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Se você sonha em criar ou expandir seu negócio, pode começar pela Análise SWOT. Essas quatro letras significam Strenghts (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças).

Essa ferramenta de análise de cenários é ideal para tomada de decisões, já que considera os fatores internos e externos que impactam de forma positiva ou negativa em seu futuro negócio.

A Análise SWOT é aplicada com sucesso no desenvolvimento de produtos, entrada em novos mercados e na abertura de novas empresas. A partir dela é possível mapear os fatores negativos que podem impactar seu futuro negócio, como na Estação de tratamento de água.

Desta forma, se proteger de ameaças e garantir segurança para seu investimento. Também solucionar os gargalos de gestão e produção e tornar sua empresa mais competitiva.

Por outro lado, a análise dos fatores positivos permite determinar a melhor maneira de investir seus recursos para gerar o maior retorno possível, além de aproveitar as oportunidades do mercado para impulsionar seu empreendimento.

Como fazer analise SWOT?

Liste todos os fatores possíveis

Na parte de Strenghts (Forças), anote as vantagens que sua empresa possui perante aos concorrentes, além dos pontos de melhoria de seu negócio. Você pode controlar os fatores internos, como serviço, equipe e localização, mas os externos não. Isso pode ocorrer em qualquer empresa, como uma fábrica de Aquecedor a gás.

É muito importante observar as tendências de mercado e o nível da concorrência. Na aba de Oportunidades, insira o que pode alavancar seu negócio, e em Ameaças o que coloca seu empreendimento em perigo.

Filtre os fatores mais importantes para sua empresa

É necessário filtrar os fatores essenciais para seu negócio. Deixe de lado aqueles que não são tão relevantes e não vão trazer tanto impacto. Também é interessante elencar os fatores por ordem de relevância, e com isso, o escopo da sua matriz SWOT estará definido.

Cruze corretamente as informações obtidas

Aqui há uma parte mais técnica: “inverta a matriz”. Basta formar as 4 matrizes de crescimento que indicam os pontos de correlação entre os fatores essenciais para melhorar ainda mais sua empresa de Fresadora Cnc.

Matriz de Desenvolvimento: busca a relação entre oportunidades e forças, Permitindo identificar com precisão onde à empresa pode ser mais forte, principalmente onde não há grande sucesso ainda;

Matriz de Restrições: faz a relação entre oportunidades e fraquezas. Indica quais são os pontos fracos que barram no melhor proveito das oportunidades de seu mercado para serem aperfeiçoados;

Matriz de Sobrevivência: combina ameaças e forças. A geração indica as ameaças para as quais você ainda não tem defesa no seu negócio e como pode trabalhar nos pontos fortes para diminuir esse risco;

Matriz de Risco: Relaciona ameaças e fraquezas, é a mais delicada, pois indica pontos críticos na sua empresa que a colocam em risco na presença de ameaças e riscos do mercado.

Hora da decisão

Assim que terminar todo o processo listado acima, é necessário avaliar os resultados e elaborar planos de ação para atender as demandas de cada matriz. Leve em conta a ordem de importância.

 Viu só como a Análise Swot fornece uma visão panorâmica de seu mercado? Ela tem sido cada vez mais utilizada para colocar as ideias no papel antes de iniciar a prática. Se você quer criar ou expandir seu negócio, chegou a hora!

Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais.