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De acordo com o dicionário, a psicologia é a ciência que trata dos estados e processos mentais, do comportamento do ser humano e de suas interações com um ambiente físico e social. Conjunto dos traços psicológicos característicos de um indivíduo ou de um grupo de indivíduos. Dessa forma, essa ciência é responsável por estímulos e também decisões que as pessoas tomam no dia a dia. E o marketing, o que seria?

O marketing é a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades do mercado por meio de produtos ou serviços que possam interessar aos consumidores, pode ser da área de saúde, educação ou até mesmo uniformes profissionais, por exemplo. A finalidade do marketing é criar valor e chamar a atenção do cliente, gerando relacionamentos lucrativos para ambas as partes.

Mas a psicologia é importante no marketing?

E a resposta é sim. Afinal, se o marketing tenta convencer sobre a venda de algum produto, é na psicologia que ele encontra recursos para tornar esse convencimento possível. Vamos supor que você seja proprietário de uma empresa de sistema de automação. Para vender o seu produto, primeiro você precisa traçar uma boa estratégia de marketing e vendas. 

Mas para que o seu plano seja bem sucedido, é preciso que você recorra a técnicas de psicologia. É isso que vai tornar possível a conclusão do seu negócio e a conquista do cliente. 

As pesquisas mostram que para que o marketing seja efetivo, é preciso usar a psicologia 

Conforme a revista Psicologia e Saúde, o Marketing, desde seu surgimento a partir da revolução industrial e do avanço da economia nos Estados Unidos, recebeu aportes das áreas da Sociologia, da Economia, da História e da Psicologia. Essa última, em especial, contribuiu de forma significativa, e psicólogos adeptos de diferentes teorias psicológicas se aproximaram da área.

Desse modo, as investigações sobre o comportamento do consumidor passaram a ter reconhecimento como área específica de pesquisa e de trabalho, a partir da década de 1960, pela APA – American Psychology Association: surgiu assim a Divisão23 (Divisão de Psicologia do Consumidor), legitimando a área no âmbito dos estudos psicológicos.

Nos cursos de Marketing e Comunicação com habilitação em Publicidade e Propaganda, duas são as disciplinas que se aproximam dos estudos psicológicos: Comportamento do Consumidor, para estudos específicos sobre estratégias de abordagem do consumidor a partir das teorias psicológicas, e Psicologia da Comunicação ou da Publicidade, que estuda, além das teorias psicológicas, a relação entre a psicologia e a mídia.

Estude a sua empresa antes de vender

Você pode vender sucos, alimentos, produzir medicamentos ou até vender produtos específicos como um carrinho plataforma, por exemplo. Mas para que o seu negócio tenha sucesso, é preciso estudo e boas práticas de propaganda. É isso que vai fazer com que o cliente seja atraído para o seu produto ou serviço. E esse caminho só pode ser percorrido com estudos e muita preparação. Afinal, o que está sendo vendido é a experiência do cliente com o produto, e não apenas a marca. Por isso é necessário muito cuidado e qualidade na oferta. 

Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais.