Se voltarmos no tempo há cerca de 30 anos, muitas pessoas consideravam o marketing como a “profissão do futuro” no qual sem ela, nenhuma empresa conseguiria sobreviver dentro do mercado, com o passar dos anos, essa previsão acabou acontecendo e nos dias de hoje, podemos afirmar que esse segmento realmente se tornou essencial dentro de qualquer empresa.
Mas, mesmo que tenha alcançado um patamar de ser imprescindível principalmente com a aplicação do marketing digital, essa é uma área que não para de crescer, e ainda existe um mercado extremamente extenso para conseguir alcançar o sucesso, a cada ano que passa, o setor do marketing vai ganhando novas tecnologias e tendências que começam a ser mais exploradas.
Assim como os EPIs são obrigatórios para a realização de algumas tarefas profissionais, como no uso da luva de vaqueta, podemos afirmar que é essencial conhecer melhor sobre o marketing e suas tendências para conseguir aproveitar ao máximo esse mercado.
E no texto de hoje iremos falar justamente sobre o futuro do marketing e todas as tendências que vão revolucionar esse setor, o que os próximos anos reservam para essa área? Bora conferir? Então vamos lá!
Inteligência artificial
A inteligência artificial é sem dúvidas, uma das tecnologias que mais tem evoluído com o passar do tempo e mais tem se tornado presente dentro da rotina do setor de marketing, alguns pontos como o trabalho com as chamadas comunidades, uma segmentação mais assertiva e uma comunicação acelerada e mais eficiente será tão simples quanto respirar.
Entre as principais tendências que a I.A pode trazer, podemos destacar o atendimento com chatbots e toda a comunicação automatizada que acontece com a empresa e o seu público, a segmentação assertiva e a coleta de dados feita de forma mais aprofundada, além da automatização de campanhas e criações automáticas baseadas em algoritmos e informações pré-existentes.
Por fim, ainda vale a pena destacar o chamado Chat GPT, uma tecnologia de I.A treinada para ajudar na realização de tarefas, como executar pesquisas ou estabelecer o relacionamento com humanos, ele ainda está no seu começo mas com o passar do tempo deve se tornar uma ferramenta poderosa dentro do marketing.
Automação
Falando em automação, essa é uma das tendências mais fortes dentro do marketing, tão seguro quanto um cofre digital, a automatização das tarefas de marketing deve estar cada vez mais presente dentro desse segmento.
Quem está a mais tempo dentro do mercado deve lembrar dos e-mail marketings enviados de forma manual e de todo o trabalho que era criar campanhas individualizadas e fazer toda a segmentação, disparos e acompanhamentos de forma manual.
Com a chegada da automação, tudo está muito mais rápido, as campanhas são criadas e enviadas de forma automática, os disparos são programados e grande parte das operações de marketing são feitas de forma automática.
Isso traz uma enorme facilidade para a execução de campanhas, metrificação de resultados e no desempenho do marketing em geral, que é facilitado demais com a automação, que deve se tornar cada vez mais constante.
Metaverso
O metaverso consiste na junção de várias tecnologias, entre as principais temos a realidade virtual (RV) e realidade aumentada (RA), o grande objetivo desse conceito é justamente criar algo que seja inovador, e que transmita uma realidade 3D imersiva para o público, como se fosse uma nova realidade.
Com o metaverso, é possível realizar várias ações sem sair de casa, vivendo uma vida paralela como se estivesse em um grande jogo, tendo ambientes virtuais e totalmente imersivos com uma experiência única sem sair de casa.
Essa tecnologia vem crescendo cada vez mais, e a tendência é que seja muito aplicada dentro do marketing, abrindo oportunidades de criar campanhas virtuais e mostrar uma empresa ou um produto de forma imersiva sem precisar que o usuário saia de casa.
Personalização
A personalização já não é mais considerada uma tendência e sim uma realidade, a cada dia que passa, os usuários procuram cada vez mais por produtos que atendam suas necessidades de forma específica e empresas que consigam transmitir uma mensagem exatamente da forma como aquela pessoa quer.
Nos dias de hoje, os usuários não querem mais procurar uma calça de brim uniforme, eles querem receber a oferta direta da empresa dando exatamente aquilo que eles desejam, e por mais que pareça uma tarefa complicada,a personalização é cada vez mais essencial.
De acordo com pesquisas, 83% dos usuários modernos querem consumir produtos personalizados e que se adaptem às suas necessidades, no futuro do marketing, não existirá mais as vendas e campanhas generalizadas, tudo deve ser cada vez mais afunilado e personalizado de acordo com o gosto de cada um.
Pesquisa por voz em alta
A pesquisa por voz tem se tornado uma ferramenta cada vez mais constante e que deve estar inserida no futuro do marketing, de acordo com estudos, cerca de 41% dos brasileiros utilizam a pesquisa por voz para procurar produtos ou serviços principalmente nos dispositivos móveis.
No desktop, o número de pesquisas por voz e texto é de 25%. Enquanto de só de voz é de 2%, porém, a tendência é de vermos um crescimento médio de 1% ao ano, o que mostra que no futuro, as pesquisas por voz devem ser prioritárias.
Vale a pena adaptar o seu SEO e o seu conteúdo para esse estilo de pesquisa, cada vez mais as pessoas usaram essa estratégia então é necessário se adaptar a isso.
Vídeos em primeiro lugar
Por fim, outra tendência que se encaixa mais como uma realidade é justamente o uso dos vídeos, o conteúdo nesse formato se tornou uma verdadeira prioridade sendo muito utilizado com diversas finalidades.
Cerca de 99,6% da população brasileira consome algum tipo de conteúdo em vídeo, seja na TV ou na internet, a média de consumo é de 5 horas e 17 minutos por dia para cada brasileiro, só os streamings são responsáveis por 21% desse consumo, enquanto cada empresa investe cerca de 63% nesse formato.
Os números falam por si só sobre o sucesso do formato, então para um bom marketing, os vídeos devem se tornar cada vez mais recorrentes dentro da nossa rotina.
Não se esqueça, se quiser se adaptar ao marketing do futuro é preciso coletar todos os tópicos que listamos acima, misturá-los como em uma batedeira industrial e fazer bom proveito de tudo junto.
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Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.