O GUIA COMPLETO DE PORTFÓLIO PARA FOTÓGRAFOS E DESIGNERS

O Guia Completo de Portfólio para Fotógrafos e Designers

Sem Capas de Plástico

INTRODUÇÃO

Você já ouviu a frase “a forma segue a função”? O escultor americano Horatio Greenough é creditado com a frase, mas foi o arquiteto americano Louis Sullivan quem a tornou famosa. A frase se tornou o princípio orientador dos arquitetos modernistas e designers industriais durante o século XX. Significa que a estrutura e aparência de uma coisa devem refletir e apoiar qual é o seu propósito. Vamos examinar os propósitos do seu portfólio. Seu portfólio de trabalho é a evidência de sua experiência, conhecimento, habilidades, criatividade, inovação e capacidades estéticas e técnicas. Em essência, é a culminação de quem você é como profissional criativo, e pode até indicar onde estão seus interesses e paixões futuros. É uma grande parte da sua identidade como profissional criativo e será muito utilizado para se promover a potenciais empregadores e clientes. Portanto, seu portfólio, tanto em formato impresso quanto digital, deve refletir e apoiar seus objetivos específicos como profissional criativo único.

Tipos de Portfólios

Nas indústrias criativas, um portfólio geralmente se refere a uma coleção editada de trabalhos visuais que é composta de peças e projetos separados, representando tanto a amplitude quanto a profundidade dentro de um campo específico. Tipicamente, essa coleção reflete o melhor que uma empresa ou indivíduo tem a oferecer. Também há um portfólio conhecido como “corpo de trabalho”. Isso descreve a coleção de um artista, muitas vezes não editada e apresentada em sua totalidade. Às vezes, um “corpo de trabalho” se refere a uma série específica, desenvolvida em torno de um tema central ou definida dentro de um período de tempo específico. Tal coleção é frequentemente editada quando exibida ou publicada em formato de livro ou site. Muitos artistas criam tais coleções, muitas vezes servindo como um portfólio de tipos, já que são destinadas a fins de marketing e promoção. Na verdade, a maioria dos estudantes de arte e design cria um “corpo de trabalho” como seu projeto de conclusão de curso, incluindo muitas peças inter-relacionadas que são desenvolvidas ao longo de vários meses.

Quais são os objetivos e propósitos do seu portfólio? Enquanto o trabalho em seu portfólio é obviamente uma parte essencial de sua capacidade de se promover e deve ser considerado cuidadosamente, você não deve parar por aí. Seu pacote de portfólio abrangente tem o potencial de ser muito mais.

● A intenção de montar um portfólio é apresentar-se como tendo um caráter visual, diferenciando-se do profissional criativo médio e destacando-se, apoiado pela sua própria visão criativa única e pelo trabalho que você fez para se provar.

● Seu pacote de portfólio deve ser considerado como um todo – desde o primeiro vislumbre da capa do seu livro, até o trabalho incluído dentro dele, até seu site e materiais profissionais e promocionais relacionados. Todos esses materiais são essenciais para o marketing e estabelecimento de você como profissional criativo.

● Seu portfólio é uma evidência de sua experiência, conhecimento, habilidades, criatividade, inovação e capacidades estéticas e técnicas. Estes devem ser refletidos pelo conceito de design geral do portfólio e apoiados pelo trabalho do projeto que você escolhe apresentar.

● Você deve considerar seu portfólio não apenas como um recipiente para seu trabalho, mas como uma declaração criativa em si mesma que reflete o valor que você atribui ao seu trabalho e à sua arte. Nas indústrias criativas, nosso objetivo é muitas vezes fazer trabalhos que cativem, envolvam e comuniquem um ponto de vista. O que isso significa se o portfólio de um profissional criativo não fizer nada disso?

● Em última análise, o objetivo é conseguir o emprego que você deseja ou os tipos de clientes para os quais deseja trabalhar. Você pode usar o design do seu portfólio como uma oportunidade para expressar e caracterizar o tipo de trabalho que deseja fazer no futuro.

