O marketing foi muito utilizado no início do século apenas por empresas consolidadas e que tinham muito poder financeiro. Na última década, no entanto, essa importante estratégia tomou conta também das corporações menores ou até mesmo pequenas lojas.
Se sua empresa quer conquistar o mercado, ela necessariamente precisa de um marketing consolidado e inovador. Caso não esteja preparada, sua empresa abre espaço para a concorrência conquistar clientes que poderiam ser seus. O marketing entra como um importante definidor de público-alvo, é ele quem vai identificar seus potenciais clientes e adotar estratégias para transformar essa fidelização em vendas.
Essa ferramenta importante deve estar nos dois tipos de venda: físico e virtual. Não é possível vender grande quantidade de determinado produto, como imã de ferrite, ou virar um gigante do mercado sem se promover.
Qual é a base do marketing?
Além de falar do produto ou do serviço fornecido, é importante focar no desejo do público e apresentar um conteúdo totalmente relevante. A internet está repleta de informações e você não pode “ser mais um”.
Outro ponto chave é atrair, envolver e gerar valor para as pessoas: passar a mensagem certa e no momento em que elas precisam. A estratégia de marketing tem algumas etapas muito importantes que, juntas, vão ajudar a sua marca a ganhar posicionamento no mundo virtual e também no mundo real.
Veja cinco dicas de sucesso na área do marketing e conquiste de vez o mercado
Planejamento
Quem são as pessoas responsáveis pela estratégia de marketing de conteúdo? Qual é o resultado esperado? Quem é seu público-alvo? Como as metas serão atingidas e os resultados transformados em lucro? Você precisa de um verdadeiro check list para não deixar nenhum detalhe passar.
Público
Quem são seus potenciais consumidores? Você está querendo anunciar uma empresa que fornece o serviço de manutenção hidráulica, por exemplo. Então, vai precisar identificar esse público, onde ele está, como deve reagir à sua estratégia de marketing e o que fazer para que as visitas ao conteúdo resultem em interesse pelo seu serviço. Cada detalhe é fundamental!
Formato
Você pode criar seu conteúdo em diversos formatos, mas é necessário que ele esteja de acordo com cada rede social. Há opções interessantes como blogs, e-books, e-mail marketing, vídeos curtos, artes e muitos outros.
Distribuição e impulsionamento
Depois de fazer a publicação nas redes sociais, o passo seguinte é saber distribuir para potenciais clientes. Se o seu objetivo é divulgar um evento em determinada cidade, por exemplo, é preciso promover para pessoas que tenham interesse e que morem na região. Se for anunciar estruturas metálicas, por sua vez, é necessário mapear esse público para que ele seja atingido.
Resultados
Como qualquer outra estratégia, é mais do que necessário fazer uma análise dos resultados conquistados. É a partir deles que você vai conseguir aperfeiçoar e atingir mais pessoas e potenciais compradores.
O marketing chegou para ficar e sem ele não é possível falar com o seu público. Com muito estudo e planejamento é possível explorar esse mundo virtual, conquistar ótimos resultados para o seu negócio e vender muito.
Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais.
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