para o bot de vendas, criando interações que estimulem vendas complementares.

E mesmo que o seu produto não seja tão acessível, é possível proporcionar aos clientes combos com produtos recorrentes. Se você trabalha com imã de ferrite, por exemplo, explore a venda casada junto com outros tipos de ímãs. Isso vai tornar a sua empresa respeitada como um espaço de opções variadas. 

  1. Dê opções para os clientes

Além de pensar, desenvolver e instalar o bot, é necessário planejar uma forma para que ele seja eficaz na jornada de compra do consumidor. E a primeira regra para que isso aconteça é tornando a ferramenta acessível. Dê opções para o cliente. Seja em um primeiro atendimento ou então numa avaliação pós-venda, respeite a autonomia das pessoas. 

Dessa forma, o seu bot terá um impacto positivo, sendo visto como um mecanismo de facilidade e eficiência, retendo clientes e resultando no aumento das vendas em sua empresa. Ah, lembre de contar com uma equipe qualificada de técnicos em tecnologia e profissionais de marketing, para que todo o processo seja construído de forma segura.

Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais.


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Notícias do Blog


Conheça nossos serviços

Estamos aqui para fazer você crescer com as melhores estratégias do mercado. Juntos vamos transformar esse negócio!


Desbloqueie sua capacidade de criar sites profissionais!

Venha fazer uma CONSULTORIA DE CRIAÇÃO DE SITE com duração de 1h30min E APRENDA de uma vez por todas a criar sites verdadeiramente elegantes, que vendem e lotam sua agenda. Comece Agora!

​Atenciosamente,

Claudio Camargo
novos negócios
claudiocamargo.com.br
WhatsApp: (19) 99182-9137

AgDSN Agência
Marketing e Estratégia
agdsn.com.br
Campinas • São Paulo • 🇧🇷