● Um portfólio abrangente é finalmente sobre o próprio indivíduo, com o objetivo final de promover e posicionar-se dentro de sua indústria.

O Pacote Abrangente

Enquanto seu livro de portfólio é uma parte essencial de sua capacidade de se promover, não é a única peça. Como parte de um pacote de portfólio abrangente, você também precisará incluir uma apresentação online ou digital de seu trabalho, um currículo, uma carta de apresentação e talvez até mesmo um cartão de visita e materiais de divulgação como cartões-postais ou folhetos. O currículo, a carta de apresentação e o portfólio digital ou materiais de divulgação funcionarão como o primeiro contato e impressão que você causará. Esses itens funcionarão para abrir portas, por assim dizer.

Como seu livro de portfólio será construído e projetado por você, é provável que esteja limitado a uma ou duas cópias. Será o livro que você enviará para um número limitado de potenciais empregadores ou clientes e/ou o livro que você trará consigo para uma entrevista. Juntamente com suas habilidades de entrevista, seu livro deve impressionar totalmente. Todos esses materiais serão utilizados para estabelecer e garantir relacionamentos de trabalho com potenciais empregadores e clientes. Para fazer isso, seu pacote de portfólio precisa funcionar como um todo, com elementos visuais unificados que integram as peças separadas, mas relacionadas – todas estabelecendo e reforçando uma mensagem consistente e positiva sobre você.

Marcas e Conceitos

Como mencionado anteriormente, seu livro de portfólio precisa funcionar de maneiras realmente importantes. Em primeiro lugar, ele precisa chamar a atenção, atrair a atenção de alguém e distingui-lo da “multidão”. Ele precisa comunicar seus talentos e experiências únicos de maneira positiva e memorável. Para fazer isso, você precisará desenvolver uma declaração de marca para si mesmo, capitalizando suas habilidades únicas e visão criativa. Você então precisará desenvolver um conceito geral que expresse essa marca por meio de meios visuais e verbais específicos. Alguns de vocês podem até desenvolver uma identidade de marca subsequente que informará a direção visual e verbal de todos os seus materiais de portfólio.

Sua mensagem moldará e influenciará como potenciais empregadores e clientes percebem e se lembram de você. Distinguir-se de centenas de outros candidatos similares através de um conceito de marca distinto fornecerá a você uma vantagem competitiva vital.

Portanto, é importante que seu livro de portfólio não seja simplesmente um recipiente para seu trabalho, mas uma declaração criativa bem pensada e bem elaborada, em si mesma. Criar seu próprio livro único, site relacionado e materiais de apoio demonstrará seu compromisso e dedicação à sua profissão. Isso é especialmente verdadeiro em nossas indústrias criativas competitivas, onde os profissionais criativos se distinguem tomando a iniciativa de garantir que mostrem seu melhor desde o início. A primeira parte deste livro o guiará por uma série de etapas para alcançar esse objetivo inicial muito importante.

O Livro

Impulsionado pela sua declaração de marca e ideias conceituais subsequentes, os dois principais objetivos de design do seu livro de portfólio podem ser considerados partes estruturais inter-relacionadas. Ou seja, há o exterior, ou design da capa frontal e traseira, e o layout da página interior. Embora o exterior e o interior de um livro estejam certamente relacionados e precisem funcionar juntos como um todo, eles servem a diferentes propósitos e, separadamente, cada um aborda uma função importante do livro. O design da capa frontal e traseira aborda o primeiro objetivo ao chamar a atenção para o próprio livro e ao comunicar, através de elementos visuais e verbais, a natureza do conteúdo do livro – neste caso, quem você é como profissional criativo.

Depois de despertar o interesse de alguém com o design da capa, o layout interior do seu livro comunica o corpo do livro – seu conteúdo. Neste caso, trata-se de uma apresentação de seu trabalho e experiências relacionadas. Como o primeiro passo em nosso processo, você precisará dedicar algum tempo para avaliar e editar o que incluir.

Seu livro de portfólio e site relacionado precisam funcionar ao apresentar claramente e efetivamente seu trabalho. Para fazer isso, a imagem do próprio trabalho deve ser o ponto focal dentro da composição de cada página. Informações sobre o trabalho e quaisquer outros elementos visuais relacionados devem ser secundários. Em uma indústria visual, apresentar e exibir seu trabalho é, em última análise, o que garantirá o emprego! Como parte de nosso processo, o guiaremos pela organização e layout de elementos dentro do layout de uma página (tanto impressa quanto baseada na web), incluindo relacionamentos de imagens e questões tipográficas e composicionais.

Elementos visuais, conforme estabelecidos por sua marca, serão proeminentes no design da capa e continuarão em menor grau para o layout interior do livro. Isso é feito para que as partes externa e interna não pareçam entidades separadas, mas sejam visualmente relacionadas, criando uma experiência coesa. Tais elementos visuais podem ser simplesmente a consistência de uma fonte e cor que se estende da capa para as páginas internas.

Construção do Livro

O próximo passo em nosso processo é construir o livro real. Vamos guiá-lo por um processo passo a passo para criar a estrutura e forma do seu livro de portfólio. A forma é, é claro, conduzida pelas funções do livro que já discutimos. Portanto, mostraremos como construir um livro que pode ser personalizado para que seja único para você e possa ser facilmente atualizado. Além disso, a qualidade artesanal do seu livro de portfólio é muito importante como parte de sua apresentação profissional. Vários truques e dicas ajudarão a garantir que você crie uma apresentação de livro bem elaborada e de qualidade.

A Presença Online

Crucial para a carreira de qualquer profissional de design é uma presença online. Tendo estabelecido uma declaração de marca e conceito de design relacionado para seu livro de portfólio, agora você precisa transformar e estender isso para sua presença online. A consistência de design e declaração visual é fundamental. Há inúmeras decisões a serem tomadas sobre a função e o propósito de sua presença na web, bem como desafios em trazer sua identidade visual e trabalho para uma forma online. A seção “Design da Web” na Etapa 6 o ajudará a resolver os principais problemas, bem como entender as principais preocupações de design ao desenvolver seu portfólio para a web.

Marketing

Seu portfólio só lhe servirá se for visto. Você precisa desenvolver materiais de marketing, bem como outros materiais acessórios para apoiar seu livro e site. Como sempre, a continuidade com o restante do seu pacote de portfólio é obrigatória. No entanto, existem muitas maneiras de fazer isso com mala direta, envios eletrônicos, panfletos para deixar com clientes, e cartões de visita. Nesta parte do livro, abordaremos as considerações e possibilidades de marketing, materiais de marketing e currículos, bem como contatos e entrevistas.

Nosso Processo

Para aqueles de vocês que encontram este livro após já terem iniciado esse processo de alguma forma, os capítulos são projetados para permitir que você entre no processo em qualquer ponto, para revisar, revisar e redesenhar, se necessário. Para aqueles de vocês que estão apenas começando este processo, é importante seguir cada etapa na ordem que delineamos, pois cada etapa informa a próxima. Como as indústrias criativas estão constantemente evoluindo, você provavelmente precisará atualizar seu pacote de portfólio várias vezes ao longo de sua carreira profissional. Você pode até querer modificar ou mudar sua declaração de marca em algum momento. Políticos e estrelas pop remodelam suas imagens o tempo todo para se manterem atualizados com os tempos e influenciar a opinião popular. Desde que o trabalho em seu portfólio reflita suas afirmações sobre você e seu trabalho, você pode fazer o mesmo. Depois de concluir o processo pelo menos uma vez, será fácil voltar a qualquer momento e retrabalhar seu portfólio.

Nota: Apêndices no final deste livro fornecem recursos e informações sobre todos os tópicos e materiais abordados no texto. Estes também podem ser encontrados online em http://www.noplasticsleeves.com. Visite o site regularmente para atualizações, novos recursos e para enviar seu próprio portfólio ou trabalho promocional para ter a chance de ser destaque.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *